TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO GERIATRIA

Por:   •  24/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  3.395 Visualizações

Página 1 de 2

2.1 – Dados de Identificação

No dia 13 do mês de agosto de 2019, no Instituto de idosos Lar Sagrado, deu início ao estágio supervisionado de fisioterapia geriátrica, que conta com a supervisora responsável . Sob a supervisão foram efetuadas diversas atividades as quais estão descritas no decorrer deste relatório. O Lar dos idosos tem como missão: acolher os idosos, e pessoas com distúrbios neurológicos que foram desamparados pelas famílias, de forma humanizada, em parceria com a Equipe de Multiprofissionais como: Fisioterapeuta; Nutricionista; Enfermeiros; Médicos; Assistente Social e cuidadores, colaborando para um melhor atendimento aos acolhidos.

O local dispõe de dois ambientes, onde um dos ambientes para pessoas do sexo masculino e outro do sexo feminino, contendo sete quartos para os mesmos. O local dispõe de uma farmacinha de medicamentos básicos, onde também são guardados os prontuários dos residentes e atendimento das visitas medicas; Uma cozinha para o preparo dos alimentos, com os utensílios, fogão, geladeira e os demais; Uma quadra, onde são realizada as atividades livres. Contém três banheiros, um para os funcionários e os outros para os residentes; Uma sala da administração; Um bebedouro coletivo; Uma sala com televisão, sofá e mesa, para distração e alimentação dos acolhidos. Os locais de atendimento não é muito climatizado pois os quartos encontra-se com os ventiladores com defeitos.

2.2 – Desenvolvimento

No primeiro encontro houve explicações sobre duvidas, vestimentas, organização e dinâmica do estágio. No segundo encontro a supervisora responsável nos apresentou o instituto Lar Sagrado, onde visitamos todos os quartos sendo apresentados os pacientes com tais patologias: Luxação de quadril, Osteoartrose, Parkinson, AVE, distúrbios neurológicos e acamados. Logo após foi destinado a cada dupla os pacientes. Foram realizadas avaliações fisioterápicas dos casos clínicos apresentados acima. No retorno ao lar, já com tratamento de cada paciente deu-se o início aos atendimentos.

As técnicas utilizadas foram: exercícios de cognição, jogos de memória, dominó, brincadeiras lúdicas, exercícios de motricidade fina e grossa, exercícios de fortalecimento, alongamentos ativo e passivo, mobilização neural, mudanças de decúbitos e atividades em grupo.

O objetivo do tratamento fisioterápico, baseou-se no alongamento dos músculos encurtados, aumento da amplitude do movimento, ganho de força muscular, flexibilidade, propriocepção, treino de marcha e equilíbrio. Visando a prevenção, tratamento, reabilitação e/ou promoção de saúde dos acolhidos.

2.3 – Considerações Finais

O estágio no Instituto Lar Sagrado foi uma experiência muito agradável onde descobri novas habilidades, onde aprendemos que escutar por muitas vezes é melhor que falar, foi uma ótima troca de experiência onde pudemos aprender muito mais que ensinar, aprender a ver o paciente como um todo como um ser biopsicossocial, onde temos que abrangem todas as necessidades do paciente. Este estágio foi de grande valia e enorme prazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (26.6 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com