TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Tratado de fisiologia médica

Por:   •  2/3/2018  •  Resenha  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA- UNOESC[pic 1]

CURSO DE FISIOTERAPIA – 2ª FASE

[pic 2]

Ana Laura Cocco

Beatriz de Barros Fortuna

Fabiane Roque

Heloisa Hoff

Jéssica Eger

Julia Debona

Laura Pacheco

Tabata Friedrich

Tayra Sobrinho

ESTUDO DE CASO

JOAÇABA, NOVEMBRO DE 2017.

ESTUDO DIRIGIDO 3

Cinara está passando por um surto de diarreia, que a está mantendo aprisionada em casa. Ela gostaria de ir á festa de aniversário da amiga, mas está impossibilitada de ir por causa da diarreia. Que tipo de medicamento, relacionado com a função da divisão autônoma do sistema Nervoso, ela poderia tomar para ajudar a aliviar a diarreia? Explique as ações e os efeitos desse medicamento. Escreva as possíveis causas e as consequências corporais de uma diarreia intensa.

Primeiramente, a diarreia é um desregulamento do intestino que provoca frequentes evacuações de aspecto liquido, visto que, a maioria das pessoas não tem nenhuma dificuldade em reconhecer se está com diarreia ou não, o mais difícil acaba sendo definir a origem exata da diarreia, já que ela pode ser provocada por diversas causas diferentes. Na maioria dos casos, os quadros de diarreia são de origem infecciosa, provocadas por uma bactéria, vírus ou algum parasita. Ainda convém lembrar que, uma das piores complicações da diarreia é a desidratação, os adultos são mais resistentes, mas bebês, crianças e idosos desidratam-se com uma facilidade muito grande. Estar com a boca seca, lábios rachados, letargia, confusão mental e diminuição da urina são sintomas de desidratação que, além de diminuir as reservas de água do corpo humano, reduzem os níveis de dois importantes minerais que são o sódio e potássio.

Também, os sintomas da diarreia podem ser divididos em duas partes, em diarreia sem complicações e diarreia grave. Além disso, as diarreias graves ao passarem de 3 à 4 semanas podem ser um sinal de uma doença mais grave. Os sintomas da diarreia sem complicações incluem: Abdômen inchaço ou cãibras, fezes finas ou soltas, fezes aquosas, um movimento intestinal inadequado, náusea e vômito. Além dos sintomas descritos acima, os sintomas da diarreia grave incluem: Sangue, muco ou alimento não digerido nas fezes, perda de peso e febre.

O tubo digestivo é controlado pelo sistema nervoso autônomo, que se divide em dois sistemas, sistemas simpático e sistema parassimpático. As atividades dos mesmos, são reguladas pelos seus respectivos centros localizados no hipotálamo. A tensão mental pode gerar um desequilíbrio nestes dois componentes. Assim, o balanço entres estes dois sistemas é essencial para a saúde permanecer intacta. No tubo digestivo, as fibras simpáticas e parassimpáticas se conectam tanto com o plexo mioentérico como com o plexo submucoso, assim, a estimulação dos sistemas parassimpático e simpático pode causar ativação ou inibição adicional das funções gastrintestinais. A acetilcolina, na maioria das vezes, aumenta a atividade gastrintestinal, e a norepinefrina, por outro lado, quase sempre inibe a atividade gastrintestinal. Quase todas as fibras parassimpáticas que se dirigem ao trato gastrintestinal fazem parte dos nervos vagos. Então, a estimulação do sistema nervoso simpático inibe a atividade do trato gastrintestinal, causando efeitos essencialmente opostos aos do sistema parassimpático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (107.8 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com