TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Efeitos analgésicos através da utilização da Crioterapia, TENS e sua associação

Por:   •  3/10/2016  •  Artigo  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

A dor é sobretudo um mecanismo de proteção do corpo, ocorre sempre que qualquer tecido estiver sendo lesado e se faz com que o indivíduo reaja para remover o estimulo doloroso. (GUYTON & HALL 1997). A dor é classificada em dor rápida e dor lenta, sendo a primeira percebida cerca de 0,1 segundo depois do estimulo doloroso ser aplicado, no entanto a dor lenta é percebida após 1 segundo após o estimulo doloroso e podendo perdurar por minutos. [1]

Métodos foram desenvolvidos para o alivio da dor, dentre eles veremos nesse estudo a associação entre dois desses métodos, a crioterapia e a estimulação elétrica nervosa transcutânea. – TENS.

A crioterapia visa diminuir o metabolismo celular e diminuir assim a dor, tendo como mecanismo de ação a diminuição da excitabilidade das terminações nervosas livres e da velocidade de condução das fibras nervosas, pela transmissão assincrônica nas fibras da dor, liberação de endorfinas e inibição dos neurônios espinhais e por um aumento no período refratário.

A estimulação elétrica nervosa transcutânea. – TENS é uma corrente elétrica que varia sua frequência entre 0,5 a 200 Hz visa diminuir a dor, tanto provocando a ativação de receptores de opioides (Tens com baixa frequência – 4Hz e alta intensidade), quanto agindo diretamente na comporta da dor, atuando nas fibras nervosas tipo Aβ aferentes, que são mielinizadas, de grosso calibre e de condução rápida, inibindo na medula a passagem dos estímulos dolorosos conduzidos pelas fibras Aδ e C, ambas de pequenos diâmetros, não mielinizadas e de condução lenta (TENS com alta frequência - 150 a 180 Hz e baixa intensidade).

OBJETIVO

Avaliar os efeitos analgésicos promovidos pela utilização da crioterapia, TENS e suas associações, através de uma revisão bibliográfica.

METODOLOGIA

Estudo realizado através da procura de artigos recentes nas bases literárias, PeDRO, Scielo, Lilacs e Bireme, além de informações complementares em livros. Foram utilizados os seguintes descritores: Crioterapia; Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea.

RESULTADOS

CONCLUSÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (53.8 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com