TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREVENÇÃO E ORIENTAÇÃO DE PROBLEMAS POSTURAIS EM ADOLESCENTES

Por:   •  20/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.239 Palavras (13 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 13

TATIANE ROBERTO DA SILVA

PREVENÇÃO E ORIENTAÇÃO DE PROBLEMAS POSTURAIS

EM ADOLESCENTES

Corumbá

2016

TATIANE ROBERTO DA SILVA

PREVENÇÃO E ORIENTAÇÃO DE PROBLEMAS POSTURAIS

EM ADOLESCENTES

        

Corumbá

2016

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO...............................................................................
  1. PROBLEMA ...............................................................................

04

06

  1. OBJETIVOS....................................................................................

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO..........................................

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS....................

07

07

07

  1. JUSTIFICATIVA ..............................................................................

08

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA .......................................................

10

  1. METODOLOGIA ..............................................................................

15

  1. CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO...................................

16

  1. REFERÊNCIAS ...............................................................................

17

  1. INTRODUÇÃO

Seguindo a evolução, o ser humano se viu obrigado a andar ereto, o que o levou a condição de bípede. Porém, para sustentar o peso corpóreo contra o peso da gravidade, a coluna requisita o trabalho não habilitado das costas, que, deficientemente, ajuda a manter esse corpo ereto.Porém, com o passar dos anos, a coluna começa a mostrar sua deficiência e inicia um processo de autodestruição, o que a leva a recrutar os músculos para continuar a manter o corpo de pé.  Mas, a tonicidade muscularassociada a fatores como força da gravidade, às deformidades congênitas da coluna vertebral, do quadril e dos membros inferiores, ao estresse psicoemocional e as posturas incorretas e espasmos musculares, levam a um aumento das curvaturas cifóticas da coluna vertebral, gerando uma alteração no centro de gravidade corporal e, consequentemente, o surgimento de patologias degenerativas.

Ter os desvios da coluna vertebral diagnosticados precocemente é de extrema necessidade, principalmente na fase do crescimento rápido das crianças (dos 7 aos 12 anos), quando a postura sofre grande transformação na busca do equilíbrio compatível com as novas proporções do seu corpo. Nessa fase de idade escolar, a postura da criança se adapta às atividades que estão sendo desenvolvidas e a postura sentada durante um número significativo de horas, é a mais desfavorável e também a mais perigosa de todas as posturas de descanso.

Pode-se dizer que asatitudes escolares não corrigidas, favorece a instalação de maus hábitos posturais e de que a adolescência, é a fase em que se inicia o crescimento acelerado do sistema esquelético, o que muitas vezes não é acompanhado pelo crescimento do sistema muscular, podendo desencadear o aparecimento de desvios posturais. Daí a importância do diagnóstico precoce da cifose postural pois, a correção é baseada, principalmente, na reeducação global da atitude, o que leva a dispensar um futuro tratamento conservador que vise, apenas, à melhoria da sintomatologia, uma vez que, após a adolescência,seu crescimento ósseo cessa. Já a escoliose idiopática, é considerada como uma das piores alterações posturais na adolescência pois trata-se de uma curvatura estrutural da coluna que se apresenta no início da puberdade, sendo mais frequente no sexo feminino.

Sabe-se que atualmente, estudos sobrealterações posturais estão sendo cada vez mais constantes, detectando bons ou maus prognósticos mais rapidamente. Mas, porque esperar para agir somente após as deformidades já instaladas quando se pode iniciar com uma orientação postural preventiva?

Sob o tema orientação postural, o presente estudo tem como objetivo principal, mostrar mecanismos de prevenção às futuras alterações, informando os indivíduos quanto a melhor postura a ser adotada no dia-a-dia e orientar possíveis alterações posturais encontradas em indivíduos, orientando-os a iniciar um trabalho preventivo, através da postura incorreta.

  1. PROBLEMA

Podemos definir postura como sendo a posição corporal adotada pelo serhumano. Ela pode ser influenciada por maus hábitos que podem produzir maior tensão sobre as estruturas de suporte. Em escolares, as posturas inadequadas adotadas em sala de aula e/ou em casa podem levar ao desequilíbrio na musculatura, ocasionando alterações posturais e, consequentemente, problemas mais sérios no decorrer da vida. Mas, afinal de contas, qual a real consequência de uma má postura? E quais hábitos e/ou atitudes se deve tomar para um bom controle postural?

  1. OBJETIVOS
  1. OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Diante do estudo realizado e, consequentemente, conhecendo as causas que levam aos desvios posturais da coluna vertebral em adolescentes, nosso objetivo principal é mostrar estratégias de prevenção e orientação, visando a prevenção de problemas posturais futuros. Para isto, procurou-se com base na literatura existente realizar uma reflexão sobre as bases biológicas, ergonômicas e pedagógicas para a elaboração de mecanismos de prevenção de problemas posturais.

  1. OBJETIVO ESPECÍFICO OU SECUNDÁRIO
  • Aprofundar o conhecimento dos eventos e agravos relacionados com a saúde do adolescente, em especial os desvios posturais da coluna vertebral;
  • Investigar os principais desvios posturais da coluna vertebral, dentre eles a escoliose, a hiperlordose, a lordose e a cifose em adolescentes;
  • Apresentar formas de prevenção postural, visando uma melhor postura e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida.

  1. JUSTIFICATIVA

O interesse por este tema surgiu a partir da constatação de que pouquíssimas pessoas têm conhecimento sobre a própria postura e sobre os cuidados que devem ter em relação ao seu corpo durante as atividades do cotidiano. As famílias deveriam ser informadas e/ou orientadas desde a fase escolar, a fim de adquirirem capacidades para criar e disseminar atitudes profiláticas e hábitos posturais preventivos desde cedo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (161 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com