TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neuroanatomia Sistema Nervoso (SN)

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 3

Sistema Nervoso (SN)

O Sistema Nervoso Central (SNC), formado pelo encéfalo, constituintes neural do sistema fato receptor e medula espinhal.

O Sistema Nervoso Periférico (SNP), formado pelos nervos e pequenos agregados de células nervosas denominadas gânglios nervosos.

Os nervos são constituídos principalmente por prolongamentos dos neurônios (células nervosas) situados no SNC ou nos gânglios nervosos. Os principais componentes do sistema SN são: neurônios (células geralmente com grande prolongamento, e vários tipos de células da GLIA ou NEUROGLIA, que sustentam os neurônios e participam de outras funções importantes.Os neurônios tem a propriedade de responder a alterações do meio em que se encontram. No SNC também encontramos duas substancias conhecidas como substancia branca e substancia cinzenta, devido há uma __________ entre os corpos celulares dos neurônios e os seus prolongamentos. Isto faz com que sejam reconhecidos no encéfalo e na medula espinhal estas duas porções. Sendo que a substancias cinzenta é assim chamada porque quando observada macroscopicamente mostra esta coloração, formada por corpos celulares dos neurônios (pericárdios) e celu8las da glia, contendo também prolongamento de neurônios.

A substância branca não contém corpos celulares de neurônios, sendo constituída por prolongamentos de neurônios e por células da glia. Seu nome se dá pela presença de grande quantidade de um material esbranquiçado denominado mielina, que envolve certos prolongamentos dos neurônios (axônios).

As funções fundamentais do SNC são: (1) detector, transmitir, analisar e utilizar as informações geradas pelos estímulos sensoriais representados por calor, luz, energia mecânica e modificações químicas do ambiente externo e interno; (2) Organizar e coordenar, direta ou indiretamente o funcionamento de quase todas as funções do organismo, entre as quais as funções motoras, viscerais, endócrinas e psíquicas.

O SNC esta contido e protegido na caixa craniana e no canal neural, sendo envolvido por membrana de tecido conjuntivo chamado meninges. Essas meninges são formadas por três camadas, que de fora para dentro são: DURA-MATER, ARACNÓIDE e PIA-MATER.

O SNP já que é formado pelos nervos, gânglios e terminações nervosas possui suas características diversificadas. As fibras nervosas são constituídas por um axônio e suas bainhas envoltórias. Grupos de fibras nervosas que formam os feixes ou tratos do SNC e os nervos no SNP.

Devido o seu conteúdo em mielina e colágeno, os nervos são esbranquiçados, exceto os raros nervos muito finos formados somente por fibras amielínas.

Uma das funções dos nervos é estabelecer comunicações entre os centros nervosos e os órgãos da sensibilidade e os afetores( músculos e glândulas), por exemplo: possuem fibras aferentes e eferentes, as fibras aferentes levam para os centros as informações obtidas no interior do corpo e no meio ambiente. As fibras eferentes levam impulsos dos centros nervosos para os órgãos efetores comandados por estes centros. São chamados respectivamente nervos sensitivos e nervos motores. Sendo ainda que a maioria dos nervos possui fibra dos dois tipos, sendo portando nervos mistos, cujo possuem fibras mielínicas e amielínicas. Então o SNP funciona também para o SNC, pois além de levar todas as informações necessárias ao SNC, os nervos são fortes e resistentes. Seu tecido de sustentação, é uma camada fibrosa, mais externa de tecido conjuntivo denso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (70.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com