TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SACERDOTES QUEIMADOS: OS FATORES DESENCADEANTES DA SÍNDROME DE BURNOUT EM PASTORES EVANGÉLICOS

Por:   •  1/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  8.318 Palavras (34 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 34

SACERDOTES QUEIMADOS: OS FATORES DESENCADEANTES DA SÍNDROME DE BURNOUT EM PASTORES EVANGÉLICOS.

Roberto Nascimento de Jesus¹

Professor Fabianno Andrade Lyra2

Professora Mariana Leonesy Barreto3

Resumo

O estresse e o burnout tem se destacado dentre os males que atinge as profissões que lidam diretamente  com ações  assistências. E dentre essas profissões estão sacerdotes cristãos. Diante do aumento das ocorrências entre esses sacerdotes, pesquisas cientificas  e experiências pessoais, tem revelado que o sacerdócio é atividade com grau elevado  de burnout; porém, há  necessidade de uma atenção maior para um tema de grande importância. O presente trabalho traz em seu foco principal dar sua contribuição para um melhor entendimento da síndrome de burnout em  em sacerdotes, cristãos nesse caso em particular pastores evangélicos. Iniciando com um  breve conceito da síndrome, sua definição, instrumentos utilizados para o seu diagnostico bem como sua relação com o estresse, e  como o ambiente contribui para a instalação e progressão da síndrome, e as estratégias de enfrentamento utilizadas por esses sacerdotes no exercício da sua função.

Palavras-chave: Burnout, Exaustão Profissional, estresse

1Graduando no curso de Psicologia da Faculdade Santíssimo Sacramento de Alagoinhas

2 Orientador. Professor do curso de Psicologia da FSSS. Graduação em Psicologia e Mestrado em Serviço Social/Política Social ambos pela Universidade Federal da Paraíba. andradelyra@gmail.com

3 Orientadora. Professora do curso de Psicologia da FSSS. Graduação em Psicologia - Faculdades Ruy Barbosa - 2007. Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia - 2012. maribarreto@gmail.com

Title: BURNED PRIESTS: THE BURNOUT DISORDERS OF BURNOUT SYNDROME IN EVANGELICAL PASTORS.

Abstract

Stress and burnout have stood out among the evils that affect the professions that deal directly with actions assists. And among these professions are Christian priests. Given the increase in occurrences among these priests, scientific research and personal experiences, has revealed that the priesthood is an activity with a high degree of burnout; however, there is a need for greater attention to a topic of great importance. The present work has in its main focus give its contribution to a better understanding of burnout syndrome in priests, Christians in this case in particular evangelical pastors. Beginning with a brief concept of the syndrome, its definition, instruments used for its diagnosis as well as its relationship with stress, and how the environment contributes to the onset and progression of the syndrome, and coping strategies used by these priests in the exercise of its function.

Keywords:  Burnout, Professional Exhaustion, estress

Apresentação

O estresse e o burnout tem se destacado dentre os males que atinge a pessoas cuja  as profissões lidam diretamente  com ações  assistências. E dentre essas profissões estão sacerdotes cristãos ou pastor. Diante do aumento das ocorrências entre esses sacerdotes, pesquisas cientificas e experiências pessoais, tem revelado que o sacerdócio é atividade com grau elevado  de burnout; porém, há  necessidade de uma atenção maior para um tema de grande importância. O presente trabalho traz em seu foco principal dar sua contribuição para um melhor entendimento da síndrome de burnout em  sacerdotes, cristãos nesse caso em particular pastores evangélicos. Iniciando com um breve conceito da síndrome, sua definição,  bem como sua relação com o estresse, e  como o ambiente contribui para a instalação e progressão da síndrome, em sacerdotes no exercício da sua função.

Objetivo Geral: Analisar a síndrome de Burnout em Pastores.

Objetivo especifico:

a)        Descrever as atividades realizadas por líderes religiosos.

b)        Indicar as situações estressoras vivenciadas por pastores religiosos.

c)        Analisar os sintomas da síndrome de burnout no exercício do sacerdócio.

Problema: Como a síndrome de Bournout é vivenciada por Pastores Evangélicos?

INTRODUÇÃO

Durante muito tempo se acreditou que homens do altar (padres e pastores) não poderiam ficar doentes, nem mesmo demonstrar fraqueza, fossem elas de natureza física ou psíquica, pois eram pessoas que cujo oficio ou sacerdócio os colocam em uma posição “ privilegiada” de imunidade aos problemas, enfermidades e adoecimentos que são inerentes a todos  os sujeito enquanto seres humanos. Porem essa cultura religiosa da não aceitação do adoecimento do seu líder (pastor) vai sendo contrariada e testada ao passo que  a ciência avança e estudos e pesquisas  trazem um  novo entendimento sobre a relação do homem e sua fé  bem como os processos psíquicos e o desencadeamento do estresse decorrentes dessa vivencia. A teoria do estresse foi criada por Herbert Freudenberger (1970), e ele descobriu a relação do estresse com o trabalho do sujeito, e logo depois a descoberta da Síndrome da queima profissional ou a Síndrome de Burnout. Alguns profissionais apresentaram uma maior incidência para burnout como: Professores, Policiais e Enfermeiros. Porém em pesquisas mais recentes foi observado que profissionais que lidam diretamente com ajuda humanitária ou com pessoas diretamente  e de forma intensa como:  médicos, policiais, sacerdotes, enfermeiros, professores e assistentes sociais (MASLACH e JACKSON, 1982).  São passiveis de adoecimento e desenvolvimento do estresse e podendo convergir para a síndrome de burnout. Mais o que é a síndrome de Burnout? Conhecida como o esgotamento profissional  a síndrome de burnout é uma resposta ao estresse emocional que está diretamente ligado ao trabalho e é crônico. A síndrome de burnout é caraterizada por três sintomas que compõem a síndrome elas são: Exaustão Emocional: desgaste emocional e esvaziamento afetivo. Despersonalização: afastamento excessivo do público ou clientes; Baixo envolvimento com o trabalho: sentimento e diminuição de competência e sucesso no trabalho. Para que haja o reconhecimento da síndrome em um indivíduo é necessário que o mesmo apresente as características ou sintomas descritos acima. Como o trabalho sacerdotal está ligado a uma rotina intensa de contato com pessoas buscando socorre-las em suas demandas sejam espirituais ou matérias ele entra nesse grupo de risco, mesmo que não tenha direcionado o seu estudo de forma especifica para estresse em pastores Maslach (apud CREA, 2008, p. 95), escreve:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.2 Kb)   pdf (337.9 Kb)   docx (35.3 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com