TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crioterapia Aplicada em Lesões dos Músculo e Torções dos Membros Inferiores

Por:   •  19/3/2020  •  Monografia  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 3

Crioterapia aplicada em lesões dos músculo e torções dos membros inferiores

Heitor Cardoso Palhares

Palavras chave: crioterapia; gelo; lesões; membros inferiores;.

1.Introdução

A crioterapia é uma técnica terapêutica utilizada em fisioterapia que usa gelo ou baixas temperaturas para controlar a dor e a inflamação. Quando um local está inflamado ou lesionado é normal que ele esteja inchado, vermelho e quente, por isso, a crioterapia irá diminuir estes sintomas, facilitando a recuperação da inflamação ou lesão.

As indicações da crioterapia incluem lesões musculares, como entorses e pancadas; lesões ortopédicas; dores musculares e inflamação dos músculos e das articulações, e pode ser utilizada de maneiras diversas, como na forma de gelo picado e colocado num saco plástico, envolto numa toalha úmida; pedra de gelo, fazendo uma massagem local; bolsa térmica de gelo que pode ser mantida no congelador; banho de imersão em água gelada e pedras de gelo; banho de contraste com água fria e água morna; através de spray; com nitrogênio líquido.

A crioterapia é amplamente utilizada por atletas profissionais e amadores no tratamento agudo de lesões musculares,pois apresentam resultados mais rápidos e eficazes do que os tratamentos tradicionais, por isso vem sendo cada vez mais utilizado entre os profissionais da fisioterapia para o tratamento dessas lesões e/ou entorses; pode ser usada também para fins estéticos como tratamento contra estrias e perdas de peso.         

2. Métodos

2.1 Natureza do Estudo        

Este estudo é de caráter experimental. Será realizado na clínica de fisioterapia da FCT-UNESP, com duração de 6 meses.

2.2 Procedimentos éticos

Este projeto de pesquisa será submetido ao Comitê de Ética (CEP) em Pesquisa da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Câmpus de Presidente Prudente.

2.3 Critérios de Inclusão

A participação do adulto nesta pesquisa somente será aceita, mediante a apresentação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) assinado pelo mesmo, bem como o adulto deverá apresentar as seguintes características:

i) Idade entre 18 e 25 anos.

ii) Praticar atividade física no mínimo 5 vezes por semana.

iii) Quadro clínico de lesões em qualquer músculo dos membros inferiores.

iv) Ter o Índice de Massa Corporal (IMC) adequado para seu tamanho e peso.

2.4 Amostragem

Inicialmente haverá divulgação na própria FCT-UNESP para os alunos da graduação na forma de convite para participarem das coletas para a pesquisa. Haverá também uma matéria no jornal da cidade para que toda a população da cidade saiba da existência da nossa pesquisa, servido também de convite para interessados em ajudar.

Os interessados que entrarem em contato com a clínica, marcarão uma visita à clínica para verificar se estão dentro dos critérios de inclusão, juntamente com uma avaliação física para garantir se estão aptos para participarem da pesquisa.

Os primeiros 10 voluntários que se apresentarem formarão a amostragem, dos quais 5 serão submetidos aos tratamentos tradicionais, e os outros 5 sofrerão tratamentos na base de crioterapia.

2.5 Variáveis de Estudo

2.5.1 Grau de lesão.

Somente estiramentos ou entorces dos músculo ou partes dos membros inferiores.

2.6 Análise dos dados

Os resultados que serão obtidos serão comparados, avaliados e discutidos entres os pesquisadores e os professores responsáveis.

 2.7 Cronograma

Descrição das atividades

2015

2016

Nov- Dez

Jan-Fev

Mar-Abr

Atualização da literatura

X

Submissão ao Comitê de Ética

X

Início das atividades

X

Seleção da amostra

X

Coleta dos dados

X

Estudo dos dados obtidos

X

Confecção final da pesquisa

X

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com