TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Cardio

Por:   •  27/4/2021  •  Resenha  •  1.986 Palavras (8 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

  • O sistema cardiovascular é composto pelo coração, vasos sanguíneos e sangue.
  • O sistema vascular é considerado um sistema fechado composto por tubos, ou seja, artérias, capilares sanguíneos e veias. O coração atua como uma bomba que impulsiona/ ejeta o sangue para toda parte do corpo.

Função do sistema cardíaco:

  • Impulsiona o sangue para toda parte do corpo.
  • Levar nutriente (glicose = para dar energia) e oxigênio as células e tecidos.
  • O sistema vascular reconhece e recolhe o dióxido de carbono dos tecidos e direciona para os pulmões para ocorrer a hematose nos alvéolos (troca gasosa), assim elimina o CO2 pelas vias aéreas superior.
  • Remove resíduos metabólicos e direciona para os órgãos especializados na excreção.  
  • Promove defesa ao organismo através das células de defesa (leucócitos, eosinófilo ...)

Anatomia do coração

  • Composto por um órgão torácico chamado de coração. O coração é composto por 2 bombas distintas sendo (artéria aorta e pulmonar), na parte interior temos 4 cavidades que são câmara oca (Átrios e ventrículos (contêm direito e esquerdo)).
  • No coração a base fica localizada na parte superior e o ápice localizado na parte inferior, porém tem borda voltado para a esquerda.
  • O coração está localizado no centro do tórax chamado de mediastino. É formado por musculo estriado cardíaco (sendo de nominado miocárdio), então o coração é formado pelo musculo atrial, musculo ventricular e fibras musculares excitatórias e condutoras.  
  • O musculo miocárdio é uma musculatura estriada cardíaca composto por tecido conjuntivo altamente vascularizado (para garantir seu pleno funcionamento). O coração e envolvido pelas artérias coronárias que fazem sua vascularização levando nutrientes e oxigênio.

Septo: É uma parede muscular que separa o lado direito do lado esquerdo. Temos o septo interatrial e septo interventricular. Existe essa separação para não ter mistura de sangue, pois temos sangue venoso rico em dióxido de carbono (vai para os pulmões) e sangue arterial rico em oxigênio.  

[pic 3]

Átrios: Sua função é receber os sangues das veias (veias cavas superior e inferior e veias pulmonares) e direcionar para os ventrículos.  O átrio direito recebe sangue das veias cavas e o átrio esquerdo recebe sangue das veias pulmonares que são quatro.

Ventrículos: Direciona o sangue para o pulmão pela artéria pulmonar ou para todo o corpo através da artéria aorta.

Artérias: Tem a função de impulsionar o sangue para todo o corpo ou para o pulmão.

Veias cavas: Traz o sangue de todo o corpo de volta para o coração (átrio direito) sendo a veia cava superior que traz sangue da cabeça e do membro superior e a veia cava inferior trás sangue proveniente da periferia (membros inferiores).  

Veias pulmonares: Traz o sangue oxigenado do pulmão para o coração no átrio esquerdo.  

Valvas: São paredes rígidas (pois através dela que passa o fluxo sanguíneo). Impede refluxo de sangue e direcionam o sangue. Possuímos 4 valvas sendo duas átrio ventricular e duas semilunares. Ela que determina hora exata de abrir ou fechar as valvas pois ocorre por diferencial de pressão.

  • Valvas átrio ventriculares: Divide átrio de ventrículo. Tricúspide (direito, possui três cúspide) e bicúspide (esquerdo, possui dois cúspide). Do átrio para o ventrículo. [pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]
  • Valva semilunares: Se liga com as artérias. São as valvas pulmonar e aórtica. A valva pulmonar abre e direciona o fluxo de sangue do VD para a artéria pulmonar que vai até os pulmões. A valva aórtica abre e direciona o sangre do VE para a artéria aorta ascendente.

Localização do coração: O coração está localizado no mediastino (de forma estratégica), na cavidade torácica pelo pericárdio fibroso.

Envoltórios: O coração é revestido por 3 envoltório.

  • Envoltório interno: É chamado de endocárdio que tem mais contato com o sangue.
  • Envoltório mediano: Chamado de miocárdio sendo o musculo do coração. Sua camada não é homogênea em todo o coração pois em determinada parte necessita fazer maior pressão/força, ou seja, temos uma camada maior no ventrículo esquerdo devido à alta força realizada para impulsionar o sangue para todos os tecidos.  [pic 9]
  • Envoltório externo: É chamado de pericárdio é uma membrana que reveste o coração de forma externa, pode ser dividido em pericárdio fibroso e seroso. O pericárdio fibroso é uma lâmina forte de tecido conjuntivo que da estabilidade e mantem a estrutura do coração fixa no mediastino. O pericárdio seroso é mais profundo e dividido em parietal e visceral (é mais interno o visceral, entre o parietal e visceral temos o líquido pericárdio que permite que as estrutura se deslize de forma satisfatória.

Ciclo Cardíaco

        Dividido em duas etapas, sendo a sístole (contração) e diástole (relaxamento da musculatura, fase de enchimento). A duração total do ciclo cardíaco corresponde a recíproca da frequência cardíaca. Quando se tem uma frequência cardíaca aumentada o ciclo cardíaco diminui, assim o coração não tem uma duração suficiente de relaxamento para ocorrer seu enchimento.

Enchimento dos ventrículos durante a diástole

Quando ocorre uma sístole ventricular (os átrios estão em diástole) ocorre um acúmulo de sangue nos átrios direito e esquerdo pois as valvas atrioventriculares estão fechadas.

Período de enchimento rápido ventricular: Quando a sístole ventricular termina temos baixos valores diastólicos no ventrículo e assim ocorre abertura das valvas átrio ventricular enchendo assim os ventrículos e as valvas semilunares se fecham.

Esvaziamento ventricular durante a sístole

Período de contração isovolumétrica: É quando temos o início de uma contração nos ventrículos, fazendo com que as valvas atrioventriculares se fecham, e depois de alguns segundo faça com que tenha pressão suficiente para que ocorra a abertura das valvas semilunares. Nesse período temos nenhum esvaziamento do ventrículo pelas artérias (aorta e pulmonar).

Período de ejeção: Para que ocorra ejeção do sangue do ventrículo para as artérias, necessita ter uma pressão de 80 mmHg no ventrículo esquerdo e uma pressão de 8 mmHg ventrículo direito. Quando atingir essas pressões as valvas semilunares abrem e o sangue começa a ser lançado para frente. No primeiro terço ocorre o período de ejeção rápida, onde ocorre o esvaziamento de 70% do sangue. No segundo e terceiro terço é chamado de período de ejeção lenta, fazendo o esvaziamento de 30% de sangue.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (701.4 Kb)   docx (691.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com