TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores Desencadeantes da Obesidade

Por:   •  17/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  2.631 Visualizações

Página 1 de 5

Fatores Desencadeantes da Obesidade

Idade – qualquer idade, variando de acordo com o sexo.

Gestação - As Influencias na possibilidade de obesidade futura na criança – fatores que serão prejudicial, ingestão calórica, tabagismo, geralmente crianças com baixo peso ao nascer, filhos de mulheres diabéticas.

Crianças Amamentadas – Crianças amamentadas durante pelo menos os três primeiros meses de vida tem menor risco de apresentar sobrepeso ao atingir uma idade avançada (idade escolar).

Durante a Infância – Crianças com obesidade antes dos 3 anos tem pouco risco de se tornar adulto obeso, exceto se já for hereditário. Já obesidade entre crianças mais velhas é um indicador importante de obesidade n fase adulta.

Na Adolescência – O peso na Adolescência é um bom indicativo do peso na idade adulta, pois já que a maioria das pessoas desenvolve obesidade na idade adulta.

Em mulheres adultas – A maioria das mulheres desenvolve o excesso de peso após a puberdade. Esse ganho de peso pode ser desencadeado por uma série de fatores, a saber: Gravidez, contraceptivos orais, menopausa.

Em homens – A transição de um estilo de vida ativo durante a adolescência para uma vida sedentária está associada ao ganho de peso em muito deles.

Estilo de vida sedentário – Um estilo de vida sedentário reduz o gasto de energia e promove o ganho de peso. De todos os hábitos sedentários, o tempo prolongado que passa a frente da televisão parece ser o maior indicador de risco de obesidade e diabetes.

Dieta Desequilibrada – O aumento da quantidade de alimentos ricos em gordura na dieta tem sido relatado como um fator importante na recorrência da obesidade.

Transtorno da Compulsão Alimentar – A bulimia também contribui pra o desenvolvimento da obesidade em indivíduos suscetíveis.

Abandono do Tabagismo – Quando a pessoa para de fumar, geralmente, sofre ganhos significativos no peso corpóreo, assim como mudanças no metabolismo das células adiposas.

Uso de Medicamentos – O ganho de peso é um dos efeitos colaterais de muitos medicamentos como exemplo: Antipsicóticos, Antidepressivos (Tricíclicos, lítio, inibidores da MAO), Anticonvulsantes (Carbamazepina, ácido valpróico), Anti-histamínicos (Ciproheptadina), Antidiabéticos (Sulfoniuréias, glitazonas, insulina), Glicocorticóides (Dose farmacológicas), Beta-bloqueadores, Hormônios sexuais ( Estrógeno, progestagenos, tamoxiferno), entre outros agentes antineoplásicos.

Fatores étnicos, socioeconômicos e culturais – O risco para obesidade é maior entre homens e mulheres com menor escolaridade e condição econômica menos favorecida. O risco de obesidade para mulheres com cargos profissionais mais altos parece ser menor, não ocorrendo o mesmo com homens.

Fatores psicológicos – Tais como, baixa auto-estima, dificuldades de lidar com eventos adversos no decorrer da vida e metas de perda de peso irreais, entre outros.

Obesidade Neuroendócrina – principais causas são, hipercotisolismo, síndrome dos ovários policísticos, deficiência do hormônio do crescimento, hipotireoidismo, lesão hipotalâmica.

Genética – Várias doenças genéticas, que causam alterações na produção ou na ação de determinados hormônios que atuam no cérebro podem levar a obesidade.

Tratamentos

O princípio básico da terapia para a obesidade é fazer com que o número de calorias a serem ingeridas seja menor que o número de calorias gastas para se levar ao maior consumo de energia estocada sob forma de gordura. A terapia de perda de peso não é recomendada para pacientes com índice de massa corporal (IMC) abaixo de 25 Kg/m².

Disponibilidade real do paciente – Antes de iniciar um tratamento contra a obesidade, é preciso que tanto o médico como o paciente saibam qual o grau de disponibilidade dele. Por tanto, algumas questões são avaliadas:

  • Qual é a motivação do paciente em perder peso?
  • Há outros empecilhos que dificultarão a concentração no controle de peso?
  • O paciente possui alguma doença psiquiátrica, como depressão grave, dependência química ou distúrbios alimentares que impedirão os esforços para a perda de peso?
  • O paciente é capaz de reservar uma quantidade mínima de tempo que será necessária para dedicar-se seriamente em perder peso?

Para toda a vida – A obesidade não será curado com remédios ou dietas milagrosas.terá que atingir os quatros objetivos de tratamento

  • Redução do excesso de peso corporal
  • Manutenção do peso saudável
  • Prevenção do ganho de peso
  • Estabilização e manutenção do peso corporal em longo prazo.

Metas possíveis – Além da meta também será estabelecido o tempo de perda que se dará e os ajustes para a manutenção do peso. A partir dos seis meses, por um mecanismo compensatório, o gasto energético diminui, atigindo um peso cuja diminuição será mais difícil e mais lenta.

Ferramentas que podem ser utilizadas pelos médicos são:

  • Intervenção na dieta
  • Atividades físicas regulares
  • Mudança de hábitos
  • Farmacoterapia
  • Cirurgia bariátrica

Mudanças de hábito – A terapia comportamental pode render resultados bem melhores quando alguns detalhes são levados em conta, tanto pelo médico quanto pelo paciente, tais como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (80.7 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com