TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio Geriatria e Gerontologia

Por:   •  9/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  821 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA – INTA

FISIOTERAPIA T22M

GERIATRIA E GERONTOLOGIA

EVA DÁKS LEITE

VIVÊNCIA COM OS IDOSOS DO ABRIGO SAGRADO CORAÇÃO DE JEJUS

THAÍS ISTEFANNY ALBUQUERQUE SOUSA

YANNA SÁVILLA SOUSA FREIRE

SOBRAL

2016

1. INTRODUÇÃO

O envelhecimento é uma etapa natural do desenvolvimento em que cada indivíduo passa por mudanças fisiológicas. As características principais do avanço da idade são: a redução da capacidade de adaptação ambiental, a diminuição da velocidade de desempenho e o aumento da susceptibilidade a doenças, ou seja, trata-se de uma degenerescência biológica, psicossocial e funcional do ser humano (MENEZES; VICENTE, 2007).

          Para o estudo do processo de envelhecimento e a consequente atenção à saúde, duas áreas têm sido abordadas: a Gerontologia, compreendida como campo de conhecimento interdisciplinar que visa investigar o envelhecimento humano em sua perspectiva mais ampla, considerando os aspectos clínicos, biológicos, psicológicos, sociais, culturais, econômicos e históricos, e a Geriatria, ramo da medicina direcionado à promoção da saúde e ao tratamento de doenças e incapacidades entre os idosos (TAVARES et al., 2008).

        Etimologicamente, o termo envelhecer se remete à condição de se tornar velho, com muito tempo de existência. Entretanto, o envelhecer não é apenas um processo biológico individual pelo qual os seres vivos passam naturalmente, ele também traz consigo mudanças de caráter social e demográfico (MENEZES; VICENTE, 2007).

Com o aumento da longevidade e uma certa fragilidade inerente ao envelhecimento, observa-se um aumento da demanda de cuidados intensivos e contínuos. A exigência de assistência constante na vida diária torna o idoso um indivíduo dependente, incapaz de manter sua autonomia nas mínimas atividades do cotidiano: alimentação, locomoção, higiene, dentre outras. Assim, tem-se observado um aumento significativo do número de idosos asilados, pois é muito difícil que um membro da família possa absorver o cuidado do idoso (MENEZES; VICENTE, 2007).

2. RESULTADOS E DISCUSSÕES

A população idosa vem aumentando consideravelmente nas ultimas décadas. O processo do envelhecer vem acompanhado por diversas alterações que causam dano aos diferentes sistemas do organismo. Dentre as principais alterações causadas pelo avanço da idade, está o decréscimo da função muscular, que afeta consideravelmente a capacidade de realizar tarefas do dia-a-dia diminuindo a independência funcional do idoso.

Quando as funções começam a deteriorar, como resultado de uma demanda excessiva imposta a um sistema fisiologicamente incapaz de supri-la e/ou pela existência de processos patológicos (camuflados ou não), é que os problemas começam a surgir. O conceito está intimamente ligado à manutenção da autonomia. Nesse sentido, portanto, o conceito de envelhecimento cronológico passa a ser de relevância muito menor que o conceito do envelhecimento funcional (CONVERSO; LARTELLI, 2007).

2.1 SOBRE A VIVÊNCIA

Durante a jornada como acadêmicos do curso de Fisioterapia ministrado pelas Faculdades INTA, nós, alunos do sexto semestre, fomos abordados pela disciplina de Geriatria e Gerontologia, onde tivemos parte das horas curriculares de ensino prático. Passamos por um período de estágio. A professora dividiu a turma em duplas (Yanna Sávilla e Thaís Istefanny), onde cada dupla ficaria responsável por acompanhar um idoso durante todas as aulas práticas da disciplina. Ao decorrer de três meses foram realizadas visitas semanais no Abrigo Sagrado Coração de Jesus, localizado na cidade de Sobral/CE, onde deveríamos realizar procedimentos fisioterapêuticos, avaliações e reavaliações no idoso escolhido do projeto Adote um Idoso, Abelardo Eugênio de Campos, 70 anos.

2.2 PLANO DE ATENDIMENTO

Dia 04 de Novembro de 2016, realizamos a coleta de dados constituída da aplicação de três instrumentos: preenchimento do formulário onde contem informações da vida pessoal do idoso, avaliação do prontuário médico, e uma história de vida. Avaliamos a percepção geral do idoso nos Aspectos Físicos: Idoso deficiente visual, diabético e hipertenso, com força muscular dos membros superiores relativamente normais, amplitude de movimento diminuído nos membros inferiores, tônus muscular normal, cognitivo. Idoso aparentemente lúcido, não apresentou variações de humor, bem humorado e cooperativo, concentrado nas atividades propostas, noção visuo-espaciais ausentes. Aspectos Sociais: Como o idoso se relaciona com outros idosos e a equipe multiprofissional.

Dia 21 de Outubro de 2016, iniciamos com uma conversa, a fim de conhecer um pouco a vida do paciente e verificar o grau de satisfação com que ele relata os acontecimentos. Trabalhamos com a escala de depressão geriátrica, que tem como objetivo verificar a presença de sintomas depressivos.

Dia 04 de Novembro de 2016, após aferirmos a pressão iniciamos com uma caminhada leve, que teve duração de 20 minutos, idoso apresentou amplitude de movimento diminuída nos membros inferiores. Após a caminhada, idoso sentiu-se muito cansado devido ser hipertenso.

Dia 11 de Novembro de 2016, idoso queixava-se de dor nas costas. Iniciamos aferindo a pressão que deu um pouco acima do normal. Realizamos o Mini Exame de Estado Mental-MEEM, para avaliar a cognição. Em seguida fizemos alguns alongamentos em membros superiores para o alívio da dor.

Dia 18 de Novembro de 2016 atendimento idoso estava bem ativo, trabalhamos com ele o fortalecimento dos membros inferiores com caminhada e escada e cano. Utilizamos a bicicleta terapêutica, para o ganho de ADM e fortalecimento muscular. Utilizamos as bolas terapêuticas lisas no MMII, para fazer alongamentos, movimentos de flexão e extensão com a bola entre as pernas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (125.5 Kb)   docx (37.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com