TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel do Cálculo Mental na Promoção do Pensamento Matemático: Caso da Multiplicação

Por:   •  6/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.593 Palavras (7 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 7

Anilo Raúl Fernando

O papel do cálculo mental na promoção do pensamento matemático: caso da multiplicação

 

Licenciatura em Ensino Matemática

Universidade Save

Gaza

2019

Anilo Raúl Fernando

O papel do cálculo mental na promoção do pensamento matemático: caso da multiplicação

Trabalho a ser apresentado ao Departamento de Ciências Naturais e Matemática, para efeitos de Avaliação, na cadeira de Teoria de Números, sob orientação do dr. Novela.

Universidade Save

Gaza

2019

Índice

Resumo        3

Capítulo I        4

1.0. Introdução        4

1.1. Objectivos        4

1.1.1. Objectivo Geral:        4

1.1.2. Objectivos Específicos        4

Capitulo II        5

2.0. Metodologia        5

Capitulo III        6

3.0. Referencial teórico        6

3.1. Conceitos básicos        6

3.1.1. Cálculo mental        6

3.1.2. Pensamento matemático        6

3.1.3. Algoritmo        6

3.2. O papel do cálculo mental na promoção do pensamento matemático:        7

Capitulo IV        8

4.0. Conclusão        8

Capitulo V        9

5.0. Referências Bibliográficas        9



Resumo

Este trabalho aborda o papel do cálculo mental para promoção do pensamento matemático, tendo como pressuposto que, o cálculo mental é o conjunto de procedimentos em que, uma vez analisados os dados a serem tratados, estes se articulam, sem recorrer a um algoritmo pré-estabelecido para obter resultados exactos e aproximados. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que procurou saber como o cálculo mental promove o pensamento matemático. O cálculo mental é muito importante no processo escolar na medida em que desenvolve no indivíduo a capacidade de resolver problemas, aumenta o conhecimento do campo numérico, permite a construção do conhecimento, para além de contribuir para flexibilizar as operações por parte do aluno.  

Palavras-chave: Cálculo mental; Pensamento matemático; Algoritmo.

Capítulo I

1.0. Introdução

 O trabalho com números é fundamental na vida quotidiana e a sua importância reflecte-se nos currículos escolares de todo o mundo mas, actualmente, com o uso crescente da calculadora, perdeu-se o hábito de calcular mentalmente, remetendo para segundo plano a aprendizagem de competências básicas de cálculo. Os alunos têm cada vez menos capacidade de cálculo mental e mais dificuldade com as operações básicas. É nesta perspectiva, que o presente trabalho tem como finalidade, trazer de forma clara e objectiva assuntos referentes ao papel do cálculo mental na promoção do pensamento matemático.

Este trabalho está organizado em cinco capítulos, designadamente: I. Introdução; II. Metodologia; III. Referencial teórico; IV. Conclusão e V. Referências Bibliográficas.  

1.1. Objectivos

1.1.1. Objectivo Geral:

  • Compreender o papel do cálculo mental na promoção do pensamento matemático.

1.1.2. Objectivos Específicos        

  • Definir o cálculo mental e o pensamento matemático;
  • Identificar o papel do cálculo mental na promoção do pensamento matemático;
  • Descrever como o cálculo mental contribui para a promoção do pensamento matemático.

Capitulo II

2.0. Metodologia

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica que segundo GERHARDT e SILVEIRA (2009) "é feita a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e electrónicos, como livros, artigos científicos, páginas de Web sites" e, decorreu em três fases, nomeadamente: busca pelo material didáctico, consulta do mesmo e a compilação do trabalho.

De referir que fez-se uma abordagem teórica com auxílio de obras de alguns estudiosos e apaixonados pela área da Matemática, como forma de dar suporte científico ao trabalho, buscando conhecer os conceitos fundamentais abordados neste tema (O papel do cálculo mental na promoção do pensamento matemático), de modo a atingir a maior veracidade possível no processo de conhecimento do conteúdo do tema estudado e a referida bibliografia será devidamente citada.


Capitulo III

3.0. Referencial teórico

3.1. Conceitos básicos

3.1.1. Cálculo mental

O conceito cálculo mental tem sido alvo de diversas interpretações.

De acordo com Parra & Saiz (2001, p.189) o cálculo mental é o conjunto de procedimentos em que, uma vez analisados os dados a serem tratados, estes se articulam, sem recorrer a um algoritmo pré-estabelecido para obter resultados exactos e aproximados.

De acordo com Sowder (1990) citado por Carvalho e Ponte o cálculo mental “é aquele que é realizado de cabeça, em que o individuo normalmente, não tem acesso a papel e lápis.” 

Ainda na mesma perspectiva, segundo Reys, Nohda e Emori (1995) citados por Carvalho e Ponte o Cálculo mental “refere-se aos processos mentais usados para calcular um resultado aritmético exacto sem a ajuda de dispositivos externos (Ex: a calculadora) ”. Estes autores não fazem referência à utilização de papel e lápis. Mas de acordo com Buys (2001) e Bourdenet (2007) citados por Carvalho, defendem que “o cálculo mental não se deve restringir ao operar “de cabeça” mas que a utilização de papel e lápis para cálculos intermédios pode ser útil.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (157.2 Kb)   docx (560.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com