TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Objetivos e condutas para PC

Por:   •  27/11/2017  •  Seminário  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  1.295 Visualizações

Página 1 de 3

Objetivos  e condutas para PC:

Objetivo: Prevenir deformidades:

Condutas: indicação de órteses, alongamento muscular, mobilização articular, posicionar corretamente.

Objetivo: estimular fases motoras e alongar a musculatura:

Condutas: trabalhar mudança de decúbito utilizando rolo, boa, espelho;  trabalhar descarga de peso; trabalhar pinça;  trabalhar marcha com obstáculos, subir e descer escadas e rampas.

Objetivo: fortalecer a musculatura:

Condutas: fortalecimento muscular utilizando bastão, caneleira e peso.

Objetivo: trabalhar padrões respiratórios:

Condutas: manobras de higienização brônquica e expansibilidade, vibrocompressão e aspiração.

Objetivo: estimular propriocepção, dissociar cinturas escapulares e pélvica:

Condutas: trabalhar equilíbrio; coordenação motora, com balança, almofadas, esteira e bicicletas, trabalhar controle cervical e de tronco.

Hidroterapia e Equoterapia

Espinha Bífida: é uma anormalidade do sistema nervoso, desenvolve se nos 2 primeiros meses de gestação, ocorre um defeito na formação do tubo neural.

A meningocele: é a forma menos grave da espinha bífida, geralmente tem apenas extravasamento de sangue e liquido e não ocorre extravasamento de raízes nervosas, a criança pode vir a ter marcha com ajuda(andador, muleta ou órteses do MMII e talvez ter controle de esfíncter. Em caso de meningocele alta (torácica) não afeta tanto MMII, porém, afeta significativamente o cognitivo.

A mielomeningocele: ocorre extravasamento de raízes nervosas e sangue, e é a mais comprometedora, 90% é associado a hidrocelafia.

Hidrocefalia: Aumento do liquido cefalorraquidiano, liquido produzido em excesso e o organismo não consegue absorver, ou tem uma produção normal de liquido mas o organismo tem uma dificuldade de absorção.

É preciso de uma válvula para drenagem do liquido cefalorraquidiano.

Causas da Espinha Bífida:  O acido fólico é o maior responsável pela não formação do tubo neural, acido fólico é encontrado nas folhas verdes dos legumes, frutas, cereais, pães integrais.

Tratamento:  De 0 a 3 anos, alem do cuidado em relação a bexiga neurogênica que é uma bexiga com má formação( a criança não consegue urinar sozinha, sendo necessário uma sonda) também é importante estimular o desenvolvimento motor e cognitivo. É recomendado usar mobilização das articulações e uso de órteses e ensinar os pais a trabalhar em casa com essas crianças. A  bexiga neurogênica é apresentada por alguns pcts. Mielomeningocele.

De 3 a 6 anos- o terapeuta deve definir a capacidade funcional para locomoção quanto para AVD’s.

Avaliar tonos, equilíbrio, forca muscular para analisar o prognóstico da criança

De 6 a 12 anos- se a criança não andar ate 6 anos, provavelmente não irão adquirir marcha marcha. As crianças que andam podem precisar de alguma cirurgia ortopédica para melhor equilíbrio e desempenho de marcha.

PC ( Paralisia Cerebral)   É um atraso neuro, psico e motor da criança, e não é preogressivo, e pode ocorrer no período pré, peri e pós NATAL

Causas da PC: Decorrência da falta de oxigenação do tecido ou agressão relacionado ao cérebro antes, durante ou após o nascimento.

Pré-natal:  ameaça de aborto, choque no abdome da mãe, exposição a raio x nos primeiros meses de gestação, infecções contraídas pela mãe durante a gravidez etc.

Peri-natal:  falta de oxigênio na hora do nascimento da criança, partos difíceis e demorados ou uso de fórceps.

Pós-natal:  período longo de febre nos primeiros meses de vida, desidratação significativa, meningite, traumatismo na cabeça, afogamento e sarampo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com