TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cinesioterapia

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.082 Palavras (5 Páginas)  •  695 Visualizações

Página 1 de 5

Reeducação postural global e alongamento estático segmentar na melhora da flexibilidade, força muscular e amplitude de movimento: um estudo comparativo

Os exercícios de alongamento têm como objetivo proporcionar maior flexibilidade que é a habilidade de um músculo aumentar seu comprimento, possibilitando a uma ou mais articulações, e ganhando uma maior amplitude de movimento (ADM).

Na prática é utilizado mais o alongamento estático é o mais recomendável por ser mais seguro, pois o alongamento estático trabalha isoladamente um músculo, já o global trabalha todos simultaneamente. E essa técnica é conhecida como Reeducação Postural Global (RPG) a utilização de posturas específicas para o alongamento de músculos organizados em cadeias musculares, sendo considerado de longa duração.

Em relação ao aumento de ADM, alguns estudos mostram os benefícios do alongamento segmentar, mostrando os efeitos de diferentes repetições diárias e durações do alongamento ativo segmentar dos músculos.

Foram voluntários de idade entre 21 e 30 anos, sexo feminino, apresentando encurtamento dos músculos isquiotibiais, considerado como uma perda de, pelo menos, 15° na extensão da perna; A avaliação de todas as participantes, realizada na primeira e última sessões, consistiu em: verificar o encurtamento dos isquiotibiais, a flexibilidade e a força muscular.

Os sujeitos avaliados foram divididos em cinco grupos: o primeiro realizou três repetições de alongamento com duração de um minuto, o segundo três repetições com duração de 30 segundos, o terceiro, uma repetição de alongamento por um minuto, o quarto uma repetição com 30 segundos de duração e o quinto foi o grupo controle. Constataram que, quando o objetivo é aumentar a ADM, alongamentos com duração de 30 segundos mostram-se efetivos, e que não houve diferença quando a duração do alongamento aumentou de 30 para 60 segundos ou a freqüência de uma para três vezes diárias.

A análise dos dados demográficos não evidenciou diferença estatisticamente significante entre os grupos em relação à idade e o nível de atividade física. Foi observada diferença estatisticamente significante entre os três grupos no ganho de ADM, flexibilidade e força muscular.

O objetivo deste estudo muscular e ADM. Os dados dos dois grupos estudados apresentaram ganhos significantes após a realização dos alongamentos, porém os exercícios de curta e longa duração mostraram-se igualmente eficientes.foi comparar o efeito da RPG e do alongamento segmentar no ganho de flexibilidade, força.

Efeito de um programa de treinamento utilizando o método Pilates® na flexibilidade de atletas juvenis de futsal

A palavra flexibilidade, uma das definições mais simples seja a amplitude de movimento disponível em uma articulação ou grupo de articulações, sendo limitada por ossos, músculos, tendões, ligamentos e cápsulas articulares. Ao contrário do que ocorre com a musculatura, a capacidade de alongamento de tendões, ligamentos e cápsulas é muito limitada, devido a sua função de estabilização articular (cápsula e articulação, 47%; musculatura, 41%; tendões, 10%; e pele, 2%). A flexibilidade depende de fatores como: genética, sexo, idade, volume muscular e adiposo, além de fatores externos como treinamento, temperatura ambiente, etc.

Com o aumento da flexibilidade muscular, os exercícios podem ser executados com uma maior amplitude de movimento, força, mais rápido, mais facilmente, com maior fluência e de modo mais eficaz. A falta de flexibilidade é um fator limitante ao desempenho esportivo, sendo um fator facilitador de lesões musculares.

No futebol de salão (futsal), devido a facilidade desse esporte esta crescendo no Brasil. Quando o adolescentes entram em centros de formação de futebol, os treinamentos intensos, a musculação e, talvez, programas de flexibilização mal-elaborados formam um atleta com pouca flexibilidade. Conseqüentemente, o gesto esportivo (o chute) apresenta-se menos preciso e menos potente, justamente pela deficiência de flexibilidade, especialmente na musculatura posterior de coxa (os isquiotibiais).

No inicio do estudo, foram divididos em dois grupos, o grupo controle foi composto por cinco atletas com idade média de 17,8 anos, estatura média de 176,20cm, e massa corporal média de 68,20kg e participou apenas das avaliações, não recebendo qualquer tipo de treinamento diferente da rotina do clube esportivo. O grupo Pilates foi constituído por seis atletas com média de idade de 18,3 anos, estatura média de 175,50 e massa corporal média de 71,83kg, além da realização das avaliações, participaram de uma rotina de treinamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com