TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Nervoso

Por:   •  13/6/2022  •  Resenha  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 3

O sistema nervoso é dividido, anatomicamente, em sistema nervoso central (SNC), que é formado pelo encéfalo e medula espinhal, e o sistema nervoso periférico (SNP), que é constituído por nervos e gânglios.

O sistema nervoso central (SNC) tem como principais papéis integrar e coordenar os sinais neurais que chegam e saem e realizar funções mentais superiores, como o raciocínio e o aprendizado. De forma simplificada, o SNC é o principal centro de comando do corpo. Os dois órgãos presentes no SNC são contínuos um com o outro: o encéfalo e a medula espinal.

Esses dois órgãos se abrigam em duas estruturas ósseas: o crânio e a coluna vertebral, respectivamente. O encéfalo é dividido em telencéfalo, diencéfalo, cerebelo e tronco encefálico. Fazem parte do tronco encefálico o mesencéfalo, a ponte e o bulbo. A medula espinal continua inferiormente a partir do tronco encefálico e se estende pelo canal vertebral. Ambos estão envolvidos e protegidos por três camadas de meninges.

O sistema nervoso periférico (SNP) é formado por fibras nervosas e corpos celulares fora do SNC que conduzem impulsos que chegam ou saem do SNC. O SNP é organizado em nervos que unem a parte central às estruturas periféricas.

Os nervos correspondem a feixes de fibras nervosas envolvidas por tecido conjuntivo. Eles são responsáveis por fazer a união do SNC a outros órgãos periféricos e pela transmissão dos impulsos nervosos.

Os nervos apresentam a seguinte divisão: Nervos espinhais (segmentares), que são compostos por 31 pares, são os que fazem conexão com a medula espinhal. Estes nervos são responsáveis por inervar o tronco, os membros e algumas regiões específicas da cabeça.

Nervos cranianos, compostos por 12 pares e são os que fazem conexão com o encéfalo. São estes nervos que inervam as estruturas da cabeça e do pescoço. Apenas 1 dos 12 pares origina-se na parte superior da medula espinal.

Existem 3 tipos de nervos: Nervos aferentes (sensitivos): enviam sinais da periferia do corpo para o sistema nervoso central. Este tipo de nervo é capaz de captar estímulos como o calor e a luz, por exemplo. Nervos eferentes (motores): enviam sinais do sistema nervoso central para os músculos ou glândulas. Nervos mistos: formados por fibras sensoriais e fibras motoras, por exemplo, os nervos raquidianos.

O SNP ainda pode ser divido em somático e visceral (parassimpático e simpático). Sendo o somático com a motricidade voluntaria e sensorial consciente. Já o visceral é autônomo.

Os gânglios nervosos são aglomerados de neurônios situados fora do sistema nervoso central, espalhados pelo corpo. É comum eles formarem uma estrutura esférica.

Caracterizar histologicamente o tecido nervoso (neurônios e neuroglia/gliócitos):

As camadas das meninges são: dura-máter (mais externa), aracnoide-máter e pia-máter (mais interna). As meninges e o líquido cerebrospinal (LCS) circundam e protegem o SNC. O LCS está localizado entre a pia-máter e a aracnoide-máter. A dura-máter do encéfalo está relacionada com a face interna do osso do neurocrânio adjacente, já a dura-máter da medula espinal é separada do osso adjacente da coluna vertebral por um espaço extradural cheio de gordura.

O encéfalo e a medula espinal são formados por uma substância cinzenta e branca. Os corpos dos neurônios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (34.7 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com