TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CASO CLÍNICO NA FISIOTERAPIA

Por:   •  17/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 2

CASO CLÍNICO

RSN, 27 anos de idade, não tabagista, hígida até então, procurou atendimento médico ambulatorial devido ao aumento da temperatura corpórea, tosse seca e mialgia há três dias. Recebeu medicação sintomática e aconselhamento para manter-se em repouso relativo domiciliar. Evoluiu, nos cinco dias seguintes, sem melhora clínica. Voltou a procurar atendimento médico. Foi examinado e submetido ao estudo radiológico do tórax, que revelou opacidade no lobo pulmonar inferior direito. Foi iniciada antibioticoterapia com Levoflaxino.

No dia seguinte não houve melhora e o paciente desenvolveu dispneia. Dois dias após, foi internado com frequência respiratória de 40 irpm, em uso de musculatura ventilatória acessória e com tiragem intercostal moderada. Apresentava dor torácica ventilatória-dependente; PA. de 120/80 mmHg; Sat. O2 de 65% em ar ambiente e 85% com oxigênio em máscara facial a 10 L/min. Realizou nova radiografia do tórax, que revelou infiltrados, opacidades com broncograma aéreo disseminados em todos os campos pulmonares com o coração e os vasos da base normais (Fig. 2).

Gasometria:

pH: 7,47  mmHg

PaCo2: 35mmHg -

PaO2: 36mmHg 

HCO3: 21mEq/L 

SpO2: 70% 

De acordo com o caso clínico responda as questões abaixo:

1. Podemos afirmar que o paciente está num quadro de Insuficiência Respiratória? Explique.

Pode-se afirmar que o paciente apresenta um quadro de insuficiência respiratória (IR), ele apresenta condição clínica em que o valor da pressão arterial de oxigênio (PaO2 – 36mmHg) não se mantém dentro dos limites da normalidade para demanda metabólica.

2. Determine qual distúrbio ácido-básico esse paciente apresenta?

Alcalose respiratória – pH elevado e valores de paO2 e HCO3 fora da normalidade.

3. O paciente foi submetido a intubação orotraqueal, acoplado em VM e encaminhado ao setor de Terapia Intensiva. Quais os sinais demonstrariam prontidão para iniciar a Mobilização Precoce deste paciente? Explique.

Para iniciar a mobilização precoce o paciente deveria estar enquadrado nos critérios de indicação, estar em estabilidade hemodinâmica, sem sinais de DR e com liberação médica; enquadrado nos critérios de indicação o paciente seria classificado em dependente ou independente. O paciente acima descrito apresenta sinais de DR e por isso não enquadrado nos critérios de indicação para iniciar mobilização precoce.

DEPENDENTE

Nível 0: restrição médica

Nível 1: acamado/sedado

Nível 2: sedestação

INDEPENDENTE

Nível 3: ortostatismo

Nível 4: deambulação dependente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com