TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO FISIOTERAPEUTA EM CASOS PEDIATRICOS E NEONATAIS

Por:   •  2/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.992 Palavras (8 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

Campo Grande

2016

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

nome do(s) autor(es) em ordem alfabética

RESUMO

Esta revisão bibliográfica tem o intuito de mostrar o papel do fisioterapeuta e os benefícios ocasionados pela presença dos mesmos em unidades de tratamento específicos para recém-nascidos e crianças, que embora tenha sido introduzida recentemente, vem mostrando eficácia para prevenir, reverter ou minimizar disfunções presentes no paciente. Para a produção do conteúdo apresentado nesta revisão foram feitas pesquisas em bibliotecas, artigos científicos e dados online. O objetivo desta revisão é apresentar dados que demonstrem a eficácia da atuação do fisioterapeuta em casos pediátricos e neonatais.

Palavras-chave: Fisioterapia em UTI; Neonatal; Pediatria; UTI Neonatal.·.


LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

UTI        Unidade de Tratamento Intensivo

COFFITO        Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

CREFITO        Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.



SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        5

2        A necessidade de tratamentos específicos para crianças e bebês         7

3        A importância da fisioterapia em neonatos        8

4        a importância do fisioterapeuta em uti neonatal e pediátrica ...............        9

CONsiderações finais         10

REFERÊNCIAS         11



  1. INTRODUÇÃO

A Unidade de Terapia Intensiva é uma importante área a ser destacada em todos os hospitais e se torna mais delicada tratando de UTI Neonatal. A necessidade de um ambiente hospitalar preparado para receber seus pacientes é de extrema necessidade. Quando se fala em Neonatal, a precaução deve ser redobrada por se tratar de pacientes considerados mais sensíveis que os demais.

A UTI neonatal é importante nos casos em que o bebê nasce sem condições de respirar sozinho e necessita de cuidados especiais para sua sobrevivência. A UTI neonatal melhora muito as chances de vida de bebês prematuros.

Existe uma alta taxa de morbi-mortalidade entre recém-nascidos devido ser uma fase de grande fragilidade e também uma alta propensão à ocorrência de sequelas, podendo causar incapacidades de longa duração. Para que essas taxas diminuam e haja uma recuperação significativa e com qualidade, é indicado o encaminhamento para Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal.

A fisioterapia é uma modalidade terapêutica que se encontra presente obrigatoriamente em todas as unidades de terapia intensiva pediátrica e neonatal, segundo a portaria do Ministério da Saúde nº 3.432, a qual se encontra vigorada em 12/8/1998, as integrações de terapia intensiva de centros de saúde com nível terciário devem contar com auxílio fisioterapêutica em estação integral, por minimizarem as confusões e o período de hospitalização, abreviando, por conseguinte, as despesas hospitalares.

A fisioterapia possui vários métodos de terapias possíveis para tratamentos em pacientes de qualquer faixa etária, porém a que mais se faz necessária em unidades de tratamento intensivo neonatal e pediátrica é a fisioterapia respiratória. A fisioterapia respiratória dentro das UTI’s dedica maior atenção ao tratamento das doenças respiratórias em bebês e crianças.

Técnicas para limpar secreções e facilitar a ventilação pulmonar em neonatos e crianças são utilizadas em quem necessitam de ventilação mecânica por problemas respiratórios.

  1. Problema de Pesquisa

O papel do fisioterapeuta em casos pediátricos e neonatais.

  1. Objetivos do Trabalho

Geral:

Demonstrar a eficácia da atuação do fisioterapeuta em casos pediátricos e neonatais.

Específicos:

A necessidade de tratamentos específicos para crianças e bebês.

A importância da fisioterapia em neonatos.

A importância do fisioterapeuta em UTI Neonatal e Pediátrica.


  1. A necessidade de tratamentos específicos para crianças e bebês.

UTI’s são unidades que possuem monitoramento intensificado e admitem pacientes em estado potencialmente grave com algum tipo de instabilidade em um ou mais sistemas do corpo humano. (ABREU, 2007, 76-78)

A UTI Neonatal é um espaço nos hospitais reservados e preparados para realizar tratamento em bebês prematuros e bebês que apresentem algum tipo de problema ao nascer. Não são todos neonatos presentes em UTI que apresentam doenças ou deficiências, em alguns casos a internação é necessária apenas para garantir o crescimento saudável do bebê até o momento que já estiver apto a alta hospitalar.

Os neonatos com indicação de terapia intensiva são basicamente pequenos prematuros em utilização de ventilação mecânica por longo período, internados por muito tempo e que estão susceptíveis a variedades tipos de complicações em diversos sistemas em especial o sistema respiratório. (RUGOLO & ANTUNES, 2008)

O avanço e qualidade do tratamento para pacientes neonatos proporciona um aumento na sobrevida e diminui riscos de sequelas no desenvolvimento do bebê, principalmente pela assistência respiratória oferecida.

Em uma pesquisa realizada (FELCAR, 2008, 383-388) com neonatos com problemas cardíacos congênitos submetidos a procedimentos cirúrgicos foi constatado que a fisioterapia pré-operatória diminuiu a frequência e o risco de complicações pulmonares pós-operatórias em cirurgia cárdicas pediátricas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (141.9 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com