TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geriatria

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.685 Palavras (11 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 11

Sumário

Geriatria

Definição da área, 01

No que a fisioterapia contribui, 02

Uso da tecnologia nessa área, 03

Patologias

Acidente vascular cerebral (AVC), 04

Doença de Paget, 08

Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), 10

Osteoporose, 12

Final

Bibliografia, 14

Geriatria:

É uma especialidade que estuda a saúde do idoso, afim de prevenir e tratar as doenças relacionadas ao envelhecimento, com objetivo de prolongar a vida do paciente idosos.

A prevenção de diversas doenças pode ser atribuída por mudanças de hábitos de vida tais como alimentação, atividades físicas, ao não uso de drogas, prevenção da obesidade, controle do tabagismo, equilíbrio emocional, etc.

O processo de envelhecimento e uma consequência natural a velhice, é uma das preocupações da humanidade, desde o início da civilização, poucos problemas tem merecido tanta atenção e preocupação do homem como o envelhecimento e a incapacidade funcional associada a velhice.

O século 20 marcou os grandes avanços da ciência do envelhecimento, no início do século passado, mais precisamente em 1903, que Elie Metchnikoff defendeu a ideia da criação de uma nova especialidade, a gerontologia, denominação dos termos gregos géron (velho, ancião) e logia (estudo). O autor previa que essa área de estudo seria um dos ramos mais importante da ciência, em 1909, essa especialidade passou a ser denominada geriatria por Ignatz L. Nascher, médico vienense, cujo significado era o estudo clínico da velhice.

O envelhecimento humano é causado por alterações moleculares e celulares que resultam em perdas funcionais progressivas dos órgãos e do organismo como um todo. Cada órgão, independentemente, reduz à pouca sua função e o corpo se torna gradativamente senil. Envelhecer é um processo que começa coma fecundação e termina com a morte.

O comprometimento no desemprenho neuromuscular, evidenciado pela fraqueza, lentidão de movimentos e fadiga precoce, constitui um aspecto marcante, podendo levar o idoso a dificuldades funcionais sérias.

01

Fisioterapia na geriatria:

A fisioterapia é a ciência da saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas.

O fisioterapeuta pode atuar em várias áreas, até mesmo a ciência do envelhecimento, que é subdividida em gerontologia e geriatria, que buscam a integridade de conceitos sociais, físicos, psicológicos, preventivos e reabilitacionais na vida e no organismo do idoso.

A fisioterapia vem colaborar com o intuito de melhorar e compreender os fatores que possam acarretar a perda ou diminuição da autonomia, qualidade de vida e o bem-estar do idoso, as práticas usadas na geriatria buscam a prevenção, o tratamento e a reabilitação das patologias incapacitantes.

No aspecto preventivo da fisioterapia geriátrica, busca o desenvolvimento de exercícios através de técnicas cinesioterápicas para manutenção e prevenção das capacidades físicas, psicológicas e sócias nos idosos, prolongando a independência funcional ou a totalidade de sua autonomia.

Na parte preventiva da fisioterapia geriátrica é: restabelecer a capacidade funcional, autonomia, independência e qualidade de vida, incentivar a participação nos papeis sociais, familiares, profissional e cultural, melhorar a força muscula, evitar a fadiga, estimular estabilidade postural, etc.

02

Uso da tecnologia:

Tecnologia na Geriatria. Muito tem se visto por ai que doenças neuro-degenerativas, são acometidas na maior parte da população de idosos, que são mais propícios a adquirirem estas doenças, por seu sedentarismo. Além destas doenças, este mal habito, pode trazer outros problemas de saúde quando unidos a má alimentação, falta de exercícios físicos. Então foi olhando para a brincadeira de criança os vídeos games interativos, que podemos ver uma integração entre o exercício físico, raciocínio lógico e resposta motoras. Com isso é possível ver em diversos estudos este modo de diversão, sendo usado com tratamento de Parkinson por exemplo, com estes tratamentos e possível garantir além do lazer, uma melhora nos movimentos que poderiam ser reduzidos com os passar dos anos, assim melhorando a memória e as cognições dos pacientes. Hoje em dia, podemos nos deparar com 3 tipos de vídeo games interativos, que são o Xbox 360 Kinect, o Playstation e o Nintendo Wii, uns com investimentos maiores na área, e outros pouco defasados, que oferecem diversos tipos de diversão, estas sendo esporte, desvio de obstáculos, etc. Mas que podem garantir o envolvimento com a diversão e o mundo virtual.

03

Acidente vascular cerebral (AVC):

A doença cerebrovascular aterosclerótica, se manifesta como acidente vascular cerebral (AVC) apresenta-se mais na população idosa. A partir dos 55 anos de idade, o risco de AVC dobra a cada década de vida.

Ocorre no mundo anualmente cerca de 16 milhões de casos de AVC, que resulta em cerca de 5,7 milhões de mortes ou seja, de cada três novos casos um resulta em morte. As sequelas do AVC em sobreviventes são grandes, levando a maioria dos casos em perda da independência pessoal.

O AVC é a maior causa de incapacitação funcional na população adulta, ou seja nos idosos.

Modificação do estilo de vida: A mudança de hábitos, com abandonar o tabagismo, o sedentarismo, a obesidade. Devemos incluir frutas e legumes na dieta, a redução no consumo de sódio (sal) e o aumento de potássio parecem contribuir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com