TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cinesioterapia

Artigos Científicos: Cinesioterapia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  1.036 Visualizações

Página 1 de 2

Cinesioterapia

O tratamento pelo movimento

Em linhas gerais, a cinesioterapia, é a terapia do movimento. Consiste em processos terapêuticos que procuram reabilitar os funcionamentos do corpo em movimentos ativos e passivos e que não induzam a deslocamentos ósseos, apenas uma fisioterapia em forma de exercícios como meio de tratamento para possíveis enfermidades.

Existem dos tipos de cinesioterapia: a ativa, que é feita através da participação ativa do doente, fazendo os movimentos; e a passiva que ajuda o doente a fazer os exercícios por meio de aparelhos voltados à fisioterapia.

Objetivos

Os principais objetivos são reabilitar os músculos do paciente através de movimentos sendo ativos e/ou passivos e prevenir ou curar as dores os distúrbios do movimento e da função.

Indicações

O tratamento pelo movimento, é indicado para pessoas com disfunções musculares, dores nas pernas, pessoas com idade avançada ou com ossos frágeis e sobretudo pessoas que tem Fibromialgia, a doença que causa dores e formigamentos involuntários sobretudo nos pés, nas mãos, nas pernas. A cinesioterapia é um tratamento que ajuda muito a diminuir os sintomas dessa doença.

Quais os tipos de movimentos?

Os movimentos feitos na cinesioterapia, depende da dor e dor tipo de contração muscular do paciente. Segundo pesquisas relacionadas a área, existem três tipos de contração muscular e que possuem classificação em função do estimulo e de sua origem, podendo ser a mobilidade voluntária, reflexa e também automática.

Cada um deles são responsáveis por controlar a musculatura em seus níveis periférico, medular, suprasegmentar e para que a técnica possua qualidade, o profissional deve conhecer bem como funcionam estes níveis para que haja os efeitos dos exercícios.

Diferença de exercícios aeróbicos para os da cinesioterapia

Os exercícios aeróbicos são voltados para a queima de gordura e estética, fazem bem a saúde tanto quanto a cinesioterapia, porém esta é voltada a tratar a postura e o equilíbrio de uma pessoa que possui doenças musculares ou algo do gênero. São exercícios vinculados à fisioterapia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com