TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia do parto

Por:   •  18/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 5

Após a ovulação, o óvulo é captado pela porção proximal da trompa de Falópio. As contrações musculares produzem o movimento para frente e para trás que mistura o conteúdo da trompa de Falópio e aumenta a chance de um encontro aleatório entre o óvulo e o esperma, e, portanto, facilita a fertilização.

A união do ovulo com o esperma suficiente não é um processo aleatório, são influenciados pelo quimiotáticos, pelo GMPc, o ANPs .

Uma vez que os espermatozoides se encontram muito perto da zona pelúcida dos óvulos eles sofrem a reação ACROSSOMAL.

A capa acrossomal libera uma enzima dispersante da corona, uma enzima chamada de acrosina, uma neuraminidase e hialuronidases. Juntas essas enzimas dispersam e digerem as células granulosas do cumulus oofurus, e permitem a ligação do espermatozoide a zona pelucia.

O único espermatozoide bem-sucedido penetra essa barreira pela liberação de uma enzima proteolítica, a acrosina. A penetração da zona pelucida pelo primeiro espermatozoide cria um bloqueio à entrada dos outros espermatozoides que haviam penetrado parcialmente.

O corpo polar é liberado e deixa o óvulo em um estado haploide, ou seja, com 23 cromossomos. Após a fusão de suas respectivas membranas, forma-se  pronucle masculino haploide. Os dois pro núcleos geram um fuso no qual os cromossomos são organizados e um novo individuo diploide, com 46 cromossomos é criado.

As mitocôndrias dos espermatozoides são eliminadas por aquelas do óvulo, de modo que o DNA mitocondrial seja essencialmente herdado da mãe.

O zigoto, já no estágio de blastocisto atravessa a trompa de Falópio em cerca de 3 dias. Com a subida inicial dos níveis de progesterona na fase de lútea, o tempo de trânsito através da trompa aumenta rapidamente.

(Porquê do tempo)

Após outros 2 a 3 dias no útero, o zigoto inicia a implantação, que consiste de três processos sucessivos: adesão, penetração e invasão.

A implantação é um processo que requer interações sutis entre células maternas e seus sinais e células e sinais do embrião no embrião.

A ligação do embrião a o do endométrio é realizada por receptores de superfície celular para a matriz extracelular tanto no embrião quanto no endométrio.

As integrinas, e outras moleculas endometriais, tais como laminina a e fibronectina, também facilitam esta adesão.

Conforme decídua se forma, os trofoblastos invadem e remodelam os vasos sanguíneos na junção do endométrio e da decídua. Os trofoblastos rompem a túnica médias das artérias uterinas e substituem seu endotélio.

Estas células decíduas desaparecem a menos que a gravidez ocorra, e o corpo lúteo seja mantido.

A decídua funciona inicialmente como uma fonte de nutrientes essenciais para o embrião, até que a implantação embrional produza conexões vasculares entre a mãe e o embrião, e uma única circulação central seja estabelecida. A decídua também funciona como um órgão endócrino.

Inúmeros fatores produzidos localmente, tais como, IGFs, fatores de crescimento transformador, fator de crescimento epidermal, e citocinas, contribuem para a implantação, o crescimento e a diferenciação das células trofoblásticas, o crescimento e desenvolvimento do embrião e do feto, e o processo de formação da decídua.

FUNÇÕES DA PLACENTA

A gravidez é marcada pelo desenvolvimento de um órgão singular, a placenta, que tem uma vida limitada.

Ele serve como rato digestivo fetal no suprimento de nutrientes

Como pulmão fetal na troca de oxigênio e dióxido de carbono

Como o rim fetal na regulação dos volumes hídricos e na eliminação de metabólito

Como uma versátil glândula endócrina que sintetiza muitos hormônios esteroides e proteicos que afetam tanto o metabolismo materno quanto fetal.

METABOLISMO MATERNO-FETAL

Durante a gravidez normal, o ganho médio de peso materno é de 11 kg. Cerca da metade desse peso é atribuível a alterações nos tecidos maternos e metade ao feto.

Do ponto de vista metabólico a gravidez pode ser dividida em duas fases:

Fase anabólica inicial é caracterizada por sensibilidade normal ou até mesmo aumentada à insulina. Os níveis plasmáticos maternos de glicose, aminoácidos, ácidos graxos livres e glicerol são normais ou levemente reduzidos.

Fase catabolica , posterior da gravidez, o metabolismo da mãe muda para um modo que efetivamente acomoda as necessidades aceleradas do feto. A sensibilidade à insulina é substituída por resistência materna à insulina.

A glicose é o principal combustível usado pelo feto e os aminoácidos são necessários para a síntese proteica fetal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (41.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com