TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planilha de acompanhamento didática de atividade estruturada

Por:   •  17/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CURSO DE FISIOTERAPIA

RELATÓRIO DE ATIVIDADE ESTRUTURADA

CAMPUS JOÃO UCHOA

Bruno César Nascimento de Moura

Trabalho apresentado como requisito para obtenção de grau na disciplina de fisioterapia respiratória, da Universidade Estácio de Sá

Professor:  Alexandre do Nascimento Justiniano

Rio de Janeiro – RJ

2018

Sumário

  1. Atividade estruturada -  Planilha de acompanhamento
  2. Anexo Artigo 1
  3. Resenha Artigo 1
  4. Anexo Artigo 2
  5. Resenha Artigo 2
  6. Discussão
  7. Conclusão

 

RECURSOS FISIOTERAPÊUTICOS MANUAIS UTILIZADOS PARA

DESOBSTRUÇÃO BRÔNQUICA EM PACIENTES COM PNEUMONIA

NOSOCOMIAL

Resenha:

No geral, artigo fornece um resumo da literatura bibliográfica que fortalece uma proposta interessante de um protocolo tratamento combinado para as necessidades individuais de cada paciente com pneumonia nosocomial com base em um hospital, incluindo o método proposto de reabilitação. Pneumonia nosocomial é uma infecção respiratória que ocorre durante a internação desde que não esteja presente no momento da internação hospitalar. Nesse contexto destaca se necessidade da intervenção fisioterapêutica, fazendo necessário uma revisão bibliográfica presente para obter informações mais concretas e direcionar um tratamento mais específico e eficaz para o paciente. Nesse contexto artigo tem o objetivo identificar os principais recursos fisioterapêuticos manuais que podem ser utilizados para desobstrução brônquica em pacientes com pneumonia nosocomial utilizando técnicas de manobras manuais fisioterapêuticos, definindo um protocolo específico para cada paciente.

3

 Eficácia da vibrocompressão como manobra de higiene brônquica em pacientes com pneumonia: Revisão bibliográfica

Resenha:

Conforme artigo, as manobras de vibrocompressão mostrou parecer eficaz e tem um bom resultado para mobilizações das secreções em pacientes com pneumonia, porém o mesmo, ainda diz, que se faz necessário uma melhor avaliação crítica do paciente para que possa ser aplicada o tratamento mais adequado para cada indivíduo. O Sistema respiratório tem por finalidade oferecer ao organismo a troca de gases com ar atmosférico, assegurando no sangue uma concentração de oxigênio, necessária para as reações metabólicas e em contrapartida serve para eliminação de gás carbônico. Nesse contexto a pneumonia é uma condição inflamatória do parênquima pulmonar que afeta todas as faixas etárias, que pode ocorrer por uma grande variedade de agentes patogênicos, como bactérias fungos, vírus e protozoários. Por fim o artigo fala da técnica de vibrocompressão ou vibrações que é uma técnica de higiene brônquica com objetivo de mobilizar secreções, com movimentos oscilatórios combinados a uma compressão aplicados no tórax do paciente usadas por fisioterapeutas para remover secreção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (81.2 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com