TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papel do Enfermeiro Frente a Pacientes Com Covid-19

Por:   •  15/4/2021  •  Resenha  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 3

A atenção primária a saúde (APS) de acordo com a Política Nacional de Atenção Básica é descrita por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo. Que incorpora a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e a manutenção da saúde. Diante do atual do panorama da pandemia do novo coronavirus os enfermeiros da atenção primaria encontram um enorme desafio no atendimento desses pacientes portadores desse novo virus.

Segundo Misquita et al é notório que as ações de educação em saúde realizadas pelo enfermeiro são primordiais para conscientização da população quanto aos cuidados de higiene básica, bem como o uso obrigatório das máscaras, para que assim possa frear a disseminação do novo coronavírus. Nesse mesmo sentido, a OMS recomenda que seja realizado a educação da população em geral sobre a seriedade que cerca a COVID-19 e do papel do individuo na prevenção da propagação da referida patologia.

Dentro desta pespectiva é fundamental ao enfermeiro realizar o cuidado,representando-se pela ação de aceder, tratar, respeitar e dar suporte  ao paciente infectado. O enfermeiro deve fornecer informações sobre sua doença, incluindo todas suas possíveis complicações, alternativas de tratamento, seus riscos e benefícios, assegurando educação para o autocuidado, a fim de que o cliente torne-se responsável por sua própria vida. (MENEZES, GOBBI, p. 4, 2010)

Ações específicas da APS no enfrentamento à COVID-19 referem-se ao combate de sua transmissão, à divulgação e implementação de medidas de controle e de informações em saúde de qualidade, à reorganização dos fluxos internos das unidades de atenção primária e externos relacionados à referência aos demais pontos da rede e ao acompanhamento do isolamento dos usuários acometidos pela doença e de seus contatos próximos. Incluem ainda as novas estratégias tecnológicas de vigilância em saúde, tais como a utilização de aplicativos e monitoramento telefônico. (BRASIL, 2020)

PROTOLOCOS DE ENFERMAGEM EM UBS EM FRENTE A PANDEMIA DA CVID-19

Segundo o protocolo de manejo clinico, a maioria dos pacientes com Síndromes Gripais e casos suspeitos de COVID-19 têm a UBS como principal porta de entrada no sistema de saúde. Por isso, o primeiro passo que o profissional de enfermagem deve observar é a identificação de casos suspeitos de Síndrome Gripal para que se possa separar entes pacientes dos demais. Ainda segundo o Protocolo, Após a identificação precoce na recepção da Unidade Básica de Saúde de todos casos suspeitos de Síndrome Gripal, deve-se fornecer máscara cirúrgica a todos pacientes logo após reconhecimento pelo profissional responsável, enquanto aguardam o atendimento da enfermagem e do médico. O paciente deve ser conduzida para uma área separada ou para uma sala específica visando ao isolamento respiratório. A sala deve ser mantida com a porta fechada, janelas abertas e ar-condicionado desligado. Caso não haja sala disponível na UBS para isolamento, propiciar área externa com conforto para pacientes com Síndrome Gripal, que deverão ser atendidos o mais rápido possível. (MINISTERIO DA SAUDE, p. 9, 2020)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com