TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ensino em Ciências

Por:   •  29/7/2022  •  Relatório de pesquisa  •  4.439 Palavras (18 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 18
  1.         GRAVIDADE

Todo corpo existente é formado por matéria. A quantidade dessa matéria é chamada de massa, podendo usar quilogramas (kg) como unidade de medida. (SILVA, 2018)

A partir de observações como, o motivo de uma maçã cair de uma macieira verticalmente, Isaac Newton desenvolveu a Teoria da Gravitação Universal, que diz que todos os corpos do universo possuem uma força os atraindo entre si. “Essa força é proporcional ao produto dessas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre os corpos.” (SILVA, 2017). Ou seja, quanto maior as massas, maior será a força gravitacional, e quanto maior a distância, menor é a força. (VIEIRA, 2019; SILVA, 2017)

Essa teoria é usada para entender o porquê de uma maçã, ou qualquer objeto na Terra, cai para baixo de maneira vertical. Isso acontece pela massa do planeta ser muito maior que a massa de cada corpo que está sobre ele, o atraindo. Contudo, a força da gravidade pode ser vencida  com uma força na direção oposta, por isso é possível se manter em pé, levantar e carregar objetos. Além disso, envolta de cada corpo há um espaço onde essa força de atração atua, chamado de campo gravitacional. É por isso que os planetas orbitam ao redor do Sol, assim como a Terra possui a atmosfera, e a Lua e outros satélites orbitando. (SILVA, 2018)

Por um objeto sofrer a força da gravidade, pode se identificar seu peso com o valor de sua massa e do campo gravitacional. Sendo assim, para mover um objeto é necessário aplicar uma força sobre ele. Essa força depende do peso desse objeto, quanto menor o peso, menor a força usada, e vice-versa. (SILVA, 2018)

Newton determinou também três leis relacionadas ao movimento. A Primeira Lei é da Inércia, que diz que o movimento é constante, um corpo em repouso se mantém em repouso, da mesma forma que um corpo em movimento se mantém em movimento sem alterar sua velocidade, isso é possível se não for aplicada nenhuma força sobre o corpo. A Segunda Lei é do Movimento, onde a aceleração de um corpo, ou seja, a velocidade depende da força aplicada sobre ele. A Terceira Lei é da ação e reação, mostrando que a ação de dois corpos, estando em contato ou não, resulta em uma reação onde a força que cada corpo faz possui intensidade igual com direção no sentido contrário. (SILVA, 2018; VIEIRA, 2019)

OFICINAS

Oficina 1

•Conteúdo: Será passado um vídeo com linguagem simples voltada para crianças sobre a força da gravidade. O mesmo explica que a gravidade atua em corpos que tem massa e que os corpos não atraem uns aos outros, ainda que tenham diferentes massas, pois a Terra possui uma massa maior e atrai todos os objetos que estão sobre ela.

*Vídeo: Gravidade- por que um elefante não atrai uma formiga?

•Materiais necessários: Objetos diversos com massas diferentes entre si.

• Desenvolvimento: Cada criança irá segurar um objeto diferente um do outro. A atividade consiste em cada uma atirar seu objeto para o alto e observar o caminho que esse objeto percorre até parar e em seguida explicar o porquê disso acontecer.

•Fixação do tema : Após teorização e aplicação do conteúdo através da oficina descrita acima, será utilizado um enigma com objetivo de estimular uma melhor absorção do assunto abordado.

[pic 1]

Oficina 2

Conteúdo teórico: Seria pedido para cada criança dizer o que entende sobre o tema “gravidade” e uma pessoa anotaria palavras ou frases-chave. Em seguida, seria apresentado com imagens ilustrativas ou vídeos o conceito de massa, gravidade e sua atuação. A explicação também pode ser demonstrada com objetos que são deixados cair no chão, por exemplo.

Materiais necessários: Objetos para serem deixados cair ao chão, lápis, caneca, barbante e uma porca ou borracha para o experimento.

Desenvolvimento: Uma atividade seria realizada para perceber a força da gravidade sobre o corpo. Iniciaria com um movimento feito com menos ação da gravidade, por exemplo, a criança deitada de lado indo a diferentes alcances que promovam a flexão de ombro, ou em pé ou sentada fazendo uma flexão de punho com o antebraço em posição neutra, neste caso pode ser interessante utilizar um peso somente para maior percepção. Após, o mesmo movimento seria feito contra e a favor da gravidade. Em todos esses momentos seria perguntado se o movimento está fácil, se a criança sente que há uma força querendo direcionar o braço, punho ou outro membro, para baixo. Depois disso, há a vivência no kinect, com o jogo “Corredeiras”.

Fixação do tema: Experiência “Caneca Assustada”. Alguém seguraria o lápis na altura dos ombros enquanto outra pessoa seguraria a porca que fica conectada à caneca pelo barbante. Em seguida, a pessoa soltaria a porca, mas a caneca não vai ao chão, pois é segurada pela porca que dá algumas voltas no lápis. Então, cada criança responderia o porquê da caneca tender a cair e o porquê da porca não ser o objeto que puxa a caneca sendo que ambos sofrem ação da gravidade. Nesse momento alguém anotaria as respostas dadas. Quando terminar pode ser explicado de maneira simples que a caneca, a qual possui massa maior que a porca e consequentemente peso maior, acaba puxando o barbante. Como a porca está sendo puxada, ganhando velocidade, consegue dar a volta no lápis e com isso impedindo que a caneca continue caindo.

Oficina 3

Conteúdo teórico: O conceito da gravidade e a importância de “vence-la” para se manter de pé e fazer atividades diárias.

Crianças de 7 a 9 anos - será passado o conceito para as crianças em formato de histórias com personagens.

Materiais necessários: fantoches ou bonecos e brinquedos.

Crianças de 9 a 12 anos - Quiz de perguntas e respostas e contar como se descobriu a gravidade.

Materiais necessários: cartões com perguntas como: Quando jogamos um objeto para o alto, o que faz eles caírem no chão?; Se a Terra gira, por que não somos arremessados no espaço?; O que nos deixa presos no chão? E cartões com respostas mostrando o conceito.

Desenvolvimento: Fazer uma atividade simples como pular na cama elástica para a criança sentir o efeito da gravidade em seu próprio corpo e ganhar consciência de como ela age e interfere em suas atividades diárias e perguntar o porquê ao pular ela volta em direção ao chão.

Oficina 4 ou Avaliação final (?)

Efeito da gravidade na prática: jogo de tabuleiro com intuito de verificar se a criança conseguiu assimilar o conceito de gravidade com relação ao tamanho de cada corpo e sua massa.

De acordo com o que foi discorrido no texto sobre gravidade: quanto menor o peso, menor a força usada, portanto é desejável que, o entendimento dessa grandeza, elucide para a criança que o desenvolvimento no jogo também vai depender de variáveis físicas individuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com