TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Equipamentos Hidroterapia

Por:   •  7/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  1.182 Visualizações

Página 1 de 4

4.4 Equipamentos

Os equipamentos são subdivididos em itens internos da piscina, fixos e moveis, e itens externos.

Os corrimões são itens fixos internos sendo feitos de aço inoxidável e ter     o diâmetro de 4 cm, estando em ambos os lados dos degraus e também unidos as barras ao longo dos lados da piscina. Devendo estar presentes em pelo menos três lados da piscina, sua ausência de um dos lados auxilia ao fisioterapeuta na entrada e saida da piscina e facilitando a assistência. A sua instalação deve se ter o cuidado, pois deve ficar no nível da água e não tendo uma distancia muito grande da parede, pois ele índice que a entrada da borda, nem muito curta de modo que os braços possam ficar presos.

Abaixo do nível da água são instalados jatos que oferece o efeito de massagem e também como obstáculos da natação e aos movimentos, auxiliando dessa maneira o fortalecimento e a resistência. Mas tem que tomar cuidado com o jato podendo criar uma turbulência que comprometa o equilíbrio dos usuários da piscina. É necessário que esses jatos sejam de fácil manejo dentro e fora da piscina.

A entrada de água deve ser na parte mais profunda e o fluxo deve ser lento e suave, causando o mínimo possível de turbulência.

Skimmer ou Ralo de Superfície faz a movimentação e remoção constante da camada superficial da água da piscina, retirando as impurezas onde tem o um índice maior de contaminação por microrganismo e resíduos flutuantes como cabelos, óleos protetores, cremes hidratantes, secreções buco-nasais entre outros. E também é onde tem o menor teor de cloro. Leva-se também em consideração que como a temperatura da água é em torno de 34ºC, existe uma liberação de gordura em nossa pele, ficando ‘grudada’, nas bordas da piscina. O sistema de captação de água por Skimmer retira a gordura para os filtros diminuindo este impacto e o trabalho de limpeza, além da economia de produtos.

Os Filtros mais importantes na piscina é o filtro de água que desempenha uma tarefa de manter a água cristalina e livre de impurezas. Apesar de existir diferentes tipos de filtros, todos eles funcionam da mesma forma: a água da piscina, sugada pelo ralo de fundo e/ou Skimmer através da força da bomba, entra num depósito que contém um material específico de filtragem depois é devolvida à piscina, no caso de piscinas para terapia, ininterruptas - 24 horas por dia. A passagem de toda a água da piscina pelo filtro é um processo cuja duração depende de diversos fatores: tamanho da piscina, potência da bomba ou motor e também da própria capacidade do filtro utilizado.

. Filtros de areia: são os mais populares e de menores encargos e manutenção. A areia é um agente de filtragem natural, a limpeza da água é realizada no momento


que a água passa pela areia que retém as partículas. A vantagem é a durabilidade, chegando há dez anos.

. Retro-lavagem: permite a limpeza a areia mantendo a função do filtro com alta eficiência.

.Filtros de cartucho: baseiam a limpeza em cartuchos substituíveis, que duram cerca de um ano e devem ser limpos semanalmente. Funciona como o filtro de terra diatomácea, com a diferença que a filtragem é efetuada em material fabricado e não natural. A vantagem é que facilita a de limpeza e de sua instalação.

. Filtros de terra diatomácea: seres microscópicos fossilizados, utilizados sob a forma de um pó branco: funcionam como micro-esponjas, deixando passar a água e retendo toda sujidade. Os custos dos equipamentos, e da manutenção são bastante elevados. Por outro lado, permite retro-lavagem, o que significa que a limpeza também pode ser feita.

Bomba hidráulica tem a função de transportar a água de um lugar para outro. A bomba hidráulica de piscina tem também a função de oxigenar a água. São auto escovastes, podendo assim trabalhar acima do nível da água da piscina, apesar de ter o seu tempo de vida reduzido pelo desgaste do selo mecânico e peças internas. O ideal é que o funcionamento da bomba seja silencioso. A maior vazão e pressão são as principais características de uma bomba de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (79.6 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com