TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influência Do Método Pilates Na Capacidade Funcional E Qualidade De Vida Dos Idosos

Por:   •  17/2/2023  •  Artigo  •  3.500 Palavras (14 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]        [pic 3]

ISSN 1678-0817 Qualis B2

Revista Cientí  ca de Alto Impacto.

INFLUÊNCIA DO MÉTODO PILATES NA CAPACIDADE FUNCIONAL E QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS

Ciências da Saúde, Edição 119 FEV/23 / 03/02/2023

REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.7615311

[pic 4]

Lano Alves Costa1

[pic 5]

RESUMO

O envelhecimento é um acontecimento comum à todos os seres vivos, ele é progressivo, irreversível e universal. Este processo tem como base as

modi cações físicas que acontecem com o nosso corpo. Este estudo trata-se de uma revisão de literatura integrativa e ressalta assim, a necessidade de assegurar uma prática assistencial embasada em evidências cientí cas, a revisão integrativa tem sido apontada como uma ferramenta ímpar no campo da saúde. Sendo assim, o problema de pesquisa deste estudo é “Examinar quais os benefícios que o método Pilates traz na qualidade de vida e o quanto ele melhora capacidade funcional dos idosos praticantes do método Pilates”. Os resultados serão buscados por meio de artigos originais de literatura e estudos de campo buscados pelos descritores “Pilates”, “Capacidade Funcional”, “Qualidade de Vida”, “Idoso”. Espera-se, através deste estudo, evidenciar os benefícios que o método Pilates traz na qualidade de vida e o quanto ele melhora capacidade funcional dos idosos praticantes do método Pilates.

PALAVRAS-CHAVE: Pilates, Qualidade de vida, Capacidade Funcional, Idosos.

ABSTRACT

Aging is an event common to all living beings, it is progressive, irreversible and universal. This process is based on the physical changes that happen to our body. This study is an integrative literature review and thus highlights the need to ensure a care practice based on scienti c evidence, the integrative review has been identi ed as a unique tool in the eld of health. Thus, the research problem of this study is “To examine what bene ts the Pilates method brings in the quality of life and how much it improves the functional capacity of elderly Pilates practitioners”. The results will be searched through original literature articles and

 eld studies searched by the descriptors “Pilates”, “Functional Capacity”, “Quality of Life”, “Elderly”. It is expected, through this study, to show the bene ts that the Pilates method brings in the quality of life and how much it improves the functional capacity of elderly practitioners of the Pilates method.

KEYWORDS: Pilates. Quality of life. Functional capacity. Elderly. 1 INTRODUÇÃO

Partindo do pressuposto que nas últimas décadas o Brasil vem avançando muito no campo da saúde, este estudo tem como nalidade rever pesquisas sobre o alcance do propósito do Educador físico na Saúde do Idoso. Compreende-se a promoção do envelhecimento saudável e a manutenção da capacidade funcional de cuidados informais.

No entanto, a formação deste pro ssional que atue diretamente com esta população, aponta para as mudanças normais que um idoso passa ao longo deste processo, a identi cação precoce destas alterações pode ajudar nesta transição.

Nesse sentido faz-se necessário o envolvimento deste idoso, dentro deste processo, questionando, investindo, tomando posições, estabelecendo relações. A negação das principais alterações biológicas enfrentadas pelos idosos é difícil e perfeitamente normal.

O problema de pesquisa deste estudo é “Examinar quais os benefícios que o método Pilates traz na qualidade de vida e o quanto ele melhora capacidade funcional dos idosos praticantes do método Pilates”.

Considera-se os grandes benefícios proporcionados ao longo do tempo pela prática de atividades físicas pelos idosos, e destaca nesse âmbito a melhora signi cativa na capacidade funcional,entre elas destacam: equilíbrio, força, coordenação e velocidade de movimento, dessa forma afeta diretamente a auto estima desse idoso.

Esta temática tem como objetivo evidenciar os benefícios que o método Pilates traz na qualidade de vida e o quanto ele melhora capacidade funcional dos idosos praticantes do método Pilates.

O envelhecimento é um acontecimento comum a todos os seres vivos, ele é progressivo, irreversível e universal. Justi ca-se este as modi cações físicas que acontecem com o nosso corpo.

Este estudo trata-se de uma revisão de literatura integrativa e ressalta assim, a necessidade de assegurar uma prática assistencial embasada em evidências cientí cas, a revisão integrativa tem sido apontada como uma ferramenta ímpar no campo da saúde. Sendo assim, o problema de pesquisa deste estudo é “Examinar quais os benefícios que o método Pilates traz na qualidade de vida e o quanto ele melhora capacidade funcional dos idosos praticantes do método Pilates”. Os resultados serão buscados por meio de artigos originais de literatura e estudos de campo buscados pelos descritores “Pilates”, “Capacidade Funcional”, “Qualidade de Vida”, “Idoso”.

Este artigo trouxe a compreensão do tema discutido, as formas, os meios estratégicos para propor possíveis discussões sobre o modo como o Pilates

in uencia na qualidade de vida dos idosos. O primeiro item contém o título, o tema e passo a passo como será desenvolvida a pesquisa.

O segundo item trás uma linha de estudo sobre o processo de envelhecimento.

O terceiro item aborda sobre método Pilates e qualidade de vida.

E por último traremos as considerações nais das percepções e análises desse trabalho.

Em relação à temática deste artigo nosso referencial teórico se constitui a partir de autores que tem abordado com amplitude o tema em questão, tais como: Papaléo Netto (2006); Mazo (2008); Sonstroem (1997); Curi (2009); Reis,

Mascarenhas, Lyra (2011); Ferreira (2012); OMS (2005); Casalini (2011); Comunello

(2001); Alvarenga (2007); Rodrigues (2010); Sacco (2005); Fernandes (2011); Barro

(2011), Rodrigues Neto (2008); Guimarães (2004); 2 PROCESSO DE ENVELHECIMENTO

Com todo o avanço da medicina entende-se que aumentou a expectativa de vida do ser humano, com isto percebe-se o aumento da preocupação de envelhecer mais saudável, ativo e com qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (156.4 Kb)   docx (398.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com