TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FRAGILIDADES: SARCOPENIA E QUEDAS

Por:   •  29/11/2021  •  Resenha  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 4

O envelhecimento é heterogêneo, ou seja, possui suas particularidades. Segundo estimativa do IBGE, o Brasil contabiliza 20,6 milhões de idosos, que representa 10,8% da população total do país. Com o envelhecimento, há alterações fisiológicas inerentes à idade, representando desafios e oportunidades, essas alterações também podem ser conhecidas como: Senescência e Senilidade. Sendo que, a senescência é o reflexo de um envelhecimento normal como um processo progressivo de diminuição funcional. Por outro lado, na senilidade podemos observar o desenvolvimento de uma condição patológica ocasionada por estresse emocional, acidentes ou doenças. Ao se conceituar a saúde podemos dizer que se refere à presença de vitalidade, compreendida como a capacidade individual de satisfação das necessidades biológicas, psicológicas e sociais. Enquanto a Fragilidade significa a perda da capacidade funcional, ou seja, redução da capacidade de adaptações às agressões biopsicossociais.

        Em relação aos principais modelos de fragilidade, dois autores trazem opiniões distintas: Linda Fried acreditava na idéia do fenótipo da fragilidade em que ocasionava: identificação da marcha; fraqueza muscular; perda de peso; exaustão e inatividade física. Enquanto Keneth Rockwood acreditava na idéia do acúmulo de déficits em que ocorre: avaliação geriátrica ampla; multidimensional; abrangentes e múltiplas doenças. A cascata de fragilidade esta associada a síndromes geriátricas; sarcopenia, perda de peso e fadiga; polifarmácia; depressão; quedas e fatores sócio-econômicos. Sendo assim, a fragilidade se divide em: fragilidade clínica funcional e fragilidade sócio- familiar. Podendo ter prevenção primordial, além das mudanças no estilo de vida; tratamento apropriado de doenças crônicas e rápido de doenças agudas; evitar polifarmácia e promoção do envelhecimento saudável.

        A sarcopenia provém do grego (sarx=carne + penia=perda), sendo que a maior perda da massa muscular ocorre entre os 50 e 80 anos de idade e o número de fibras sofre uma redução de 35%, enquanto o tamanho das fibras é reduzido em cerca de 30%. Tem-se o diagnostico da sarcopenia através dos critérios de: diminuição da massa muscular; diminuição da força muscular e diminuição do desempenho físico. É avaliada por meio da: perda de peso não intencional de 4,5 Kg ou 5% do peso corporal no último ano ou 6Kg nos últimos 6 meses, ou 3 Kg no último mês; índice de massa corporal (IMC) menor que 22; circunferência da panturrilha menor que 31 cm e tempo gasto no teste de velocidade da marcha (4m) acima de 5 segundos. Seus fatores de risco são: envelhecimento; falta de atividade física; baixa ingestão calórico-proteica; perda rápida de peso; modificações hormonais que ocorrem a partir do envelhecimento; imobilidade; dislipidemias e multimorbidade. Logo, é difícil identificar uma causa única responsável pelo processo da sarcopenia, sendo então classificada em primária quando não se encontra nenhuma causa identificável além do próprio envelhecimento e secundária quando uma ou mais causas são evidentes. Também existe o critério de relação de força na sarcopenia, em que: 0: ausência de força; 1: somente o esboço do movimento; 2: força suficiente para mover uma articulação, eliminada a gravidade; 3: força suficiente para mover uma extremidade contra a gravidade; 4: força suficiente para movimentar extremidade contra a resistência ativa e 5: força muscular total e normal. E como consequência na sarcopenia tem-se o declínio de força muscular; diminuição da flexibilidade; diminuição na velocidade dos movimentos; dependência para as AVD’s; diminuição da qualidade de vida e risco de quedas. Por isso, existe o tratamento não farmacológico por meio da Fisioterapia com Treinamento progressivo de exercícios resistidos; Exercícios resistidos + exercícios aeróbios; Iniciando com exercícios leves e progredir para exercícios mais intensos, respeitando limites e individualidades e Intervenções Nutricionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com