TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Crioterapia

Por:   •  21/6/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 4

O Que é Crioterapia

A crioterapia é um método utilizado há mais de 100 anos para o tratamento das diversas patologias. Atualmente é usado pela maioria dos fisioterapeutas nas clínicas de reabilitação, principalmente no tratamento das disfunções neurólogicas e traumáticas. Por ser um recurso barato, de fácil acesso e por não apresentar efeitos colaterais, é utilizado também pela medicina popular.

A crioterapia leva à vasoconstrição por aumento da atividade neurovegetativa simpática e por ação direta do frio nos vasos sanguíneos, causando relaxamento muscular e analgesia em decorrência da redução da atividade dos fusos musculares, junção neuromuscular, velocidade de condução dos nervos periféricos e redução da atividade muscular reflexa. 

Andrews et al. 4, relatam que água, músculo e osso possuem condutividade térmica que permitem o resfriamento dos tecidos após uma aplicação fria tópica. Entretanto, a gordura é uma excelente isolante, com uma condutividade térmica baixa.

A crioterápia aplicada no corpo humano desencadeia inúmeras respostas fisiológicas.

Essas respostas variam bastante de acordo com a situação na qual está sendo usadas, podendo apresentar:

Aumento da rigidez tecidual

Vasoconstrição Local

Diminuição da taxa de metabolismo celular

Diminuição da inflamação

Diminuição da dor

Diminuição do espasmo muscular

Diminuição do sangramento e/ou edema no local do trauma

Diminuição da espasticidade, etc.

Efeitos Fisiológicos nos Sistemas

Sistema Vascular

A crioterapia diminui a dor o edema, a resposta inflamatória, e as perturbações inflamatórias e as perturbações circulatórias.

Uma das principais funções do gelo no sistema circulatório é a diminuição dos fluxos sanguíneos devido a vaso constrição.

Sistema Músculo – Esquelético

O gelo é utilizado no sistema muscular principalmente em patologias neurológicas. Segundo Swenson et al. A redução da temperatura promove a diminuição da contração muscular e o relaxamento dos mesmos, favorecendo e diminuição da espasticidade e a realização da cinesioterapia

Sistema Nervoso Periférico

Segundo Lippoid et al. O gelo diminui a do pois aumenta o seu limiar, sendo que, com temperaturas baixas, o estiramento necessário pra produ2zir o estiramento é aumentado. A dor também pode ser diminuída diretamente pelo efeito das terminações sensoriais e nas fibras periféricas de dor ou indiretamente da redução do edema ou dos espasmos musculares

.

Efeitos terapêutico da Crioterápia

 Para obtenção de efeitos terapêuticos, a temperatura da pele deve cair para aproximadamente 13,8°C, para que ocorra a diminuição ideal do fluxo sanguíneo local e para 14,4°C para que ocorra analgesia. 

Para Aplicação física: conforme a área massageada, o gelo fica em contato com uma área especifica e o tecido é exposto de novo a temperatura ambiente, tomando assim o resfriamento mais lento;

EFEITO FISIOLOGICOS

Foi encontrado na literatura, diversos efeitos fisiológicos ocasionados pelo uso da crioterápia e são eles:

- Anestesia

- Redução da dor

- Redução do espasmo muscular

- Estimula o relaxamento

- Permite mobilização precoce

- Melhora a amplitude de movimento (ADM)

- Estimula a rigidez articular

- Redução do metabolismo

- Redução da inflamação

- Redução da circulação

- Estimula a circulação

- Redução do edema

- Quebra do ciclo dor-espasmo-dor

- Efeitos Circulatórios

- Efeitos no Processo Inflamatório

- Efeitos Metabólicos

- Efeitos na Dor

- Efeitos Musculares

- Efeitos nos Nervos Periféricos

Segundo Lianza. Após 10 a 15 min. da vasoconstrição inicial ocorre uma vasodilatação reflexa profunda, sem aumento da atividade metabólica local. Esta redução do metabolismo determinado pela queda da temperatura leva a uma diminuição de oxigênio e nutrientes necessários, na área afetada. Fica, portanto, evidente a indicação da crioterapia imediatamente após traumas.

Precauções

O frio pode causar um aumento na pressão sistólica e diastólica transitório. Um monitoramento cauteloso deve ser feito se usar a crioterapia para pacientes hipertensos. A pressão arterial deve ser aferida antes e depois do tratamento. O tratamento deve ser suspenso se houver um aumento significativo da pressão arterial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (136.5 Kb)   docx (748 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com