TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É BIOÉTICA

Por:   •  3/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.243 Palavras (5 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 5

UNIAGES

CENTRO UNIVERSITARIO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

BACHARELADO EM FISIOTERAPIA

        

        

ISABELLA DE JESUS CARDOZO

O QUE É BIOÉTICA

Fichamento apresentado no curso de Fisioterapia do Centro Universitário AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina de Bioética e Deontologia do 3º período, sob a orientação da Professora Gisele Dosea.

Paripiranga

2017

DINIZ, Debora; GUILHERM, Dirce. O que é bioética. (Coleção primeiros passos) Brasiliense, São Paulo, 2012.

Citações:

“[...] temos de enfrentar é o fato de que a ética humana não pode estar separada de uma compreensão realista da ecologia em um sentido amplo.” (p. 13)

“Durante essa década, houve a confluência de dois importantes processos de transformação das sociedades que marcaram definitivamente seu espirito: o primeiro no campo das ciências e o segundo no da moralidade.” (p. 15)

Talvez, no que diz respeito à pesquisa biomédica, um elemento decisivo para essa mudança de mentalidade tenha sido a formação de um discurso crítico com relação à pesquisa cientifica, não aceitando mais a premissa de que o desenvolvimento da ciência estaria acima de qualquer suspeita para o bem-estar e a saúde da humanidade. (p. 28)

“Os participantes do Relatório Belmont justificaram a eleição de três princípios éticos, dentro de um universos de possibilidades, argumentando que a escolha baseava-se em uma estrutura profunda do pensamento moral.” (p. 32)

Nesse sentido, durante quase vinte anos a bioética demonstrou sua fraqueza em enfrentar a crueldade inerente aos conflitos morais, ao interesses e desejos das pessoas. Na verdade foi mais do que isso: a disciplina que havia surgido para ampliar nosso horizonte do possível havia se confortado com a tranquilidade de certas verdades instituídas, os sagrados princípios éticos. (p. 54)

 “Esse incomodo proveniente da inadequação transcultural do principialismo requer desdobramentos críticos a analise detalhadas sobre concepções éticas e culturais particulares a cada povo [...]” (p.67)

“Os primeiros anos de ensino da bioética nas unidades brasileiras definiram-se pela construção de sua identidade perante outras disciplinas, como no caso da ética medica. ” (p. 78)

“Pesquisar, ensinar ou escrever sobre bioética implica um repensar profundo sobre o nosso próprio lugar. ” (p. 114)

Sendo assim, lidar com os temas bioéticos não é uma tarefa agradável. A essência dos conflitos morais é, além da diferença, o sofrimento. Boa parte das disputas morais a que os pesquisadores da bioética dedicaram-se a pensar esta embebida no sofrimentos, na dor da angustia da imoralidade, um sentimento tão degradante quanto o da perda da própria dignidade. (p. 116)

Nesse sentido, o papel fundamental da bioética é reconhecer que é preciso sair ao encontro de estratégias de mediação para o conflito moral que tenham por espirito condutor a máxima tolerante e pacifica deixada pelo humanismo, em vez de assumir para o imobilismo imposto pela impossibilidade de atingir a verdade absoluta e válida para todos. (p. 118)

Considerações finais:

         O nascimento da bioética se deu graças vários acontecimentos, a primeira vez em que o termo foi utilizado, é na obra Potter, sendo considerado uma referência para a história da bioética, ao relatar no livro sobre a sobrevivência ecológica e a democratização do conhecimento cientifico. Potter foi o criado do termo, porém muitos acreditam que o importante é o emprego institucional acadêmico do conceito. Mesmo assim em sua obra, Potter relata que os valores éticos não devem estar separado dos fatos biológicos, e que a bioética deveria ser uma disciplina que acompanhasse o desenvolvimento cientifico com uma vigilância ética.

        Os ensinamentos de Potter foram colocados em pratica em 1960 quando houve um grande desenvolvimento tecnológico que gerou os dilemas morais em relação a biomedicina, e o surgimento de movimentos sociais que fizeram transformações nos padrões de família, crenças religiosas etc. Bem como o aparecimentos de dilemas em relação a utilização de seres humanas em pesquisas cientificas após a Segunda Guerra Mundial, fizeram com que fosse definida a matéria de bioética.

         Como todo avanço de tecnologia e na área cientifica deve ser bastante observado e discutido por causa dos valores financeiros e éticos que estão envolvidos, de um parte eles só querem lucrar cada vez e não se importam com a repercussão da pesquisa nos indivíduos e de outra tem os valores éticos afirmando que se deve tomar cuidado em relação as experimentações humanas no controle comportamental, engenharia genética e entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (85.9 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com