TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neuroanatomia Sistema Nervoso Central

Por:   •  13/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.098 Palavras (9 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Neuroanatomia











Rodrigo Muniz de Araújo

[pic 2]

O sistema nervoso é a estrutura organizada das terminações nervosas e das células chamadas neurônios. Corre por todo o corpo. A função do sistema nervoso é por que sentimos e respondemos às nossas circunstâncias, ambiente e eventos da vida da maneira que fazemos. A classificação do sistema nervoso gira em torno de sua estrutura. É organizado e rotulado como um todo corporal dividido em dois sistemas classificados, um no centro do sistema e outro que compõe suas bordas periféricas.

Sistema nervoso central

O núcleo da estrutura do sistema nervoso é o cérebro e a medula espinhal, também chamado de Sistema Nervoso Central ou Sistema Nervoso Central. Abriga o "centro de resposta" para o corpo, a parte de nós que reage a estímulos como frio, calor, doçura e dor, e dá respostas a tais estímulos. A medula espinhal está contida dentro da cavidade vertebral da coluna vertebral. É um pouco simplista dizer que o SNC é o que está dentro dessas duas cavidades e que o sistema nervoso periférico está fora delas, mas essa é uma maneira de começar a pensar nisso. Na verdade, existem alguns elementos do sistema nervoso periférico que estão dentro das cavidades cranianas ou vertebrais. O sistema nervoso periférico é assim chamado porque está na periferia - ou seja, além do cérebro e da medula espinhal. O próprio cérebro é um centro nervoso, contendo seu próprio sistema nervoso - entre outros, os nervos ópticos e olfativos para a visão e o olfato - mas também recebe informações da medula espinhal e da "outra metade" do sistema, o Periférico. Sistema Nervoso, PNS.



Sistema nervoso periférico
[pic 3]

O Sistema Nervoso Periférico é uma coleção de gânglios orgânicos - massas de tecido biológico - que envia mensagens de e para o cérebro e dá respostas a estímulos. Espalhado por todo o corpo a partir do SNC, o SNP é uma rede de neurônios classificados pela função que eles fornecem. Neurônios sensoriais enviam informações sobre um estímulo para o SNC. Os neurônios motores agem através dos músculos e glândulas. Imagine um serviço de entrega de encomendas que envia e recebe pacotes constantemente e instantaneamente, e você tem uma imagem do modo de operação do sistema nervoso.

Como o sistema funciona

A rede de neurônios do sistema nervoso, portanto, lida com duas respostas, sensorial e motora, que geram comportamento. Os dedos sentem o formigamento do frio. Os gânglios relatam a sensação através dos nervos do PNS, que por sua vez carrega a informação sensorial para o SNC e o cérebro. O cérebro responde enviando informações motoras através do SNP para os efetores, o músculo e o sistema glandular. Os dedos tremem; talvez os braços se movam em resposta para aquecer o indivíduo. Todo o sistema nervoso, tanto o sistema nervoso central quanto o sistema nervoso central, criaram essa resposta.

Voluntário e Involuntário

O sistema nervoso motor, que realiza os relatórios e comandos combinados do SNC e da SNP também está estruturado em duas partes. Uma parte é o sistema somático, que cria um movimento voluntário que você controla conscientemente - você se coça onde coça. A segunda parte é o sistema nervoso autônomo que é respostas involuntárias ou reflexas - você "pula" quando assustado. Simplificando, o corpo do SNP diz ao cérebro do SNC o que está acontecendo; e o cérebro do SNC diz ao corpo do SNP o que fazer a respeito.

Nervos cranianos

Nossos nervos cranianos são pares de nervos que conectam o cérebro a diferentes partes de nossa cabeça, pescoço e tronco. Existem 12 deles, cada um nomeado por sua função ou estrutura.

Cada nervo também possui um numeral romano correspondente entre I e XII. Isso é baseado em sua localização da frente para trás. Por exemplo, seu nervo olfativo é o mais próximo da sua cabeça, então é designado como I.

Suas funções são geralmente categorizadas como sendo sensórias ou motoras. Os nervos sensoriais estão envolvidos com seus sentidos, como o olfato, a audição e o tato. Os nervos motores controlam o movimento e a função dos músculos ou glândulas.



I. nervo olfativo

O nervo olfativo transmite informações sensoriais para o cérebro em relação aos cheiros que você encontra.

Quando você inala moléculas aromáticas, elas se dissolvem em um revestimento úmido no teto da cavidade nasal, chamado epitélio olfativo. Isso estimula os receptores que geram impulsos nervosos que se movem para o bulbo olfativo. Seu bulbo olfativo é uma estrutura oval que contém grupos especializados de células nervosas.

Do bulbo olfatório, os nervos passam para o seu trato olfatório, localizado abaixo do lobo frontal do cérebro . Os sinais nervosos são então enviados para áreas do cérebro relacionadas à memória e ao reconhecimento de cheiros.

II. Nervo óptico

O nervo óptico é o nervo sensorial que envolve a visão.

Quando a luz entra em seu olho, ela entra em contato com receptores especiais em sua retina, chamados bastonetes e cones. Os bastonetes são encontrados em grande número e são altamente sensíveis à luz. Eles são mais especializados em preto e branco ou visão noturna.

Os cones estão presentes em números menores. Eles têm uma sensibilidade à luz menor do que as hastes e estão mais envolvidos com a visão de cores.

As informações recebidas pelos bastonetes e cones são transmitidas da retina para o nervo óptico. Uma vez dentro do crânio, ambos os nervos ópticos se encontram para formar algo chamado quiasma óptico . No quiasma óptico, as fibras nervosas da metade de cada retina formam dois tratos ópticos separados.

Através de cada trato óptico, os impulsos nervosos eventualmente alcançam seu córtex visual, que então processa a informação. Seu córtex visual está localizado na parte de trás do seu cérebro.



III Nervo oculomotor

O nervo oculomotor tem duas funções motoras diferentes: função muscular e resposta da pupila.

  • Função muscular. Seu nervo oculomotor fornece função motora para quatro dos seis músculos ao redor dos olhos. Esses músculos ajudam seus olhos a se moverem e se concentrar nos objetos.
  • Reflexo da pupila. Também ajuda a controlar o tamanho da sua pupila quando ela responde à luz.

IV. Nervo troclear

O nervo troclear controla o músculo oblíquo superior . Este é o músculo responsável pelos movimentos dos olhos para baixo, para fora e para dentro.

Emerge da parte de trás do seu mesencéfalo. Como o seu nervo oculomotor, ele avança até alcançar as órbitas oculares, onde estimula o músculo oblíquo superior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (254.4 Kb)   docx (364.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com