TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imundade ao microorganismo

Por:   •  18/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

Imunidade aos microorganismos

O que são os microorganismos?

Sabemos que a imunidade nata possui barreiras naturais que estão presentes na pele, no trato gastro-intestinal e no trato respiratório, mas:

o que acontece quando os microorganismos conseguem ultrapassar  tais barreiras?

Como eles se multiplicam?

Como o corpo reage a tais microorganismos?

Os microorganismos passam pelos neutrófilos objetivando chegar ao tecido nervoso. Os antígenos proteicos dos patógenos que entram no corpo são capturados pela celulas dendríticas.

Os epitélios e os tecidos sub-epiteliais contem uma rede de celulas dendríticas, as mesmas celulas estão presentes nas areas ricas em celulas T dos órgaos linfóides perifericos e em menor quantidade na maioria dos outros órgaos, na pele, as celulas dendríticas epidérmicas são chamadas de Celulas de Langerhans. As celulas dendriticas epiteliais são chamadas de imaturas, pois não são eficazes na estimulação dos linfocitos T. Essas celulas dendriticas imaturas expressam receptores de membranas que se ligam aos microorganismos. Elas usam esses receptores para capturá-las e fazer a endocitóse dos antígensos microbianos. Alguns antígenos microbianos solúveis podem estar na celula dendrítica por pinocitose. Após fazer isso e estar ativada as celulas dendriticas ficam ativadas e partem para o linfonodo.

As celulas dendriticas ativadas perem sua adesividade para o epitélio e passam a expressar receptores de superficie CCR7, que são específicos para citocinas quimioatrativas, mas conhecidas como quimiocínas, produzidas na zona de ceulas T dos linfonodos. Essas quimiocinas direcionam as celulas dendriticas que sairam do epitélio para que migrem para os linfonodos atravéz dos vasos linfáticos. E elas se encaminham para  o linfocito T naíve

Durante a migração as celulas dendriticas amadurecem passando de células projetadas para capturar antígenos para para estimular os linfocitos T, esse amadurecimento se reflete no aumento da sintese e na expressão estavel de moláculas do MHC que apresentam, os antigenos das celulas T, e de outras moléculas chamadas de co-estimladores que são necessárias para uma resposta completa das células T.

O resultado é que os antigenos proteicos dos microorganismos que entram no corpo são transportados para as regioes dos linfonodos, onde é mais provável que os antigenos encontrem os linfócitos T ( lembrando que os linfocitos T virgens circulam continuamente pelos linfonodos e expessam CCR7, que promove sua entrada nas zonas de células T dos linfonodos.

Conseqüentemente, as células dendriticas transportando o antígeno capturado nas células T virgens que o reconhece são unidos nos linfonodos (Linfócito T CD4) esse rocesso é muito eficiente se antigenos microbianos são introduzidos em qualquer lugar do corpo, estima-se que em 12 a 18 horas se iniciam os linfonodos que drenam aquela região uma resposta das celulas T a eles.Linfocitos T CD4 liberam citocinas que irão ativar macrófagos e linfócitos B.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (80.5 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com