TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiopatologia Cardiaca

Por:   •  22/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.906 Palavras (12 Páginas)  •  738 Visualizações

Página 1 de 12

FISIOPATOLOGIA

Princípios da disfunção cardíaca: embora muitas doenças possam comprometer  o coração e os vasos sangüíneos, a disfunção cardiovascular resulta de cinco mecanismos principais:

● falha da própria bomba: músculo lesado contrai fracamente ou de forma inadequada

● obstrução de fluxo: lesão que impede abertura de valva, ou que aumenta pressão no ventrículo

● fluxo regurgitante: refluxo retrógrado com sobrecarga de volume

● distúrbios de condução cardíaca: geração descoordenada de impulsos

● ruptura de continuidade do sistema circulatório; hemorragias

Insuficiência Cardíaca: as anormalidades citadas acima freqüentemente culminam em insuficiência cardíaca, que é a incapacidade do coração de manter um débito suficiente para as demandas metabólicas teciduais.

Resumindo: as condições determinantes de insuficiência cardíaca são principalmente, aquelas que exigem esforço extra do coração, como hipertensão arterial sistêmica, doenças valvares, lesões do miocárdio por isquemia.

A incompetência para manter o débito cardíaco pode resultar de uma disfunção prevalente da sístole ou , de um comprometimento predominante da diástole.

A disfunção sistólica é a incapacidade do ventrículo de esvaziar-se  normalmente com fração de ejeção reduzida, habitualmente acompanhada de uma dilatação ventricular.

A disfunção diastólica  é a incapacidade do ventrículo de relaxar ou encher-se novamente, representado por uma pressão diastólica final elevada

insuficiência cardíaca aguda:  caracteriza-se por manifestação súbita. As câmaras em colapso sofrem dilatação, há insuficiência abrupta no esvaziamento da câmara, e os mecanismos compensatórios não podem ser ativados. O colapso circulatório com baixa pressão sangüínea é denominado de choque cardiogênico.

 insuficiência cardíaca crônica: ocorre quando há um aumento gradual na gravidade da doença. O impacto maior  não se dá no coração,  mas em vários outros sistemas orgânicos e caracteriza-se por fadiga, insuficiência respiratória e desenvolvimento de edema. Manifesta-se quando várias respostas compensatórias não mais funcionam . Exemplos de mecanismo compensatórios são:

- os ventrículos aumentam de tamanho e contraem de forma mais eficiente

- a constrição de arteríolas promove redistribuição do fluxo sangüíneo

- a ativação do sistema simpático provoca retenção de sais e água, com modificação do tônus vascular

insuficiência cardíaca esquerda:  ventrículo esquerdo não bombeia o sangue adequadamente → não ocorre esvaziamento total na sístole → átrio esquerdo em dilatação → câmara colapsada → aumento de pressão no átrio esquerdo → aumento de pressão nas veias pulmonares e capilares pulmonares → congestão e edema pulmonar

As conseqüências da insuficiência cardíaca esquerda são: hipotensão, perfusão tecidual deficitária, oxigenação tecidual deficiente em decorrência de um suprimento sangüíneo deficitário para a aorta e para o sistema arterial.

As principais causas da insuficiência cardíaca esquerda são: infarto do miocárdio, hipertensão e doença valvar.

insuficiência cardíaca direita: câmaras em dilatação → aumento de pressão intracâmara → esvaziamento inadequado das veias cava no átrio direito → congestão venosa e edema periférico

As principais causas da insuficiência cardíaca direita são: doença pulmonar grave e insuficiência cardíaca crônica esquerda

A elevação da pressão na circulação pulmonar produz um aumento de carga sobre o lado direito do coração.

A insuficiência cardíaca direita pura, não decorrente do aumento de pressão na circulação pulmonar resultante da insuficiência cardíaca esquerda,  ocorre por hipertensão pulmonar grave e crônica, e é  denominada de  cor pulmonale.

insuficiência cardíaca global: resulta da insuficiência (biventricular) cardíaca do lado esquerdo e do lado direito do coração e é também chamada de insuficiência cardíaca congestiva.

insuficiência cardíaca esquerda → congestão pulmonar → insuficiência cardíaca direita secundária = insuficiência cardíaca global

Tipos de cardiopatias

isquêmica                                           ▪  valvar

                                                                                                             

hipertensiva                                        ▪ congenita

 

Cardiopatia Isquêmica:  ou coronariopatia

- desequilíbrio entre suprimento (perfusão) e a demanda de sangue oxigenado do coração/ insuficiência coronária (redução do fluxo coronariano)

- isuficiência de oxigênio e redução da disponibilidade de substratos, nutrientes e remoção de metabólitos

 

- a principal causa de doença cardíaca isquêmica é o ateroma de artérias coronárias / aterosclerose coronariana com ou sem trombose

- outras incluem: redução da irrigação coronária por estenose aórtica e lesões valvares com insuficiência aórtica ou mitral

ateroma -  deposição de material rico em lipídeos na íntima das artérias associado à alterações:

- alterações da túnica íntima por dano ao endotélio que predispõe a trombos, com comprometimento seqüencial da túnica média que pode resultar na perda da elasticidade da parede.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (179.9 Kb)   docx (577.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com