TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O metodo pilates na qualidade de vida do idoso

Por:   •  8/10/2015  •  Artigo  •  3.392 Palavras (14 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 14

BENEFÍCIOS DO MÉTODO PILATES NA QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO[pic 1]

Rejane Pereira Rezende[1]

Juliana Ferreira Nascimento²

RESUMO

O estudo que se segue tem como temática a investigação acerca dos benefícios do Método Pilates na qualidade de vida dos idosos. Seu objetivo principal é analisar, a partir da compreensão de como os indivíduos envelhecem, de que modo a prática de atividades físicas e, mais especificamente, do Pilates pode trazer melhora nas atividades cotidianas dos idosos. A metodologia utilizada no estudo foi a revisão bibliográfica seguida de um estudo tendo como campo a cidade de Barra do Garças, como local, três clínicas especializadas em Pilates e como sujeitos, oito idosos que as frequentam. Ressalta-se que a amostragem foi limitada pela procura dos idosos a esse tipo de atividade, mas que os resultados demonstrados em gráficos oriundos da análise do instrumento de investigação apontam para os reais benefícios advindos da prática do Método Pilates pelos idosos.

Palavras-chave: Idoso. Qualidade de vida. Pilates. Investigação. 

ABSTRACT

The study that follows has as thematic research about the benefits of Pilates in the quality of life for seniors. Its main objective is to analyze, from the understanding of how individuals age, how the physical activity and, more specifically, Pilates can bring improvement in daily activities of the elderly. The methodology used in the study was a literature review followed by a study having as a field the city of Barra do Garças, as local, three clinics specializing in Pilates and as subjects, eight elderly that attend. It should be noted that sampling was limited by demand of older people to this type of activity, but the results shown in graphs derived from the research tool of analysis point to the real benefits from the practice of Pilates for seniors.


Keywords: Elderly. Quality of life. Pilates. research

INTRODUÇÃO

        Pensar em envelhecer até algum tempo, não era uma das melhores sensações do ser humano. A velhice estava associada a uma série de problemas oriundos de um processo por vezes, mal compreendido, e nem sempre aceito como uma característica inerente a todos e parte fundamental do ciclo da vida. (CAETANO, 2006).

        Na contemporaneidade e com os grandes avanços médico, o envelhecimento passou a ter outro foco. Nesse sentido, houve maior preocupação com a qualidade de vida e a preservação da funcionalidade. Sendo um processo, o envelhecimento vai além das questões fisiológicas e desse modo, passou-se a considerar também os aspectos psicossociais, buscando-se assim, que o idoso não se isolasse do convívio social, mas que se preparasse para viver nele com autonomia (CAETANO, 2006).

De acordo com os referenciais teóricos, o envelhecimento não é um processo linear, que acontece de igual forma para todos. Em uns, esse fenômeno acontece de modo mais acelerado e junto dele, traz uma série de doenças degenerativas. Em outros, o envelhecimento se dá de um modo menos assertivo, sendo pouco perceptível. Nos dois aspectos, a busca pela melhora no tônus muscular resulta na qualidade de vida desejada sem grandes perdas, tanto fisiológicas quanto sociais (CAETANO, 2006).

        São diversas as condições que caracterizam as variações no processo de envelhecimento. O sedentarismo, as questões socioeconômicas, as patologias genéticas e até mesmo a evidência de doenças crônicas podem influenciar o envelhecimento. Segundo alguns pesquisadores, dentre esses cancela (2007), é necessário que se considere que o envelhecimento não seja um “estado”, mas um processo que acontece de forma gradativa. Isso porque o sujeito não “acorda” velho, e sim vai envelhecendo ao longo da vida.

        Ainda que a medicina tenha avançado consideravelmente, o processo de envelhecimento não pode ser evitado. Por isso é que há uma grande preocupação em se garantir a qualidade de vida. Isso implica não somente na saúde física, mas também em todos aspectos, sejam psicológicos ou sociais. Não há como fugir da velhice, mas isso não significa que o idoso não deverá ser ponto de preocupação quando se trata de envelhecer com dignidade e saúde.

        Segundo os autores pesquisados, diferentemente do que se acreditava a um tempo, nem sempre as características cronológicas denotam o processo de envelhecimento. Sendo reconhecidamente variável de um indivíduo a outro, esse poderá ser retardado (MATSUDO, 2001). Desse modo, não apenas o tratamento de patologias oriundas da velhice é o foco do trabalho com o idoso, mas a associação de atividades físicas que possam garantir que esses cheguem a essa fase de uma forma mais tranquila. Dentre todas as associações encontra-se o pilates, como um método que trabalha o movimento de modo que o impacto seja minimizado, considerando, principalmente a perda de tônus muscular do idoso e que traz benefícios, não somente à saúde física.

O que se percebe na atualidade, é que a evolução da sociedade trouxe uma nova consciência à população que passou a considerar a necessidade de sobreviverem com uma qualidade de vida melhor.  Com isso, o envelhecimento saudável do idoso tornou-se uma preocupação aliada á busca pela melhor alimentação e a prática de exercícios de menor impacto. O método pilates é considerado uma das atividades funcionais que prioriza todos os ângulos, físico, mental e social, dando credibilidade para se adaptarem em qualquer ambiente.

        Segundo PIRES; SÁ (2005) assim como diversos outros autores relataram, que Joseph Hubertus Pilates (1880-1967) foi o criador do Método Pilates.  Nascido na Alemanha com saúde muito frágil na infância e adolescência apresentou Asma, Bronquite, Raquitismo e Febre Reumática. Tais doenças o levou a estudar anatomia, fisiologia e cultura física e praticar vários tipos de esporte. Em 1914 na I Guerra mundial aprimorou seu conhecimento sobre atividade física, criando o primeiro exercício de fortalecimento e flexibilidade do tônus muscular com resistência.  

        Muito mais do que uma abordagem estritamente física, o pilates associa movimentos de artes marciais, ioga e meditação. Seu ponto principal é a consciência corporal e domínio do movimento. Nessa associação privilegia-se o fortalecimento dos músculos e a resistência. No trabalho com os idosos isso significa uma maior segurança na realização de pequenas atividades e, por consequência a conquista de maior autonomia (RODRIGUES et al, 2010).

MATERIAL E MÉTODOS

A pesquisa tem caráter exploratório, observacional e qualitativo e quantitativo, a fim de proporcionar um maior conhecimento ou proximidade com o problema. Nesse sentido, pretende-se construir este estudo em duas fases, a primeira sendo, o referencial bibliográfico por meio de estudos realizados em materiais publicados em forma de livros, artigos, dissertações e teses depositadas em repositórios e fontes confiáveis. Já a segunda fase foi baseada em questionários aplicados em pacientes idosos, para analisar a melhoria da qualidade de vida destes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (270.3 Kb)   docx (107.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com