TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Mulher Grávida

Casos: Atps Mulher Grávida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  3.816 Palavras (16 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 16

1 INTRODUÇÃO

Neste Atps que tem como tema: A Mulher Grávida,

abordaremos as propedêuticas utilizadas pela enfermagem durante este período importante na vida da mulher.

Apresentaremos um modelo de Histórico de Enfermagem da Mulher Gravida , Exame Físico Geral e Especifíco,Exame Pélvico,de Toque e Especular e as principais alterações a serem observadas durante o período gestacional.

E o papel importante realizado pela Enfermagem na prestação de cuidados da gestante.

2 DESENVOLVIMENTO

Técnicas Instrumentais para o Exame Físico (Técnicas Propedêuticas)O Exame físico compreende da entrevista e as técnicas propedêuticas (inspeção, palpação, percussão e ausculta).

2.1 ENTENDENDO ANAMNESE, HISTÓRICO DE ENFERMAGEM , EXAME FÍSICO E SUAS PROPEDÊUTICAS

Na anamnese e no histórico deve ser coletado o maior volume de dados possíveis para que haja um melhor atendimento da mulher gravida

Algumas observações no exame físico são importantes para uma execução favorável. Tais como observar a posição do paciente e se está em posição confortável, solicitar sua colaboração, estabelecer uma iluminação adequada, respeitar a privacidade do paciente sempre que possível, realizar o exame no sentido encéfalo-podalico e evitar interrupções durante o exame.

A primeira avaliação a ser realizada foi a inspeção, que utiliza a visão e o olfato. Neste caso, essa avaliação pode ser de forma estática (observando o paciente em repouso) ou dinâmica, (observando os movimentos corporais). Observar lanugem (sinal de de Halban) e o cloasma ou “máscara gravídica”, que é a hiperpigmentação causada pela secreção aumentada de hormônio melanotrófico ,expressão das mamas e presença de colostro. Devido ao aumento do volume abdominal, a grávida desloca para traz o seu centro de gravidade. Assim, acentua a lordose e afasta os pés para aumentar a sua base de sustentação.

Mostrou-se que é importante analisar o estado nutricional da gestante , higienizacão, locomoção, postura (com o aumento abdominal dados antropométricos, cor da pele, expressão facial, SSVV, etc.

A avaliação da pele deve ser feita de forma minuciosa e bem rigorosa, pois ela pode identificar o aparecimento de alterações no organismo ou mesmo patologias graves numa simples inspeção.

Na palpação, o tato e a audição são os sentidos a ser utilizados. Essa avaliação segue de encontro com a inspeção, confirmando o que havia sido observado identificar presença de feto a sua apresentação e a medida uterina Várias são as técnicas utilizadas para a avaliação e suas realizações dependem muito do local de atuação. As principais são: palpação com mão espalmadas explora-se a escava e averigua-se se está ocupada (pólo cefálico), parcialmente ocupada (pólo pélvico) ou vazia (nas apresentações córmicas). A seguir palpa-se o fundo uterino e por último as laterais, para definir o dorso fetal.

2.2 PERCUSSÃO

Na percussão, o golpeamento é utilizado para delimitar órgãos, observar as características do som (intensidade, timbre e tonalidade) e perceber a presença de líquidos em cavidades.

O som estabelecido pela percussão é influenciado pela espessura da parede, onde a presença de uma parede expessa de gordura pode dificultar a avaliação. Os sons podem ser timpânicos (regiões fechadas e com ar), maciço (estruturas sem ar) e submaciço (regiões densas, com pouco ar), sendo que a percussão se da de forma direta (diretamente na região a ser percutida) ou indireta (onde o dedo médio de uma das mãos pressiona a região e dedo médio da outra mão golpeia a falange distal).

O último procedimento, a ausculta, utiliza a audição com intuito de avaliar os sons e ruídos fetais e maternos. Permite também verificar a vitalidade do feto, a prenhez única ou múltipla e confirmar o diagnóstico da apresentação e posição feitas pelo palpar.

É imediata quando se aplica o ouvido diretamente sobre o ventre materno, ou mediata por intermédio do estetoscópio de Pinard ou ainda pelo Sonar-Doppler

Palpação é a utilização do sentido do tato com o objetivo de explorar a superfície corporal - palpação superficial - e os órgãos internos – palpação profunda. A palpação confirma dados da inspeção e permite a obtenção de novos indícios como alteração de textura, tamanho, forma, consistência, sensibilidade (tátil térmica e dolorosa), elasticidade, temperatura, posição e característica do órgão, resistência muscular, presença de massas e outros (POSSO, 2003).

Percussão é o golpeamento leve de uma área a ser pesquisada, utilizando-se a parte ulnal dos dedos: percussão digito - digital, percussão com a borda cubital da mão ou com instrumento próprio, originado vários sons.

O som gerado na percussão tem característica própria quanto a intensidade, timbre e tonalidade, refletindo a densidade da superfície subjacente. Quanto mais densa a área percutida, maior, menos discernível e mais breve será o som (POSSO, 2003).

Ausculta consiste na aplicação do sentido da audição para ouvir sons ou ruídos produzidos pelos órgãos. A vibração sonora pode ser captada diretamente pelo ouvido do examinador – ausculta direta – ou com o auxilio do estetoscópio - ausculta indireta.

3 HISTÓRICO DE ENFERMAGEM DA GESTANTE

Dados de Identificação

Nome:_________________________________

Idade:_____________ Cor: _________

Data de nascimento: __ / __ / ___

Tipo Sanguíneo:______

Estado civil:__________ Religião: ____________

Escolaridade:___________Profissão: __________

Condição de Moradia: ( ) Área urbana

( ) Área rural

( ) Casa ( ) apartamento

( ) Própria ( ) alugada

( ) Com saneamento ( ) sem saneamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com