TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casos Clinicos Fisioterapia

Por:   •  18/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.154 Palavras (5 Páginas)  •  1.769 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU

FISIOTERAPIA

ALICE MICHELE MENDES DA SILVA

RAIANIELLE FREIRE SILVA

                                         NATAL/2015

Caso clinico 1:

Um homem destro com 53 anos, apresenta dificuldade súbita para falar e fraqueza do lado direito. O paciente ao ser hospitalizado apresentava hemiparesia direita, com fala limitada e gemidos inarticulados, mas com compreensão da fala intacta. Três dias após, ele está alerta e cooperativo. Sua fala não é fluente, é trabalhosa, com produção baixa de palavras por minutos. Sua fala não tem melodia e ritmo, além de não ser bem articulada. Para alguns objetos, usa palavras erradas e é capaz de repetir palavras, mas não frases.

  1. Determine a possível causa da disfunção do paciente. Justifique sua resposta.

Resposta: Possivelmente a patologia pela qual o paciente foi                         acometido, foi o ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ISQUÊMICO (AVCI) ou como também é conhecido Isquemia cerebral. O paciente apresente sintomas e sequelas semelhantes ao dessa patologia. O paciente tem sintomas como: comprometimento da fala, fraqueza e adormecimento nos membros superiores e inferiores, sequelas na face em relação a sensibilidade. Esses sintomas são bem comuns aos do AVCI, que também é comum nessa faixa de idade do paciente. As sequelas apresentadas depois de três dias também são comuns a essa patologia, que atingi o cérebro causando tais transtornos as atividades motoras e a fala do paciente.  

  1. Quais são as áreas corticais (no córtex cerebral) afetadas neste paciente? Descreva-as e identifique-as (com uma imagem) anatomicamente. Justifique sua resposta.

Resposta:  Região do Córtex Cerebral atingida. 

Lobos

Áreas primárias, sensoriais ou de projeção

Funções

Consequências das lesões

Áreas secundárias, psicossen-
soriais ou de associação

Funções

Consequências das lesões

 

Frontal

Área motora primária

Responsável pelo movimento do corpo

Incapacidade de controlar movimentos finos.

- Perda da motricidade fina

Área motora secundária

Responsável pela coordenação dos movimentos corporais

Incapacidade de planear e realizar voluntariamente movimentos orientados para um objeto;

Perturbação da organização da ação voluntária

 Área de Broca

Incapacidade de se expressar falando – afasia ou apraxia da linguagem

 

Incapacidade de se expressar escrevendo –Agrafia ou apraxia da escrita

Parietal

Área somatossen-sorial primária

Recebe as informações que têm origem na pele e nos músculos

Incapacidade para receber informação de estímulos tácteis, térmicos e álgicos. Perda da sensibilidade somática

                         

 

Imagem do Córtex Cerebral

[pic 1]

De acordo com os conhecimentos obtidos e através da pesquisa realizada, cheguei à conclusão de que se trata de um ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ISQUEMICO, devido os sintomas e sequelas relatadas. Os locais do acidente provavelmente foram, do lado esquerdo vindo a atingir os locais (acima identificados), gerando todas as complicações na parte motora, fala e sensorial do paciente.

  1. Como se denomina disfunções da fala? O que é hemiparesia e         hemiplegia?

Resposta: Afasia é um tipo de disfunção da fala causada por lesão no sistema nervoso central que, na maior parte das vezes, ocorre do lado esquerdo do cérebro. Os quadros de afasia são muito variados, vão desde a dificuldade de articular bem as palavras até a perda total da linguagem oral e da capacidade de traduzir conceitos em palavras e de simbolização. Disfasia também é um tipo de disfunção da fala descoordenação e incapacidade de dispor as palavras de modo compreensível, relacionada com lesão cortical. Disartria é uma perturbação neurológica caracterizada pela dificuldade em articular as palavras de maneira correta. Destacam-se entre as principais causas, os Acidentes Vasculares Cerebrais, os Traumatismos Cranio-Encefálicos e algumas doenças neurológicas.

Hemiparesia é a paralisia parcial de um lado do corpo. Geralmente é causado por lesões da área corticospinal que corre abaixo dos neurônios corticais do lobo frontal para os neurônios motores da coluna vertebral, que é responsável pelos movimentos dos músculos do corpo e seus membros.

Hemiplegia é a paralisia de metade do corpo. É mais grave que hemiparesia que se refere apenas a dificuldade de movimentar metade do corpo.

Caso clinico 2:

Estudante do sexo feminino, 23 anos, alcoolizada e a caminho de casa, bate seu automóvel, em colisão frontal contra uma árvore. Ao exame físico no pronto-socorro, constatou-se que ela apresentava paralisia do neurônio motor superior da perna esquerda. Ela também perderá a sensação musculoarticular da perna esquerda. Na avaliação da sensibilidade cutânea, havia uma faixa de hiperestesia cutânea estendendo-se em volta da parede abdominal no lado esquerdo ao nível do umbigo. Logo a baixo da faixa, havia uma faixa estreita de anestesia e analgesia. No lado direito, havia analgesia total, termoanestesia e perda parcial da sensação tátil da pele da parede abdominal abaixo do nível do umbigo e envolvendo toda a perna direita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (172.8 Kb)   docx (70.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com