TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Tratado de Fisiologia Médica

Por:   •  2/4/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Bioquímica e Farmacologia  

Tarefa: atividade do ciclo 1

Nome: Felipe Rocha Andrade

RA: 8052650

Turma: DGEFB1

Parecer do Tutor:

1) Faça uma pesquisa sobre a importância do pH para o bom funcionamento do corpo humano. Explique quais pHs encontramos em nosso organismo e como esses diferentes pHs são mantidos, para que o corpo fique equilibrado.

A saúde do copo humano resulta, sobretudo, de um estado de bem-estar físico de mental e a sua manutenção depende, em muito, de um complexo equilíbrio do ambiente interno do organismo e do meio que o rodeia. Este estado de equilíbrio constitui uma das características fundamentais dos seres vivos: homeostase que significa equilíbrio do corpo humano e a capacidade de se adaptar ao meio ambiente e manter as condições internas. Quando observamos a vida na terra, percebemos a importância do equilíbrio entre os ácidos e as bases e a sua influencia na saúde dos seres vivos, qualquer alteração desse equilíbrio, mesmo que pequena, pode ter consequências muito graves. pH significa Potencial de hidrogênio e indica uma solução ácida, neutra ou alcalina, o valor do pH é determinado pela concentração de iões de hidrogênio H+ numa solução e mede-se numa escala que varias entre 0 a 14 sendo o 0 muito acido, 7 neutro e 14 muito alcalino. No corpo humano, o funcionamento normal das células depende de um delicado equilíbrio químico entre os ácidos e as bases dos líquidos intracelulares e extracelulares (Fluidos Corporais), a forma como o organismo regula a concentração de iões de hidrogênio é de fundamental importância para a compreensão e a avaliação das perturbações dos equilíbrios entre as bases e os ácidos.

A ingestão dos alimentos e o metabolismo interno geram uma quantidade significativa de ácidos livres que precisam ser eliminados ou neutralizados para manter o pH do corpo dentro de uma faixa estreita. A maior fonte de acido do nosso organismo é a produção diária de CO2 durante a respiração e a sua eliminação é feita pelos pulmões. Os restantes ácidos do organismo são conhecidos como não voláteis, não podem ser removidos pelos pulmões e são excretados por via renal ou neutralizados por substancias básicas. Os principais ácidos não voláteis são os ácidos lácticos e os cetoácidos; o metabolismo das proteínas também produzem alguns ácidos inorgânicos, principalmente as proteínas com aminoácidos sulfurados (mitionina e cisteina) que geram ácido sulfúrico após a sua metabolização. O pH dos fluidos corporais resulta do equilíbrio entre estes os dois grupos de substancias, os ácidos e as bases.

Diferentes níveis de pH originam diferentes tipos de química. Isto significa que os tecidos e os fluidos do nosso organismos tem valores de pH consoante a sua função: o suco gástrico, precisa de um pH ácido, entre 0,8, para ser capaz de fazer digestão. A pele exterior, tem um pH para nos proteger do meio ambiente e dos micro-organismos. Os tecidos orgânicos, as secreções biliares e pancreáticas devem funcionar num meio ligeiramente alcalino. O pH da urina tem um valor ideal entre 6,5 e os 7,5, mas pode variar entre 4.5 e 8,0. A urina pode ter um Ph mais acido ou alcalino, dependendo das necessidades do corpo de regular o ambiente interno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (129.7 Kb)   docx (103.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com