TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neuroanatomia: Sistema nervoso autônomo

Por:   •  9/4/2018  •  Seminário  •  2.911 Palavras (12 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUÍZ DE FORA

CAMPUS GOVERNADOR VALADARES

ANATOMIA APLICADA A MEDICINA II- NEUROANATOMIA

CARLOS ALBERTO DA SILVA RODRIGUES- 201607025GV

FELIPE FREITAS LOSSILLA- 201507054GV

NATHAN HAAS- 201507101GV

SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO

E

FORMAÇÃO RETICULAR

GOVERNADOR VALADARES –MG

2017

SUMÁRIO

SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO : Aspectos Gerais...............................................01

SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO : Anatomia do Simpático, Parassimpático e dos Plexos viscerais ...............................................................................................................03

FORMAÇÃO RETICULAR. Sistemas modulatórios de Projeção Difusa.....................07

IMAGENS ......................................................................................................................11

REFERÊNCIAS..............................................................................................................12

SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO – Aspectos Gerais

1.0 CONCEITO:

Sistema nervoso é dividido em Somático e Visceral; ambos compartilham os mesmo Glânglios sensitivos na medula, nas vias aferentes. Entretanto, o somático afere sobre estímulos no SNP, e o visceral conduz impulsos gerados nos visceroceptores, ambos para partes específicas do SNC.

O Sistema nervoso visceral é importante para mantes a homesostase das vísceras. Sua parte eferente tras informações do SNC para glândulas, m.m. lisos ou m.m. cardíacos, e é classificado como Sistema Nervoso Autônomo(SNA), dividido em Simpático e Parassimpático. (figura 1). É necessário citar que fibras eferentes viscerais especiais não fazem parte so SNA, pois inervam m.m. estriados esqueléticos.

2.0SISTEMA NERVOSO CENTRAL E AFERENTE:

Basicamente, as principais diferenças entre os componentes aferentes do S.N.Somático e S.N.Visceral são:

SNS possui estímulos conscientes e bem localizados, como sentir que dói a ponta do dedo mínimo. Além disso, os estímulos normalmente apresentados no SNS são do tipo secção (como uma secção na pele que causa dor).

Já as aferências do SNV, são maioria inconsientes (por exemplo a detecção da pressão arterial ou do teor de O² no organismo feita pelos visceroceptores, importantes para induzir reflexos viscerais), são mal localizados ou referem-se a uma grande área (nao conseguimos localizar precisamente qual alça intestinal está dolorida, apenas que sentimos dor na região do intestino) e normalmente informam sobre a distensão do tecido, que no caso das vísceras-diferente da pele- são muito dolorosas. Como a dor é referida, é comum o paciente informar de dor em territórios cutâneos durante inflamações de algumas vísceras.(figura 2)

É importante citar que os impulsos aferentes viscerais passam por glânglios sensitivos antes de penetrar no SCN.

3.0DIFERENÇAS ENTRE O SISTEMA NERVOSO SOMÁTICO EFERENTE E VISCEAL EFERENTE OU AUTÔNOMO:

Eferencias quanto ao S.N.Somático: impulsos nervosos terminam em um m.estriado esquelético, sendo assim responsável por movimentos voluntários. Além disso, so existe um neurônio entre o SNC e o m.esquelético, com o corpo na coluna anterior da medula, com a presença de placas motoras ligadas ao m.esquelético.

Eferências quanto ao S.N.Visceral(Autônomo): impulsos nervosos terminam em um m.liso, cardíaco ou em glândulas, responsável por movimentos involuntários, com ausência de placa motora. Nesse caso existem 2 neurônios entra o SNC e o órgão efetor, um deles como corpo na medula ou Tronco Encefálico(neurônios pré-ganglionares) e os outros fora do SNC, agrupados em gânglios(neurônios pós-ganglionares).

4.0 ORGANIZAÇÃO GERAL DO SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO:

A localização do SN Simpatico e Parassimpático serão citadas logo adiante. Os neurônios pré-ganglionares formam a coluna lateral na porção toraco lombar da medula, e são mielinizados. Já aqueles pós gânglio sao multipolares, envolvidos por neurilema.

5.0 DIFERENÇAS ENTRE O SISTEMA NERVOSO SIMPÁTICO E PARASSIMPÁTICO:

Anatomicamente e Farmacologiamente falando:

Quanto ao corpo do neurônio pré-ganglionar: Simpático localizado de T1 a L2 na coluna lateral, com fibras curtas. Parassimpático localizado no Tronco Encefálico, de S2 a S4, com fibras longas. As fibras pré-ganglionares do simpático e parassimpático são colinérgicas.

Quanto ao corpo do neurônio pós-ganglionar: Simpático localizam longe das vísceras, nomeados de paravertebrais, com fibras longas, normalmente granulares(adrenérgicas, com exceção das fibras que inervam glândulas sudoríparas e vasos dos m.estriado esqueléticos, que são colinérgicas). Parassimpático possui gânglios localizados próximos as vísceras, com fibras curtas, agranulares(colinérgicas).

Normalmente, a maioria dos órgaos do corpo sofrem dupla inervação(simpática e parassimpática). O fato das fibras pós-ganglionares do parassimpático localizarem próximo as vísceras, suas ações são limitadas a órgaos especificos, ao contrário do simpático, que ao liberar noradrenanila atingem todo o sistema simultaneamente. Suas principais diferenças fisiológicas serão demonstradas na tabela a seguir.(figura 3)

SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO : Anatomia do Simpático, Parassimpático e dos Plexos viscerais

1- ASPECTOS ANATÔMICOS

Tronco Simpático

A principal formação anatômica do sistema simpático formada por uma cadeia de gânglios unidos por ramos interganglionares.Cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com