TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A influência do stress e ansiedade nos atletas de Futsal

Por:   •  29/12/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.274 Palavras (14 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM

ESCOLA SUPERIOR DE DESPORTO DE RIO MAIOR

METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO EM DESPORTO

[pic 3]

A INFLUÊNCIA DO STRESS E ANSIEDADE NOS ATLETAS DE FUTSAL

LICENCIATURA EM TREINO DESPORTIVO

Aluno:                                                                                                Docentes:

Rodrigo Susano                                                                       Ana Conceição

   Félix Romero

Teresa Bento

RIO MAIOR

13 DE MAIO DE 2015[pic 4][pic 5]

Índice

I.        Introdução        

II.        Revisão de Literatura        

a)        Futsal        

b)        Psicologia do Desporto        

c)        Habilidades Psicológicas        

d)        Stress        

e)        Ansiedade        

III.        Definição do Problema        

IV.        Definição de Hipóteses        

V.        Metodologia        

a)        Caracterização da Amostra        

b)        Definição de Variáveis        

c)        Instrumentos        

d)        Procedimentos        

e)        Tratamento de Dados        

VI.        Bibliografia        

VII.        Anexos        

  1. Introdução

        Este projeto de investigação foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Metodologia da Investigação em Desporto, da Escola Superior de Desporto de Rio Maior e tem como tema: “A influência do stress e ansiedade nos atletas de Futsal”.

        Verifica-se muita vez na modalidade de Futsal que as muitas pessoas intervenientes no jogo, propriamente dito, podem vir a ter um comportamento diferente do habitual e fora do logicamente correto. Existem vários fatores para que isso aconteça e normalmente as principais razões são o stress e a ansiedade, ou seja, fatores psicológicos.

        Os intervenientes no jogo que estão mais sujeitos ao constrangimento psicológico são os jogadores/atletas porque eles são os principais responsáveis por todo o acontecimento, ou seja, a ação centra-se neles. Isto existe quer no Futsal, quer noutra modalidade desportiva e pode trazer vantagens ou desvantagens para o rendimento do atleta. É fundamental perceber e analisar estes aspetos relacionados com a psicologia porque o desporto não tem haver somente com o físico e deve existir um psicólogo dentro do clube a controlar esta situação.

A motivação que me levou a trabalhar sobre este tema foi o facto de ser praticante e adepto de Futsal, e gostaria de perceber o impacto que a psicologia tem nesta modalidade. Assim o objetivo principal deste trabalho é verificar a influência que o stress e ansiedade tem no jogador de Futsal, se isto justifica o facto de ele corresponder mal num momento mais crítico de jogo.

        

  1. Revisão de Literatura

  1. Futsal

        O futebol de salão nasceu nos anos 30 e foi criado na Associação Cristã de Moços de Montevidéu, no Uruguai, pelo diretor de seu departamento de menores, professor Juan Carlos Ceriani (Voser, 1999). Mais tarde é que houve a difusão do futebol de salão para o Futsal.

Segundo Tolussi (1982), o Futsal sofreu várias alterações para melhorar o decorrer do jogo, assim o tópico que se segue tem a intenção de mostrar algumas características desta modalidade. Basicamente o jogo de Futsal caracteriza-se por apresentar duas equipas com cinco jogadores cada, sendo que desses cinco, quatro jogam por todo o campo e um na baliza. As posições específicas dos jogadores de cada equipa são:

  • Guarda-Redes - dentro da área de baliza é o único jogador que pode agarrar a bola com as mãos, fora da área, ele possui características iguais aos jogadores de campo podendo atuar com os pés.
  • Fixo - é o último defesa a seguir ao guarda-redes. Normalmente, é o responsável por organizar e coordenar as jogadas, porque se situa na maior parte do tempo na zona defensiva, tendo uma ampla visão do campo.
  • Ala – uma equipa é formada por dois alas, sendo que cada um deles se situa em uma das laterais do campo e deslocam-se constantemente por todo este.
  • Pivot - na zona defensiva ele é o primeiro jogador que se posiciona perto da linha do meio campo, já na zona ofensiva, ele situa-se próximo do guarda-redes adversário. A sua principal função é marcar golo e participar nas jogadas ofensivas quando solicitado.

Existem vários aspetos da psicologia do desporto, como o stress e a ansiedade, que são precisos ter em conta para a compreensão de alguns comportamentos dos jogadores de Futsal.

  1. Psicologia do Desporto

        Antes de referir propriamente o que é a psicologia do desporto, Brito (1994) salienta que a Psicologia é um dos ramos da ciência que estuda os fenómenos da vida consciente, na sua origem, desenvolvimento e manifestações.

        A psicologia do desporto, sendo o desporto uma área da psicologia, estuda o comportamento dos indivíduos em contexto da prática desportiva bem como todos os fenómenos da vida consciente a que ela se podem associar (Brito & Serpa, 1996).

        O Psicodiagnóstico Desportivo é um instrumento da Psicologia que faz a avaliação de condutas, atitudes e aptidões psicológicas que possibilitam aos desportistas melhorar as condições e recursos da sua prática desportiva (Palmer, 1995; Fleury, 2008). Ou seja, isto ajuda a entender como a atividade física beneficia os indivíduos que sofrem com algum transtorno psicológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (781.9 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com