TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crioterapia Definição e descrição

Por:   •  1/5/2017  •  Exam  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 2

Crioterapia

Definição e descrição

        A crioterapia, é a técnica terapêutica rápida mais antiga e mais utilizada na fisioterapia de reabilitação física. Atua na diminuição de edema, permite mobilização precoce, quebra do ciclo dor-espasmo-dor, estimula a circulação, reduz sintomas de lesão e auxilia no processo de cicatrização.

        A retirada do calor local, pode ser utilizado de várias formas, dentre elas se encontram as compressas de gelo, que podem ser fabricadas pela simples utilização de gelo picado envolvido em toalhas. As compressas com gelo artificial constituem-se de camadas de bolhas de vinil cheias de água e glicerina envolvidas em toalhas. O gelo não deve aplicado diretamente sobre a pele, pelo risco de injúrias ao tecido cutâneo, mesmo que esteja em bolsas plásticas, deve ser envolvido em uma toalha ou tecido na aplicação.

[pic 1]

Fonte: www.araujo.com.br/ortopedia (2016)

        Técnica de resfriamento local por evaporação, feito com a aspersão cutânea de aerossóis refrigerantes na área afetada promovendo um resfriamento imediato da superfície. Um jato fino do spray deve ser aplicado sobre a região muscular, e conforme artigo de Crioterapia para tratamento de DTM, autores citam que a aspersão deve ser feita “em uma trajetória linear, circular, e/ou paralelo a uma distância aproximada de 30 a 45 cm da pele”. A aplicação do spray deve ser seguida de massagens de alongamento para não ocorrer resfriamento excessivo do local.

[pic 2]

Fonte: www.cuidadospelavida.com.br (2016)

        Existem também as câmaras de crioterapia, que são câmaras de resfriamento com temperaturas abaixo de zero. Esta técnica consiste entrar durante dois ou três minutos em um tanque cilíndrico ou numa câmara similar a uma sauna a vapor que se enche de gás de nitrogênio, chegando a temperaturas de até 150ºC negativos segundo a BBC News.

[pic 3]

Fonte: www.bbc.com (2016)

        Segundo artigo sobre Efeitos dos métodos de crioterapia sobre propriedades circulatórias, metabólicas, inflamatórias e neurais: uma revisão sistemática: “A crioterapia promove uma significativa redução do fluxo sanguíneo, da pressão nos capilares venosos, da saturação de oxigênio e hemoglobina (apenas em tecidos superficiais) e da velocidade de condução neural”.

        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Knight KL. Crioterapia no tratamento das lesões esportivas. São Paulo: Manole, 2000, p. 304.

FELICE D., Thais. Recursos Fisioterapêuticos (Crioterapia e Termoterapia) na espasticidade: revisão de literatura, Rev Neurocienc 2008, p. 58.

Freire B, Geremia J, Baroni BM, Vaz MA. Effects of cryotherapy methods on circulatory, metabolic, inflammatory and neural properties: a systematic review. Fisioter Mov. 2016 Apr/June; p. 391.

Moreira MF, Renata. O uso da crioterapia no tratamento das disfunções temporomandibulares. Rev. CEFAC. 2015 Mar-Abr; 17(2):648-655.

Chieregato M, João Paulo; Goulart POM, Juliana. Análise biomecânica dos efeitos da crioterapia no tratamento de lesão muscular aguda. Rev Bras Med Esporte – Vol. 14, No 4 – Jul/Ago, 2008.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (193.7 Kb)   docx (116.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com