TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hidroterapia em neuro

Por:   •  12/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.994 Palavras (16 Páginas)  •  845 Visualizações

Página 1 de 16

        1.  Introdução

        Reabilitar pacientes com lesões cerebrais apresenta muitos desafios complexos aos profissionais da área médica. A necessidade de estratégias de reabilitação neuromotora tem aumentado constantemente à medida que tecnologia e tratamento médico aperfeiçoado têm permitido que mais pessoas sobrevivam a lesões cerebrais, tais como traumatismo craniano, acidente vascular cerebral, tumor cerebral e parto prematuro.

        Os profissionais de reabilitação que atuam na área de neurologia, como outros profissionais de saúde, devem procurar constantemente desenvolver programas que sejam eficientes e produzam resultados positivos em longo prazo.

A abordagem do tratamento vai variar conforme o profissional. Pode-se utilizar vários e diversificados métodos.

Os fisioterapeutas devem estar completamente familiarizados com as características e propriedades da água, devem estar aptos a controlar seus próprios corpos contra quaisquer forças perturbadoras e estarem qualificados para controlar seus pacientes física e psicologicamente. A condução habilidosa será a essência da hidroterapia neste campo.

Os benefícios comumente descritos da reabilitação aquática para adultos com lesão cerebral incluem redução do tônus, prevenção de contraturas, assistência ao equilíbrio estático e dinâmico, fortalecimento mais precoce e mais eficaz, benefícios cardiovasculares, motivação, recreação e socialização.


        2.  Reabilitação de Pacientes com Distúrbios Neurológicos

Os problemas encontrados durante o tratamento de lesão cerebral podem ser classificados de acordo com a classificação internacional de um prejuízo, incapacidade e desvantagem.

Prejuízo é qualquer perda ou anormalidades de um órgão, estrutura ou função. Os prejuízos típicos são: fraqueza, hipertonia, limitação de movimento, perda sensitiva, incoordenação e instabilidade postural. Incapacidade seria qualquer redução, total ou parcial na capacidade de desempenhar qualquer atividade funcional dentro da faixa considerada “normal” para o ser humano médio, as típicas incluem aquelas que afetam a marcha, transferência e o alcance. Desvantagem é uma limitação imposta externamente que restringe ou impede o preenchimento de papéis sociais usuais, dependendo da idade, do sexo, e da cultura da pessoa. Desvantagens típicas de lesão cerebral incluem barreiras físicas, barreiras de atitude, expectativas reduzidas e medo por parte do paciente.

A aplicação de abordagens de reabilitação, tanto terrestres quanto aquáticas, pode influenciar os distúrbios neurológicos em qualquer um ou em todos esses aspectos.         

        Uma compreensão completa do movimento normal é um pré-requisito para desenvolver programas de reabilitação, em qualquer ambiente, a fim de influenciar o movimento patológico.        

        Os terapeutas de reabilitação neuromotora tornam-se mais eficazes na realização de avaliações e administração de tratamento se forem familiarizados com vários modelos de um controle motor, pois um modelo pode ser útil para o tratamento de um paciente e menos eficaz para outro paciente.

A hidroterapia é um recurso da fisioterapia que utiliza a água como agente externo, abrangendo e aplicando exercícios aquáticos terapêuticos em piscina aquecida e coberta, para ajudar na reabilitação de várias patologias, com orientação restrita do profissional de fisioterapia.

O objetivo da reabilitação aquática neurológica geral é tornar o paciente o mais independente possível para a realização de suas tarefas de vida diária.

Existe uma grande variedade de métodos terapêuticos disponíveis para o tratamento de pessoas com problemas neurológicos, sendo que a hidroterapia está se tornando mais aceita, ocupando um lugar definitivo no tratamento destes indivíduos.

Possivelmente a escolha pela hidroterapia se deva aos efeitos que esta proporciona ao organismo humano e a grande aceitação por parte dos pacientes.

        3.  Bases para os Tratamentos Neurológicos

O tratamento terapêutico é aquele que estimula a reação, sem sobrecarregar o sistema danificado, e minimizar as respostas anormais.

        O tratamento envolve o uso das habilidades manuais e o SNC intacto dos fisioterapeutas para preencher as lacunas no sistema danificado do paciente. Isso permite que os pacientes experienciam os movimentos normais e atinjam sua meta. Na prática isso significa que o fisioterapeuta inicialmente encoraja o paciente a realizar o máximo de movimentos voluntários possível. O fisioterapeuta depois fornece o controle adicional e a atividade muscular para auxiliar o paciente a atingir a meta escolhida. É necessária grande sensibilidade para a condução por parte do fisioterapeuta. O apoio excessivo impede o aprendizado; a falta deste permite que a qualidade dos movimentos seja deteriorada e limita as alterações em logo prazo. Durante o tratamento aquático de uma pessoa com lesão neurológica a água desempenhará parte do papel do fisioterapeuta. Por exemplo, para facilitar uma atividade estabilizante ao redor de uma articulação, pode-se utilizar os efeitos das pressões negativas criadas pela turbulência para criar uma resistência facilitadora.

  1. Vantagens e Contra-indicações da Hidroterapia em Neurologia

A Hidroterapia em Neurologia proporciona as seguintes vantagens:

  • Diminuição da descarga de peso;
  • Estabilização de articulações;
  • Propicia o ortostatismo e a marcha;
  • Estimula o equilíbrio e a coordenação;
  • Previne contraturas musculares e deformidades;
  • Favorece o aumento das amplitudes de movimento direta e indiretamente;
  • Promove relaxamento muscular / diminuição do tônus;
  • Diminui edemas e favorece o retorno venoso;
  • Auxilia a ação de músculos fracos;
  • Aumenta a força muscular;
  • Propicia trabalho respiratório, aumentando a expansibilidade, favorece a expiração e aumenta a capacidade vital;
  • Estimula os movimentos;
  • Restabelece e estimula as reações de endireitamento;
  • Reeduca os padrões recíprocos de movimento;
  • Trabalha padrões funcionais de movimento;
  • Aumenta o condicionamento cardiovascular;
  • Oferece oportunidade à recreação e socialização.

As contra-indicações da Hidroterapia em Neurologia são:

  • Fratura de base de crânio;
  • Incontinência intestinal urinária;
  • Pacientes com pressão sanguínea alta, especialmente resultante de TCE;
  • Pacientes com aneurisma;
  • Pacientes com lesões abertas e drenantes;
  • Pacientes com cateteres.

5.  Benefícios do Ambiente Aquático para o Tratamento de Disfunções Neurológicas

        O ambiente aquático oferece múltiplos benefícios para programas de reabilitação física. Os benefícios podem diferir de um grupo diagnóstico para outro. Em geral, os benefícios de usar água para tratamento de disfunções neurológicas envolvem a propriedade de flutuação.

        O suporte de flutuação da água oferece alívio do peso, permitindo aos pacientes com fraqueza assumir posturas eretas em um momento mais precoce no seu processo de reabilitação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (164.8 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com