TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cinesiologia

Por:   •  31/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.314 Palavras (6 Páginas)  •  733 Visualizações

Página 1 de 6

Cinesiologia

Característico osteológico- negrito

Complexo do Ombro

Um conjunto de quatro articulações envolvendo o esterno, clavícula, costela, escápula e o úmero. Esta serie de articulações fornece extensa amplitude de movimento para a extremidade superior, aumentando assim a capacidade de manipular objetos.

Esterno- Consistem em manúbrio, corpo e processo xifóide. O manúbrio possui par de incisuras claviculares ovuladas, que se articula com as clavículas. As incisuras costais, localizadas na margem lateral do manúbrio, fornecem locais de fixação para as duas primeiras costelas. A incisura jugular está localizada na fase superior do manúbrio, entre as incisuras claviculares.

Clavícula- A extremidade esternal ou medial proeminente e arredondada da clavícula se articula com o esterno. A face articular costal da clavícula repousa contra a primeira costela. Lateral e ligeiramente posterior à face articular costal esta a distinta impressão do ligamento costoclavicular, um local para fixação do ligamento costoclavicular. A extremidade acromial ou lateral da clavícula articula-se com a escapula na face acromial ovolada. A face inferior da extremidade lateral da clavícula e bem acentuada pelo tubérculo conóide e pela linha trapezóidea. O corpo da clavícula é curvo, com sua face anterior em geral sendo convexa medialmente e côncava lateralmente.

Escápula- Possui três ângulos: inferior, superior e lateral. A palpação do ângulo inferior fornece um método conveniente para acompanhar o movimento da escapula durante o movimento do braço. A escapula também possui três margens. Com o braço repousando ao lado do corpo, a margem medial corre quase paralela à coluna vertebral. A margem lateral corre do ângulo inferior ate o ângulo lateral da escapula. A margem superior estende-se do ângulo superior, lateralmente, em direção ao processo coracóide.

A face posterior da escapula é separada, pela proeminente espinha da escapula, em uma fossa supra-espinal e outra infra-espinhal. O interior da fossa supra-espinhal é preenchido pelo músculo supra-espinhal. A extremidade medial da espinha da escapula diminuiu de tamanho na “raiz” da espinha da escapula. Em contraste, a extremidade lateral da espinha escapula aumenta consideravelmente e se achata, formando o acrômio, largo e proeminente. O acrômio se entende em uma direção lateral e anterior, formando uma prateleira horizontal sobre a cavidade glenoidal. A face articular da clavícula no acrômio marca a face da articulação acromioclavicular. A escápula se articula com a cabeça do úmero na cavidade glenoidal da articulação. A cavidade glenoidal é inclinada para cima cerca de 5 graus em relação à margem medial da escapula. Em repouso, a escápula normalmente está posicionada contra a face póstero-lateral do tórax, com a cavidade glenoidal orientada aproximadamente 35 graus anterior ao plano frontal. Esta orientação da escapula é chamada de plano escapular. A escápula e o úmero tendem a seguir esse plano quando o braço é esguido acima da cabeça. Localizados nas margens superiores e inferiores da cavidade glenoidal estão os tubérculos supraglenoidal e infraglenoidal. Estes tubérculos servem para fixação proximal da cabeça longa dos músculos bíceps braquial e tríceps braquial, respectivamente. Próximo da margem superior da cavidade glenoidal encontra-se o proeminente processo coracóide, que significa “em forma do bico do corvo”. O processo coracóide se projeta acentuadamente a partir da escápula , fornecendo fixações múltiplas para ligamentos e músculos. A fossa subescapular esta localizada na face anterior da escapula. A concavidade no interior da fossa é preenchida com o espesso músculo subescapular.

Úmero- A cabeça é orientada medial e superiormente, formando um ângulo de inclinação de aproximadamente 135 graus com eixo longo do corpo do úmero. Em relação ao eixo medial-lateral através do cotovelo, a cabeça do úmero é girada posteriormente cerca de 30 graus dentro do plano horizontal. Esta rotação e conhecida como retroversão (retro= para trás, verto= virar, girar) orientam a cabeça do úmero no plano escapular para articulação com a cavidade glenoidal. O colo anatômico do úmero separa a face articular lisa da cabeça do úmero da parte proximal do corpo. O tubérculo menor se projeta mais acentuada e anteriormente para fixação do músculo subescapular. O grande tubérculo maior, arredondado, possui faces superiores, media e inferior, marcando a fixação distal dos músculos supra-espinhal, infra-espinhal e redondo menor. O sulco intertubercular aloja a cabeça longa do tendão do músculo bíceps braquial. O músculo latíssimo do dorso se fixa no assoalho do sulco intertubercular, medial ao tendão do músculo bíceps braquial. Distal e lateral à terminação do sulco intertubercular esta a tuberosidade para o músculo deltóide. O sulco do nervo radial corre obliquamente através da face posterior do úmero e separa as fixações proximais das cabeças lateral e medial do músculo tríceps braquial.

Movimentos na escapulotorácica

Elevação- A escápula desliza superiormente sobre o tórax, como no encolhimento dos ombros.

Abaixamento- A partir de uma posição elevada, a escápula desliza inferiormente sobre o tórax.

Protração- A margem medial da escápula desliza antero-lateralmente sobre o tórax, afastando-se da linha mediana.

Retração- A margem medial da escápula desliza póstero-medialmente sobre o tórax, em direção à linha mediana,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (72.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com