TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eu sou um Empreendedor

Por:   •  7/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.374 Palavras (22 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

Eu sou um Empreendedor!

Administração e Gestão em Saúde

[pic 8]

PhisioDomus

[pic 9]


Índice

Índice        

Resumo        

Introdução        

Apresentação do Projecto        

Construção de uma Empresa        

Legislação        

Descrição da Empresa        

Equipamento        

Localização        

Etapas para a criação da Empresa        

Estudo de Mercado        

Plano de Marketing        

Objectivos de Marketing        

Análise de Mercado        

Posicionamento Estratégico da Empresa e da Concorrência        

Análise de Contingência/SWOT        

Estratégias de Marketing        

Marketing Mix        

Orçamentos        

Conclusão        

Referências Bibliográficas        

Resumo

O presente trabalho tem como pano de fundo a criação de uma empresa no âmbito da disciplina de Administração e Gestão em Saúde.

Encontra-se estruturado em vários pontos, começando na apresentação do projecto, construção e descrição da empresa, a sua localização, as etapas para a sua criação, o plano de Marketing e os orçamentos.

Para a criação de uma empresa, é necessário diversas análises e um planeamento bem definido em termos de marketing e orçamento, tendo desta maneira, de ser realizado uma análise de SWOT para se encontrar os pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades. É essencial o conhecimento da legislação para evitar eventuais problemas.

Todos os conceitos acima referidos estão interligados com o segmento de mercado, tendo em conta a localização, estudo e análise do mercado.

Ao nível do plano de marketing é necessário encontrar várias formas para promoção e distribuição dos produtos da empresa, de forma a que estes sejam apelativos e o mais cómodo possível de ser adquiridos.

Na temática sobre o orçamento foi feita uma análise de estimativas relativas à rentabilidade dos cuidados prestados, bem como das despesas, concluindo-se assim que a empresa pelas estimativas propostas, pode dar lucro caso tenha um bom plano de marketing e um orçamento exequível.

Caso todos os passos sejam cumpridos como descritos e tudo corra como planeado ao longo do trabalho, será possível obter lucros significativos na construção da empresa.No entanto existe uma diferença entre teoria e prática na criação de uma empresa, o que necessitaria de uma análise mais experiente na área de Gestão de Empresas, para se certificarse este projecto é ou não executável.

Introdução

Este trabalho surgiu no âmbito da unidade curricular de Administração e Gestão em Saúde, leccionada no quarto ano do curso de Fisioterapia e tem como finalidade a elaboração de um projecto de negócio.

O propósito deste trabalho é a criação de uma empresa de prestação de cuidados de saúde em Fisioterapia em Santiago do Cacém, sendo que é uma área em expansão e pode surgir como uma oportunidade de emprego nesta área.

O objectivo deste trabalho, é realizar uma análise teórica de todos os passos questão necessários para a formação de uma empresa, partindo de estimativas e opiniões pessoais, tendo sempre como base o contexto de Administração, Gestão e Economia.

Pretende-se que esta empresa se diferencie pela experiência que proporcionará aos seus clientes e pelo tipo de serviço 24 horas ao domicílio, com um tratamento personalizado para cada cliente, suprindo assim as suas necessidades individuais.

Para a realização desta análise começamos por apresentar a descrição, o objectivo e análise de mercado da empresa em questão, seguindo-se a análise de SWOT e o plano de marketing, finalizando com o orçamento necessário, bem como uma conclusão de todo o trabalho de análise.


Apresentação do Projecto

Este projecto tem como finalidade a criação e gestão de uma empresa de prestação de cuidados em Fisioterapia, no domicílio.

A finalidade desta empresa será de conseguir chegar, inicialmente à população de Santiago do Cacém e arredores, e conseguir colmatar falhas existentes na prestação deste tipo de cuidados de saúde, uma vez que nesta região existem poucos sectores onde se realiza fisioterapia. Tratando-se de um meio essencialmente rural, a população residente é envelhecida, e por vezes o sistema de bombeiros não consegue dar vazão ao número de utentes que necessitam destes tratamentos, e encaminhá-los diariamente para o Hospital ou para a clínica.

Pretende-se que este projecto seja posteriormente alargado para outras áreas rurais onde o mesmo problema seja colocado.

Outra finalidade é também de proporcionar serviços de fisioterapia prestados por profissionais licenciados e correctamente certificados, ao mesmo tempo que se aplica um custo que seja acessível a estes pacientes. Este factor deve-se ao número crescente de “praticantes de Fisioterapia” que não são licenciados, e por essa razão recorrem a preços mais baixos.

Trata-se de um projecto que visa não só fins lucrativos, como também conseguir melhorar a qualidade de vida destas pessoas.

Construção de uma Empresa

Uma empresa trata-se um conjunto organizado de meios, com finalidade tanto pública como particular, ou mesmo mista, de produção de bens e/ou serviços. Estes bens e serviços pretendem atender qualquer tipo de necessidade humana.

A área da saúde é uma área delicada, a qual é necessário ser bem explorada a todos os níveis. Trata-se de uma necessidade indispensável. Encontra-se bastante associada à produção de serviços que têm como finalidade promover uma melhor qualidade de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.7 Kb)   pdf (589.3 Kb)   docx (253.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com