TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I DE FISIOTERAPIA

Por:   •  26/2/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.436 Palavras (6 Páginas)  •  2.391 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE TECNOLOGIA DO MARANHÃO – FACEMA

CURSO BACHARELADO EM FISIOTERAPIA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I DE FISIOTERAPIA

           

CAXIAS – MA 2018.2[pic 2][pic 3]


                                 

RELATÓRIO        DE        ESTÁGIO        CURRICULAR        SUPERVISIONADO        I        DE FISIOTERAPIA

Relatório final de estágio supervisionado apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA, como requisito parcial à obtenção de nota da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado I.

CAXIAS – MA 2018.2[pic 4][pic 5]


SUMÁRIO

  1. ESTÁGIO EM NEUROLOGIA        4
  1. INTRODUÇÃO E OBJETIVOS        5
  2. DESENVOLVIMENTO        7
  3. CONCLUSÃO        8
  4. REFERÊNCIAS        12


IDENTIFICAÇÃO DA ATIVIDADE

NOME DO ESTÁGIO: Neurologia

LOCAL: APAE/ Clínica Escola

GRUPO: Turma 2 (vespertino)

COORDENADOR DE FISIOTERAPIA:

PROFESSOR DO ESTÁGIO: 

PRECEPTOR:

ACADÊMICO:                  Matrícula:


3 ESTÁGIO EM NEUROLOGIA

1.1 INTRODUÇÃO E OBJETIVOS

    O estágio do curso de fisioterapia foi realizado na APAE (associação de pais e amigos excepcionais) situada na Avenida Rio de janeiro 662, localizada no bairro seriema, de princípio iniciou o estágio de neurologia nos períodos dos dias 13/08/2018 a 22/08/2018,de segunda a quinta, no turno da tarde, nos horário das 13:00 ás 18:00 horas, com a divisão do grupo de estágio sendo intercalados os dias, hora das 13:00 ás 15:00 e hora das 15:00 ás 18:00, com o atendimento supervisionado pelo preceptor Renan Mauricio.

A APAE é uma organização social, cujo o objetivo principal é promover a atenção integral a pessoa com deficiência intelectual e múltipla, uma mobilização que presta serviços de educação, saúde e assistência social com o propósito de abranger suas necessidades e assegurar qualidade de vida. Desde 1954 as organizações reuniu resultados expressivos como destacam-se a incorporação do Teste do Pezinho na rede pública de saúde; a prática de esportes e a inserção das linguagens artísticas como instrumentos pedagógicos na formação das pessoas com deficiência, assim como a estimulação precoce como fundamental para o seu desenvolvimento.

O espaço que tivemos acesso do centro de reabilitação da APAE é confortável com várias salas, tais como recepção, sala da fonoaudiologia, terapia ocupacional, traumato ortopedia na mesma área da neurologia, onde a mesma região significante para os atendimentos. O Local de atendimento não é muito climatizado pois o mesmo encontra-se com alguns ar condicionados com defeitos, possui aparelhos de recursos de cinesioterapia com interfaces das atividades com os objetivos de promoção, prevenção e tratamento de disfunções do corpo humano, além dos recursos de eletroterapia, menos modernos porém com a mesma eficácia. Possui um quadro de profissionais nas áreas de fonoaudiologia, terapia ocupacional e fisioterapia, enfermeiros, assistente social e contém também acompanhamento médico aos pacientes durante um dia da semana.


O estágio teve continuidade na clínica de saúde da FACEMA, situada no residencial Eugênio Coutinho, localizada no bairro Teso Duro, que iniciou-se no período do dia 23/08/2018 e o término no dia 04/08/2018 no turno vespertino, do horário das 13:00 ás 18:00 horas, com a carga horária com duração de 80 horas, de segunda a quinta-feira, com a supervisão do preceptor Renan Mauricio.

A clínica tem uma estrutura moderna e acolhedora, confortável que proporciona aos pacientes um ambiente de maior conforto e qualidade para atender principalmente os processos de recuperação física, a mesma dispõe de atendimentos em várias áreas da saúde desde a pediatria a geriatria. Um amplo espaço climatizado contendo salas de avaliação e de tratamento totalmente adequado, com vários aparelhos e objetos para abranger as necessidades de, promoção, prevenção, recuperação e reabilitação do paciente.

Atualmente o quadro de servidores da clínica, e composta por supervisora administrativa, fisioterapeutas, nutricionistas, secretarias, seguranças, auxiliares da limpeza, auxiliar do esporte, atendendo os pacientes procurando o bem estar e a recuperação destes, abrangendo a área. A clínica possui ao todo 34 salas entre salas de aula, piscina terapêutica, ginásio de fisioterapia, sala de avaliação de nutrição, enfermagem, fisioterapia, sala de vacina, obstetrícia e cirurgia, procedimentos e preparo, sala de simulação de UTI e de centro cirúrgico, entres outras dependências. O agendamento desta é realizada conforme a demanda espontânea.

Os pacientes atendidos nas instituições foram os com patologias como paralisia cerebral, síndrome de down, acidente vascular encefálico, microcefalia e mielomenigocele, tetraplegia, esclerose múltipla. Não realizamos nenhuma avaliação somente atendimentos fisioterapêuticos examinar em alguns atendimento alteração quanto a biomecânica que possa influenciar no segmento corporal de queixa a partir da mesma determina o protocolo de atendimento do paciente, realizando o tratamento.

Os objetivos do estágio:

 Compreender a fisiopatologia das principais lesões do sistema neurológico, diferenciando-as;

 Identificar o quadro clínico das principais lesões do sistema neurológico, diferenciando-as;

  Conhecer o tratamento clínico das principais lesões do sistema neurofuncional;

 Avaliar as principais disfunções relacionadas às lesões do sistema neurológico estabelecendo o diagnóstico cinético-funcional;

  1. DESENVOLVIMENTO:

No estágio supervisionado da APAE (Associação de Pais e Amigos Excepcionais) os atendimentos foram realizados em alguns momentos individuais, em outros momentos em dupla, dependendo da quantidade de pacientes no dia. No estágio supervisionado Neurologia de na Clínica Escola de saúde – FACEMA os alunos do grupo 2 composto por 12 alunos foram divididos em trios para a realização dos atendimento dos pacientes neurológicos, Sendo assim proporcionou-se ao grupo conhecer e vivenciar o espaço, e a reabilitação do pacientes neurológicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (224.3 Kb)   docx (104.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com