TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Infertilidade

Por:   •  21/4/2015  •  Dissertação  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 4

INFERTILIDADE

Esterilidade e um termo que só pode ser aplicado corretamente ao individuo que possui algum fator absoluto que impede a procriação. Infertilidade, entretanto, e a incapacidade de obter gravidez dentro de um perido estipulado de tempo. Expresso, em geral, como um ano. Este ponto de vista e, adequadamente, baseado em estatísticas.

Segundo whirtelaw verificou que 56% de casais férteis conseguiam a gravidez dentro de um mês e 78% obtinham-na dentro dos primeiros seis meses. Infertilidade primaria e o termo utilizado para designar as pacientes que conceberam. Enquanto que infertilidade secundaria indica que a mulher já teve uma gravidez. Esta. Por sua vez. Pode ser classificada como secundaria a uma gravidez.

Quando se aprecia o problema da infertilidade de um casal, levando em conta que a causa tanto pode ser feminina quanto masculina, considera-se infertilidade conjugal. Casal infértil e aquele que, mantendo relações sexuais sem recorrer a métodos anticoncepcionais, não consegue reproduzir-se. O prazo de tempo estabelecido para admitir a infertilidade e variável: a um ano e meio, segundo critério da OMS; um ano porem e razoável para a maioria dos casos. Estes prazos devem ser reduzidos para ate 6 messes, quando se tratar de mulheres com mais de 35 anos de idade ,m a fim de não se protelar a investigação e a terapêutica.

 As expressões infertilidade e esterilidade são alternativamente empregadas por numerosos autores, podendo, mesmo, ser considerados sinônimos.  A tendência atual, no entanto, e de que a primeira delas seja a mais  usada.

Fatores causais- Considerando os fatores feminino e masculino, que podem aparecer isoladamente ou coexistir.

Outro fator muito estudado e o imunológico. Vale ressaltar, também, os casos de infertilidade sem causa aparente, também denominada esterilidade sem causa aparente (ESCA).

FATOR FEMININO

As causas da infertilidade feminina podem ser gerais e genitais.

Causas gerais

Devem ser lembradas as endocrinopatias, as doenças gerais consuntivas, as intoxicações, as avitaminoses, os estados de desnutrição e as alterações do psiquismo. Esta ultima são de grande importância. Sua ação e inegável, dados os elos neuroendócrinos, aos quais se prende o mecanismo da evolução, e a influência exercida pelo psiquismo na esfera genital. Neste particular, vale citar os estados de tensão emocional que, algumas vezes, impedem a gravidez. O fator psíquico pode inibir a ovulação e, também determinar espasmo tubário impeditivo de fecundação. São de amplo conhecimento os casos de mulheres que, não conseguindo engravidar, resolvem adotar uma criança e logo apos engravidam. Nestes casos, e evidente que a inibição psíquica foi vencida e o desaparecimento da tensão emocional propiciou a gravidez.

Causas genitais

Classificam-se em endócrinas, canaliculares e patológicas da pelve.

Causas endócrinas

Ciclos anovulatórios - No ciclo menstrual monofásico, não ocorrendo a ovulação não ocorrendo fecundação, pois o ovulo não se liberta para receber a célula germinativa masculina. O ciclo anovulatório, decorrente de alterações funcionais do eixo hipotálamo hipofisário, constitui uma das principais causas hormonais da infertilidade feminina. A síndrome dos ovários policísticos também se relaciona aos ciclos anovulatórios.

Insuficiência do corpo lúteo

Nestes casos, a ovulação ocorre e pode haver fecundação. O corpo lúteo insuficiente, porem, produz progesterona em níveis baixos, de formas a ficarem prejudicadas as funções tubaria e endometrial. Assim, o ovo perece, por carecer de nutrição insuficiente quando da migração pelas tubas e por não encontrar a mucosa uterina preparada para recebê-lo. Ocorreria, portanto, o micro abortamento, como diz termino de gravidez que não fora sequer comprovada. A abordagem terapêutica correta interrompe esta evolução ruim.

Folículos luteinizados não roto

Nesta circunstancia, o processo de esteroidogenese desenvolve-se e o LH inicia a luteinização do folículo que, não obstante, não se rompe e não libera o ovulo provavelmente por falha do mecanismo enzimático.

Endometriose

E mais comum à associação de endometriose e infertilidade. E a  localização ectópica de tecido semelhante ao endométrio em órgãos ou estruturas pélvicas e extra pélvicas, executando-se a localização no miométrio

É uma doença caracterizada pela presença do endométrio – tecido que reveste o interior do útero – fora da cavidade uterina, ou seja, em outros órgãos da pelve: trompas, ovários, intestinos e bexiga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (98.8 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com