TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODOS DE QUALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO

Trabalho Escolar: MÉTODOS DE QUALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  3.295 Palavras (14 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 14

Na atualidade, é de extrema necessidade saber gerir uma organização de forma adequada e eficaz, já que os clientes se tornaram mais exigentes no ato de adquirir um produto entre outros fatores.

Para tanto a administração nos fornece ferramentas de implantação para auxiliar os gestores nas a integralizar todo o funcionamento da empresa de forma coerente.

Com base em pesquisas coletadas, o seguinte trabalho fornece informações à respeito do papel administrativo e suas principais características na Gestão de Qualidade de uma empresa.

MÉTODOS DE QUALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO

Hoje nas empresas, existem funcionários que se dedicam ao máximo e vestem de fato a camisa da empresa. Funcionários que querem crescer em conjunto com a organização, levando em consideração que o seu trabalho prestado nesta pode interferir diretamente nos resultados da entidade.

Por outro lado, o funcionário que não quer nada além de seu salário no final do mês, e que não esta contente com seu cargo, sua empresa... Ou mesmo que leva a mesma rotina diariamente, e não vê a necessidade de mudança no ambiente de trabalho. O funcionário que não se importa com o andamento da empresa, e que mal sabe duas metas e objetivos.

Claro que ambos os funcionários podem estar na mesma empresa, como na Q pão, notamos diversos conflitos e funcionários que não se importam em faltar, chegar atrasados e desrespeitar seus superiores.

É interessante para o Sr. Bread seguir os conceitos segundo Henry Mintzberg, onde cita dos papeis gerenciais. São 10 os papeis gerenciais, sendo eles:

Papéis Interpessoais 1. Símbolo: O gerente é visto como um representante

2. Líder: O gerente exerce liderança e análise das atividades relacionada com gestão de pessoas

3. Ligação: A teia de relacionamentos mantida pelo gerente com sua equipe.

Papéis de Informação 4. Monitor: O gerente recebe e/ou procura informações que lhe permitam compreensão do que se passa em sua organização.

5. Disseminador: O papel de monitor tem como complemento a disseminação das informações externas para dentro da entidade, e de informações de subordinados para outros.

6. Porta-vos: A transmissão de informações de dentro para o meio ambiente da organização.

Papéis de decisão 7. Entrepreneur: Como entrepreneur ( empreendedor) o gerente é iniciador e planejador da maior parte das mudanças controladas em sua organização.

8. Controlador de distúrbios: Os distúrbios são situações que se encontram parcialmente fora do controle gerencial, com crises e imprevistos. Para isso o gerente deve desempenhar a tarefa de controlar tais distúrbios.

9. Administrador de recursos: Está presente em praticamente qualquer decisão que o gerente tome. Compreende três elementos: Administrar o próprio tempo, programar o trabalho alheio e autorizar tomadas de decisões por terceiros.

10. Negociador: O gerente é responsável por liderar os representantes de sua empresa em negociações, como sindicato, clientes, credores, etc.

Tabela 1- Livro: Teoria Geral da Administração - PLT 755 (página 106 e 107)

Um gerente desempenha diversas funções dentro de uma empresa. O s. Bread, deve possuir este conhecimento para saber gerenciar melhor seu negócio, saber gerir seus funcionário e manter o controle administrativo de seu negócio.

A GESTÃO DE QUALIDADE DENTRO DE UMA EMPRESA

Para melhor desempenho da empresa, é necessário que o Sr. Bread possua características adequadas ao meio. Saber administrar seu próprio negócio bem como saber gerenciar as pessoas que estão inseridas neste ambiente organização.

Para isto existem ferramentas que nos auxiliam à uma gestão eficaz, a ISO (International Organization for Standartization - Organização Internacional para a Normatização, é uma entidade internacional de padronização criada em 1947 em Genebra - Suíça) é o conjunto de Normas que visam padronizar e melhorar continuamente a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas no mundo inteiro. O foco principal é o cliente: atendimento na íntegra e em conformidade com requisitos especificados, bem como sua crescente satisfação.

FERRAMENTAS DE GESTÃO DE QUALIDADE

Em plena revolução da qualidade e da organização das empresas, não se verifica ainda uma política intensiva dos conceitos da Qualidade Total, principalmente nas empresas de pequeno e médio porte, normalmente por desinformação e não entendimento da linguagem técnica a respeito da Qualidade Total.

Sobreviver em um mercado cada vez mais disputado representa o grande desafio das pessoas e empresas nos dias de hoje. Todos nós sabemos que vai sobreviver somente o melhor. Face as constantes mudanças no cenário, mais do que nunca, é necessário que mudemos algum paradigma com absorção de novos conceitos em termos de gestão de nossos negócios. Acreditamos que a prática intensiva de conceitos de qualidade nas atividades do dia-a-dia, somará pontos a sobrevivência e crescimento dos negócios.

A Qualidade Total é uma filosofia de gestão baseada na satisfação dos clientes internos e externos envolvidos na empresa, ou seja, é um meio para atingir os objetivos e resultados desejados, e como tal, faz uso de um conjunto de técnicas e ferramentas integradas ao modelo de gestão. Sendo assim a seguir mostraremos alguma ferramentas para a Gestão de Qualidade.

5´s

A Ferramenta 5'S não é apenas um programa, mas uma filosofia de vida. Com o objetivo de tornar o ambiente de trabalho mais agradável e seguro, a empresa vem aplicando os princípios japoneses do 5'S. Este trabalho é considerado pela empresa a base para se atingir a Qualidade Total. Mediante treinamento e conscientização, os colaboradores são incentivados a implementaresm ações de melhoria para cada um dos princípios do 5'S.

Os 5S são razoavelmente conhecidos na indústria, ao menos conhecidos como uma sistemática voltada para melhorar a aparência do ambiente de trabalho.

E, realmente, é isto o que se mostra, à primeira vista, com seus 5 passos aparentemente dirigidos à simples organização do espaço:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com