TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TREINO PROPRIOCEPTIVO NA PREVENÇÃO DE LESÕES EM ATLETAS DE FUTSAL

Por:   •  28/4/2021  •  Resenha  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA SOBRE ARTIGO: TREINO PROPRIOCEPTIVO NA PREVENÇÃO DE LESÕES EM ATLETAS DE FUTSAL

 No artigo sobre o treino proprioceptivo na prevenção de lesões em atletas de futsal, chama atenção sobre a questão de introdução de treinamento com exercícios proprioceptivos, se é eficaz na prevenção e redução de incidências de lesões.

 No futsal, assim como em qualquer outro esporte onde há exigência musculares pela prática, sempre ocorrerá riscos de lesões, seja leve, moderada ou graves. Essas lesões ocorrem por um conjunto de fatores, podendo ser pelo tipo de prática, condicionamento físico, a frequência, o ambiente, entre outros. Na área desportiva a fisioterapia junto com outros profissionais vem tentando prevenir e reduzir a ocorrência dessas lesões, demostrando que a propriocepção é extremamente importante para o atleta, possibilitando evoluções na execução dos movimentos e das habilidades motoras, podendo também provocar o aumento da massa muscular, da resistência e força muscular, também estimulam os mecanorreceptores para melhorar adaptações dos ligamentos e tendões.

  Esse estudo teve como objetivo, analisar os efeitos dos treinos proprioceptivos na prevenção de lesões e identificar qual segmento anatômico é mais acometido, qual tipo de lesão musculoesquelética é mais recorrente, a frequências dessas lesões e qual a relação entre treino proprioceptivo e a sua ausência, assim aplicar um protocolo de prevenção proprioceptivo de lesão.

  O estudo foi realizado por voluntários integrantes de um time de futsal da equipe do Tubarão da categoria sub-17. Foram divididos em 2 grupos, grupo Controle (GC) e experimental (GE), onde foram aplicados questionários de avaliação fisioterapêutica tendo uma reavaliação no término da pesquisa. Os dois realizaram o mesmo treino, porém o GE teve um complemento de treino proprioceptivo. Foram coletados dados dos participantes quanto as idades, profissão, peso, altura, atividades que praticavam, o tempo, se faziam algum tipo de aquecimento e alongamento antes, durante e depois das atividades, foram analisados, comparados com outros estudos e chegaram a resultados. Sendo alguns deles, como a região anatômica que ocorreram as lesões, sobre o tipo de estrutura afetada, o tipo de lesão ocorrida, o mecanismo e número de ocorrência, a gravidade da lesão, sobre a necessidade de tratamento após a lesão, o tipo de tratamento, tempo e duração. Foi observado nesse estudo, após a intervenção proprioceptiva, uma diminuição do número de lesões que os atletas sofreram, tanto no GE como no GC. Foram analisados e demonstrado neste estudo, algumas pesquisas e revisões que o treino proprioceptivo é eficaz, porém concluiu-se nesse estudo que o programa de treinamento proprioceptivo aplicado por algumas semanas não foi capaz de prevenir e reduzir a incidência de lesões nesses atletas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (31.2 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com