TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cinesioterapia

Por:   •  31/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.352 Palavras (10 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 10

Sumário

Introdução...........................................................................1

Alongamento Muscular.........................................................2

Alongamentos antes do exercício físico...............................2.1

Alongamentos após atividade física......................................2.2

Precauções e Cuidados.........................................................2.3

Fortalecimento Muscular........................................................3

Hipertrofia e Hipotrofia Muscular............................................3.1

Precauções e Cuidados com a Coluna...................................3.2

Benefícios................................................................................3.3

Conclusão.................................................................................4

Bibliografia.................................................................................5

1. Introdução

Das diversas formas de exercícios para melhora de postura, de amplitude de movimento, relaxamento e condicionamento físico o alongamento e o fortalecimento muscular são ótimas opções.

O alongamento é hoje em dia uma das atividades físicas mais procuradas, pessoas de todas as idades podem praticar, pode ser realizado antes e depois do exercício físico e ajuda na prevenção de problemas posteriores como entorses e tensões, no entanto é precisar ter alguns cuidados e atenção para sua realização, e em caso de lesões é importante à orientação de um profissional habilitado.

O fortalecimento muscular que pode ser usados para fins de tratamento terapêutico e também é muito usado por atletas para aumento do trofismo muscular, em pacientes o uso é de grande valia pois pode ajudar em fatores inclusive como o retorno ás atividades de vida diárias, que por vezes se encontram impossibilitadas uma vez que o individuo sofre uma lesão ou qualquer outro problema que resulte em fraqueza da musculatura.

2. Alongamento muscular

O alongamento é uma atividade simples e que pode ser feito em qualquer hora ou lugar. Qualquer pessoa pode fazer independente da idade, sexo ou condicionamento físico. Pessoas que nunca praticaram exercícios físicos devem variar na intensidade, com alongamentos mais leves, pois o corpo não esta acostumado.

Alongamentos pela manhã tem a vantagem de acelerar o organismo no inicio do dia, ressaltando que deve tomar cuidado com a alimentação, para que não ocorram enjoos e nem desmaios. Alongamentos pela tarde tem a vantagem de intensificar a potencia física, tendo aumento da musculatura que é um fator que favorece a perda de peso. Alongamentos a noite, ótimo para insônia, pois libera endorfina e logo após permite ter um sono tranquilo.

2.1 Alongamentos antes do exercício físico:

Serve para prevenir lesões musculares, ou seja, é uma forma de preparar o corpo para a atividade física, fazendo com que o corpo fique mais flexível e os movimentos sejam mais amplos, pois quando ficamos muito tempo parados o corpo dendê a se enrijecer diminuindo de tamanho e os músculos tendem a encurtar reduz a compressão das fibras nervosas e a pressão muscular sobre as articulações.

Reduz riscos de entorses, torcicolos, incidências de câimbras, torna as atividades mais fáceis, por preparar a musculatura para o exercício e melhora a circulação sanguínea. Deve ser feito lentamente de 15 a 45 segundos e mantendo a respiração de forma lenta e controlada.

 Não pode ser inferior a 15 segundos, pois não trará resultado nenhum e nem pode ser superior a 45 segundos, pois pode prejudicar o desempenho muscular.

2.2 Alongamentos após atividade física

Tem a função de relaxar a musculatura, que foi tencionada através dos exercícios, evitando dores após a atividade física, proporcionando relaxamento.

Melhora a coordenação motora e previne problemas posturais, diminui estresse e tensões acumuladas. Quanto mais flexível for, menos incidência de dores musculares.

Mas quando o atleta realiza um exercício físico muito intenso, é preciso evitar o alongamento, pois os grupos musculares podem estar acometidos com micro traumas. E se o atleta alongar após esse tipo de exercício intenso, ao invés de trazer benefícios, pode provocar um maior dano do que micro traumas.

2.3 Precauções e Cuidados

O alongamento pode produzir eleitos imediatos, pois numa única sessão já é possível ver a melhora na flexibilidade muscular e também na mobilidade muscular.

Mas para que seja feito da forma adequada são necessários algumas precauções e cuidados a fim de evitar lesões:        

  • Fazer alongamento de forma passiva antes de dormir é uma forma eficaz de ter o relaxamento do corpo e ter o sono mais tranquilo;
  • A respiração é um importante contribuinte para se ter um bom resultado, pois ao respirar corretamente no alongamento ajuda a relaxar;
  • Começando a alongar os músculos primários, pois ele são participam mais intensamente na execução dos movimentos;
  • É importante identificar se há dor acentuada durante o alongamento;
  • Atentar-se nas articulações, pois elas não podem ser forçadas passando assim da amplitude normal de movimento;
  • Alongamentos mais intensos o ideal que seja feito apenas uma vez por semana para que dê tempos das fibras musculares se recomporem;
  • Nunca fazer alongamento que não saibam como fazer completamente também não tentar executar alongamentos que necessitem de um acompanhante;
  • Caso esteja se recuperando de uma lesão é importante ter uma ajuda profissional (ex. fisioterapeuta) para avaliar se houve piora ou melhora da condição física.

3. Fortalecimento Muscular

Fisiologia do fortalecimento Muscular

O processo de contração muscular ocorre através de estimulo nervoso e é distribuído através da placa mioneural. O potencial de ação será despolarizado por neurônios motores portadores de vesículas de acetilcolina que quando liberada entrará em contato com a membrana sarcoplasmática abrindo os canais de cálcio, ocorre então a bomba de Ca+ATPase fazendo com que os filamentos de actina deslizem sobre os de miosina encurtando o sarcômero e gerando assim um aumento da proximidade entre origem e inserção muscular, gerando contração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (247.4 Kb)   docx (148.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com