TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FISIOTERAPIA E REABILITAÇÃO, UM CASO PRÁTICO DE CONTROLADORIA E FINANÇAS

Por:   •  17/8/2020  •  Artigo  •  3.527 Palavras (15 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 15

JULIERD - FISIOTERAPIA E REABILITAÇÃO, UM CASO PRÁTICO DE CONTROLADORIA E FINANÇAS 1

ÉRICA DE JESUS DOS SANTOS 2

JULIANA MARIA DOS SANTOS BARBOSA 3

RICARDO KRAYUSKA DE ARAUJO 4

                                                             

 

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo principal a análise de como implantar uma clínica de fisioterapia. Neste caso, nos utilizaremos de uma empresa fictícia, a Julierd Fisioterapia e Reabilitação, a qual foca em tratamento da dor e na recuperação do indivíduo, trazendo o equilíbrio físico, mental e social, melhorando a saúde. A partir deste caso concreto, haverá a demonstração e o acompanhamento passo a passo deste empreendimento, aplicando as normas contábeis e direcionando as ações desde a montagem até o sucesso final. Incluem-se nesta análise; gráficos e projeções, bem como dados simples da história da empresa e seus itens essenciais para funcionamento. Por fim, ao juntar as informações expostas, espera-se que o artigo cause reflexões e forneça orientações suficientes para a confecção de um novo negócio.

Palavras-chave: Fisioterapia, montagem, empreendimento, normas contábeis, funcionamento.

1 Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de MBA em Controladoria e Finanças Corporativas, na Universidade Cidade de São Paulo, como requisito para obtenção de grau de pós-graduação, sob orientação do Professor Mestre Ricardo Krayuska.

2Erica de Jesus dos Santos: Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Cidade de São Paulo (2018). Tem quatro anos de experiência em escritório contábil e mais de um ano na área de auditoria. Atualmente é Auditora na empresa Ernst & Young e Pós-Graduanda do curso de MBA em Gestão e Planejamento Tributário na Universidade Cidade de São Paulo.

3Juliana Maria dos Santos Barbosa: Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Integradas Renascença (2009). Tem onze anos de experiência em administração de empresa. Atualmente é Analista Financeiro na empresa Tinkerbell Modas Ltda. e Pós-Graduada do curso de MBA em Controladoria e Finanças Corporativas na Universidade Cidade de São Paulo.

4 Orientador Ricardo Krayuska de Araujo: Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Cidade de São Paulo (2008). Atualmente é docente da Universidade Cidade de São Paulo nos Cursos de Ciências Contábeis, Administração de Empresas. Pós-Graduado em Controladoria e Finanças Corporativas e em Docência no Ensino Superior. Mestre em Educação. Contador e sócio de empresa de Contabilidade.

INTRODUÇÃO

São raras as clinicas especializadas em São Paulo e, considerando uma estimativa da SBED-Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor de que existem aproximadamente 50 milhões de brasileiros que sofrem de dores crônicas, nos traz a certeza do sucesso.

Por este motivo, o segmento escolhido para este projeto foi a fisioterapia, visando o mercado atual o qual estamos inseridos. A Julierd Fisioterapia e Reabilitação preza pela excelência, se tornando um dos grandes nomes no ramo.

O público-alvo da clínica baseia-se em pessoas em busca de tratamento para suas restrições físicas, sejam elas por idade ou ocorrências ao longo da vida, tornando os idosos uma grande parcela de ocupação nos gráficos de clientes.

Exalta-se também a importância de parcerias e fornecedores competentes para o crescimento conjunto, bem como uma estruturação de vendas e projeções essenciais para garantir o retorno financeiro.

Tendo em vista todos os itens necessários acima, levamos em consideração que a expectativa de vida do brasileiro em 2050 será de 81 anos, e como o avanço gradativo da medicina, devemos trabalhar em prol do maior conforto possível para que a qualidade de vida seja presente na vida de todos.

OS PRODUTOS, SERVIÇOS E A TECNOLOGIA

De acordo com o Crefito - Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, “a fisioterapia é uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. ”

A Fisioterapia atua principalmente na recuperação de pacientes neurológicos, ortopédicos e com problemas respiratórios. Atua ainda na área hospitalar, genito-urinária, estética, reumatológica, gineco-obstetrícia, cardiológica, preventiva e laboral.

A Julierd Fisioterapia e Reabilitação, pretende oferecer força à pessoa por completo, por isso oferecemos os seguintes tratamentos:

  • Acupuntura
  • Fisioterapia Neurológica
  • Eletrotermofototerapia
  • Fisioterapia
  • Psicologia
  • RPG

PROJEÇÃO DE VENDAS E INVESTIMENTOS

Para que possamos iniciar uma empresa, é necessário um estudo de projeção, para que haja uma noção básica de ganhos e a ideia irá prosperar. A projeção de faturamento adotará os preços fictícios aqui estabelecidos. Especula-se que em média 60% dos clientes escolherão a opção de “pacotes”, que incluem dez tratamentos. Dentro desta porcentagem, espera-se que 60% terão 10% de desconto da totalidade do valor e 40% terão de 15% de desconto.

Além dos custos, despesas e impostos inerentes à operação, incluímos uma Provisão para Devedores Duvidosos utilizando um índice de inadimplência dos recebíveis da ordem de 15% sobre a receita bruta.

(em R$ milhão)

 

1º Ano

2º Ano

3º Ano

4º Ano

5º Ano

 

1.440

1.944

2.528

3.034

3.337

 

 

 

 

 

Tabela 1.  Projeção de Vendas

Fonte: Autoria Própria

A empresa supõe que terá um fluxo de caixa positivo a partir de seu primeiro ano de operação.[pic 1][pic 2][pic 3]

1º Ano

2º Ano

3º Ano

4º Ano

5º Ano

Lucro Líquido

181

267

465

622

615

(+) Depreciação

7,9

7,9

7,9

7,9

7,9

Fluxo de Caixa

189

275

473

630

623

Tabela 2.  Projeção de Vendas/ Lucro

Fonte: Autoria Própria

Visamos também captar uma grande quantidade de clientes, o que compensará o valor mais baixo das promoções, gerando um lucro, onde provavelmente ressarcirá o investimento das sócias em um período estimado de dois anos. [pic 4]

      Os investimentos iniciais são necessários para que o projeto entre em funcionamento sendo planejados com as necessidades de construção e manutenção do funcionamento, logo estimamos o valor de R$ 300.000,00 (Trezentos mil reais), advindos dos recursos pessoais das sócias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (417.6 Kb)   docx (147.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com