TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sistemas do Corpo

Por:   •  14/9/2021  •  Bibliografia  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 4

Sistemas que garantem o funcionamento do organismo


Os sistemas do corpo humano são constituídos por órgãos, que, juntos, realizam funções essenciais para a manutenção da vida. Os sistemas se dividem em: respiratório, circulatório, muscular, nervoso, digestório, sensorial, endócrino, excretor, urinário, esquelético, reprodutor, imunológico e tegumentar.


Sistemas do corpo humano


Para compreender as atividades de cada sistema é necessário analisar as suas principais funções. O Guia Enem elaborou um resumo sobre cada um.



Sistema respiratório


O sistema respiratório é um dos principais sistemas do corpo humano. Ele é constituído pelos pulmões e vias respiratórias (cavidades nasais, faringe, laringe, traqueia e brônquios), que são responsáveis por fazer o transporte do oxigênio para dentro e fora das cavidades pulmonares. 


Além disso, o sistema é responsável pela eliminação de gás carbônico retirado de dentro das células. Como é um sistema mais delicado, existem algumas doenças respiratórias que atrapalham o desempenho de suas funções, como a rinite, a bronquite e asma, por exemplo.

Sistema circulatório


sistema circulatório é responsável por realizar o transporte do sangue. Além do sangue, ele é composto pelo coração e vasos sanguíneos: artérias, veias e vasos capilares. Assim, o sistema também transporta oxigênio e demais nutrientes para diversas regiões do corpo.


Outras funções desempenhadas por esse sistema são: o transporte de carbono e resíduos das células, a manutenção do equilíbrio ácido-básico do corpo, proteção contra doenças e regulação da temperatura corporal.


Sistema muscular


O sistema muscular é constituído por aproximadamente 600 músculos. Os músculos trabalham em conjunto com os ossos, as articulações e os tendões. A sua principal função é contribuir para a execução de movimentos, além de produzir calor e manter a postura do ser humano. 


Sistema nervoso


O sistema nervoso é classificado da seguinte forma: sistema nervoso central, compreendendo o encéfalo e a medula espinhal e o sistema nervoso periférico, formado pelos nervos cranianos e raquidianos.


Entre as funções desse sistema está a regulação das atividades corporais por meio de impulsos nervosos, onde ele captura as mudanças no ambiente e transmite informações para o corpo, como se fosse uma rede de comunicação do organismo. As células da glia (ou neuróglia) e os neurônios são células que se destacam nesse sistema.


Sistema digestório


Entre os sistemas do corpo humano, o sistema digestório é responsável pela absorção de nutrientes importantes retirados dos alimentos ingeridos. Ele é formado pelo tubo digestório que engloba a boca, faringe, esôfago e estômago, intestino delgado e grosso, e ânus. 


Esse sistema realiza dois tipos de digestão: a digestão mecânica, realizada pela trituração dos alimentos na boca e a digestão química, que faz a digestão dos alimentos através das enzimas. Além disso, os sistema é composto por órgãos anexos, que inclui as glândulas salivares, fígado, vesícula biliar e pâncreas. 


Sistema sensorial


O sistema sensorial abrange os cinco principais sentidos do ser humano (visão, olfato, paladar, audição e tato). Entre os sistemas do corpo humano, o sensorial realiza o transporte das informações recebidas para o sistema nervoso, que irá identificar e devolver as respostas para o corpo.


Um exemplo da ação do sistema sensorial é o olfato. Ao cheirar um alimento, por exemplo, a informação é transmitida ao sistema nervoso por meio dos neurônios sensoriais presentes no nariz.


Sistema endócrino


O sistema endócrino é constituído por um conjunto de glândulas e tecidos, responsáveis por realizar atividades vitais como a tireoide, hipófise, glândulas sexuais, entre outros. Além disso, essas glândulas produzem substâncias (hormônios) químicas reguladoras das funções do corpo. 


Os hormônios são lançados na corrente sanguínea, exercendo funções como: regulação do metabolismo, defesa do organismo, produção de gametas, desenvolvimento corporal e outros. 


Sistema excretor


Entre os sistemas do corpo humano, o sistema excretor desempenha a função de eliminar resíduos descartados pelo corpo humano, após passar pelo processo de digestão dos alimentos. Ele é formado pelos rins e vias urinárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (808.8 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com