TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DA AÇÃO DE PH

Por:   •  15/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.050 Palavras (5 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

                                    CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA

Mariana Furtado Marques Novais

Carla Cardoso Platilha

Vivian Sussuarana Queiroz Melo

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DA AÇÃO DE PH

BELÉM

2015

Mariana Furtado Marques Novais

Carla Cardoso Platilha

Vivian Sussuarana Queiroz Melo

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DA AÇÃO DE PH 

Trabalho apresentando à disciplina de Bioquímica, ministrada pela docente Danielle Feio no curso de graduação em Fisioterapia, na Universidade do Estado do Pará.

BELÉM

2015

  1. INTRODUÇÃO

O pH é o potencial hidrogeniônico, ou seja, é uma forma de medir o número de hidrogênios em uma solução, determinando se essa é ácida ou básica. Essa medida é importante para a área bioquímica, pois inúmeras reações e mecanismos só ocorrem em pHs específicos, por exemplo, a variação do pH no sangue reduz o sistema imunológica possibilitando a proliferação de agentes infecciosos.

A solução tampão é uma solução na qual, se adicionado ácido ou base, o pH dela varia pouco. O tamponamento feito por essa solução é importante, uma vez que ele é utilizado para regular o pH no plasma sanguíneo, por exemplo, garantindo assim o bom funcionamento do sistema circulatório e do organismo como um todo.

  1. Alcalose metabólica

Uma das principais causas é a retenção de HCO3- e ingestão de bases, podendo gerar diminuição da frequência e da profundidade da respiração e excreção de sais ácidos, aumento da produção de amônia e desvio de cloretos para os eritrócitos.

  1. Alcalose respiratória

Ocorre por hiperventilação, em virtude de histeria ou tensão, overdose de algumas drogas e febre. Isso pode acarretar também na excreção de sais ácidos, aumento da produção de amônia e desvio de cloretos para os eritrócitos.

  1. Acidose metabólica

Pode ser em virtude do aumento da produção de ácidos orgânicos ou perda de bicarbonato do corpo. Excesso na produção de ácidos ocorre em diabetes, hipoxemia e no metabolismo de xenobióticos que produzem ácidos, gerando aumento da frequência e da profundidade da respiração e, também, excreção de sais ácidos, aumento da produção de amônia e desvio de cloretos para os eritrócitos.

  1. Acidose respiratória

Ocorre quando há retenção de CO2, o anidrido de H2CO3, e é causada por condições que restringem a exalação de CO² nos pulmões. Isso causa retenção de bicarbonato, excreção de sais ácidos, aumento da produção de amônia e desvio de cloretos para os eritrócitos também.

  1. MATERIAL E MÉTODOS

Durante as aulas práticas de Bioquímica, foram realizados experimentos a fim de observar o pH das substâncias e suas variações devido agentes externos ou adição de outras substâncias, para isso foram utilizados recursos, como: Phmetro, solução tampão, água destilada, pipeta de Pasteur, bastão de vidro e béquer.  

Para a realização dos experimentos foi utilizada a substância tampão, para regular o phmetro, os béqueres, onde as substancias escolhidas foram depositadas e o phmetro para medir o ph de cada uma. Ademais, a água destilada foi utilizada para limpar o phmetro entre os experimentos, sendo derramada sobre o eletrodo e parte da haste do equipamento com o auxílio de uma pipeta. Cada substância foi depositada em um béquer onde foi introduzido o pHmetro por cerca de 20 segundos, até estabilizar o resultado obtido no visor.

Também foram utilizados, na segunda parte da experiência, a titulação com o auxílio de uma pipeta para adição de Ácido Acético puro ao NaOh, até que mudasse o seu ph (demonstrando não ser uma solução tampão).  

  1. RESULTADOS

3.1. Primeira Experiência

Substância

pH

Iodeto de Potássio (KI)

6,35

Cloreto de Cálcio (CaCl2)

7,35

Ácido Pícrico

(C6H3N3O7)

1,38

3.2. Segunda Experiência

Substância

pH real

pH obtido

Solução Tampão 1

9

9,2

Solução Tampão 2

7

6,9

Solução Tampão 3 (com fungos)

4

5,2

Substância

pH

NaOH (0,1 mol/L)

12,25

Ác. Acético (puro)

1,25

Ác. Acético (0,1 mol/L)

2,75

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (147.8 Kb)   docx (33.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com