TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Responsabilidade social, posturas de ética e cidadania

Por:   •  22/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.115 Palavras (13 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 13

www.viavarejo.com.br

https://juliavalente925.jusbrasil.com.br/artigos/323595375/aspectos-gerais-da-empresa-do-empresario-e-da-sociedade-empresaria

http://artigoscheckpoint.thomsonreuters.com.br/a/5ksn/representacao-dos-trabalhadores-nas-empresas-alberto-emiliano-de-oliveira-neto

https://blog.grancursosonline.com.br

http://www.direitonet.com.br

www.bibliotecadigital.fgv.br

http://www.apejesp.com.br 

http://ri.magazineluiza.com.br/Show/Relatorio-Anual?=mZoQeKZUHLnTW8oeLFXC4Q== Relatório Anual e de Sustentabilidade ano de 2012 há 2015

  • Responsabilidade social, posturas de ética e cidadania

Responsabilidade Social faz parte de cultura do Magazine Luiza desde a fundação da primeira loja em Franca-SP, no interior de São Paulo. Este comprometimento está presente em todos os relacionamentos: com clientes, colaboradores, o meio ambiente, fornecedores e a sociedade. As transformações dos negócios que conduzem o futuro das operações do Magazine Luiza originaram o processo de avaliação constante de seus códigos, políticas, termos e regimentos para que os temas em questão atendam plenamente às melhores práticas de governança corporativa, em conformidade com a causa da empresa. O sucesso da reputação do Magazine Luiza por uma conduta de negócios ética está ligado às ações e relações baseadas na verdade, integridade, honestidade, transparência, justiça e bem comum.

A empresa adota posturas, comportamentos e ações que promovem o bem-estar do seu público interno e externo. Servem aos clientes e à sociedade com paixão, excelência e disponibilidade, fazendo parte de um time que estabelece relações de confiança e simplicidade, humildade e respeito.  A Companhia expressa padrões claros para ajudar a assegurar que se façam negócios de maneira justa e honesta. A Companhia e ajuda todos os colaboradores a compreender os valores expressos nas demais Definições de Essência (Propósito, Visão, Credo e Princípios) do Magazine Luiza.

Dessa forma, foi relacionar facilmente a teoria aprendida no curso de Logística à prática que o Magazine Luiza vem adotando quando o assunto é ética. Sendo assim, foi possível constatar que ela conduz sua estratégia de crescimento norteada pela sustentabilidade, pela ética e pela responsabilidade corporativa. Identificando a ética, o direito e a moral como elementos condutores da plena execução dos negócios. As práticas adotadas estão alinhadas aos referenciais que validam o posicionamento do GPA como signatário de pactos e associações com entidades internacionais e nacionais.

A empresa é associada ao Instituto Ethos de Responsabilidade Social há alguns anos. Em Franca, onde fica a sede administrativa, a empresa apoia as ONGs Franca Viva, especialmente o projeto de formação.  A empresa possui uma fundação que tem como propósito incentivar e contribuir para o desenvolvimento sociocultural, diminuindo as desigualdades, especialmente em comunidades no entorno de sua atuação. O Magazine Luiza busca a construção de parcerias mutuamente benéficas com fornecedores, pautadas pela conduta ética e transparente nos negócios e pelo respeito às legislações ambientais e aos direitos humanos.

Em termos de sustentabilidade, as pessoas são o principal foco das ações sociais e ambientais do Magazine Luiza. Todas as iniciativas e práticas de sustentabilidade visam elevar o valor de seus relacionamentos. A gestão do impacto ambiental, a promoção e a difusão da cultura de valorização do meio ambiente, são realizadas por meio da implementação de políticas e processos para garantir o cumprimento das legislações de meio ambiente e promover a cultura de gestão sustentável das operações.

O Comitê de Ética, criado em 2010, trata da atualização do Código de Conduta, de propostas para um novo fluxo de denúncias internas de colaboradores para o SAC, sanções e revisão de políticas e procedimentos das lojas. Desde 2011, as ações da Companhia são listadas no Novo Mercado, segmento da BM&FBovespa que agrega as empresas com o mais alto nível de governança corporativa, com o ticker MGLU3. A estrutura da tomada de decisões é baseada nos valores da transparência e da equidade. Os controladores possuem 72% das ações do Magazine Luiza e 28% é free float. Em 2012, foram realizado treinamento dos colaboradores no Código de Conduta. Foram realizadas 11 reuniões operacionais e duas com o Comitê Executivo. Foi criado ainda um quadro de sanções a serem aplicadas nos casos de descumprimento do Código de Conduta. Ela permite à equipe testar de forma lúdica seus conhecimentos das diretrizes estabelecidas pelo Código.

  • Direito da empresa, do empresário e constituição de sociedade.

No Direito Empresarial, atividade empresarial, ou empresa, é a atividade econômica, exercida de forma organizada e profissional, por um empresário, com o fim de produzir ou circular bens ou serviços. No Brasil, o Código Civil de 2002, positivou a 'Teoria da Empresa', regulamentando as relações jurídicas que decorrem da atividade econômica. É importante saber que a empresa não se confunde com pessoas que exercem a atividade, ou seja, o empresário individual ou a sociedade empresária. Da mesma forma não se pode confundir a empresa com o estabelecimento onde ela é exercida.

O Código de Conduta estende-se a todos os colaboradores do Magazine Luiza, inclusive às empresas coligadas. Os principais temas abordados no Código de Conduta são: conflito de interesses; segurança da informação e propriedade intelectual; patrimônio; recursos e registros da empresa; brindes, presentes, favores e outras cortesias; atividades comunitárias; doação de produtos apoia a projetos e patrocínios; questões de interesse público; meio ambiente; e colaboradores parentes.

Já o conceito de empresário O código Civil brasileiro de 2002 expõe objetivamente:

"Art. 966. Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.

Parágrafo único. Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento da empresa".

Sociedade empresarial ou sociedade empresária corresponde a um tipo de junção de esforços, que se caracteriza pela união de duas ou mais pessoas com a finalidade de exercerem determinada atividade econômica, podendo essas pessoas serem físicas ou jurídicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (141.4 Kb)   docx (307.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com