TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica Baseada no Filme “O Mentiroso” com Jim Carey

Por:   •  10/9/2015  •  Dissertação  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  1.893 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha critica baseada no filme “O Mentiroso” com Jim Carey

O filme proposto pela professora Karla Baraúna, por objetiva fazer uma analise comparativa entre o profissional que atua no filme e o código de ética do fisioterapeuta. O profissional do filme em questão trata-se de um advogado conceituado e bem sucedido em sua profissão, mas para que ele obtenha todo esse sucesso, ele se dispõe a usar métodos que não condizem com sua ética profissional, burlando assim normas e a postura do profissional em questão.

A história possui várias situações em que o profissional usa de sua capacidade e artimanhas para conseguir seus objetivos, onde nesse processo o cliente não se importa com os meios utilizados para conseguir o resultado esperado, ferindo assim vários princípios morais e éticos, tanto do profissional quanto do cliente, visto que no filme o advogado se sente o melhor dos melhores e nada o impede de conseguir o que quer. Mas sua vida profissional perfeita teve uma reviravolta impressionante a partir de um simples desejo que seu filho fizera no seu aniversário, de que o pai não conseguisse mentir por um único dia, pois estava cansado de se decepcionar com o pai que vivia contando mentiras para conseguir resolver problemas em sua família e no trabalho, assim tudo o que ele ignorava e passava por cima em nome de seus escrúpulos, teve que ser prioridade naquele dia, ou seja, ele não podia mentir.

Comparando com o código de ética do fisioterapeuta, alguns artigos podem se usados para fazer uma breve comparação com esse profissional que não segui e obedece a ética e a moral das responsabilidades fundamentais de um profissional. No capitulo I

Art. 2 O fisioterapeuta e terapeuta ocupacional zelam pela provisão e manutenção e adequada assistência ao cliente.

  • Neste artigo podemos fazer uma comparação de como o advogado deveria agir, provendo um atendimento de qualidade, cuidado do cliente desde do momento de sua contratação, onde nesse caso o advogado usava de métodos nada éticos e profissionais pra instruir sua cliente.

Art. 4 O fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional avaliam sua competência e somente aceitam atribuição ou assumem encargos, quando capazes de desempenho seguro do cliente.

  • Neste artigo podemos dizer que o advogado se achava totalmente qualificado e capaz de atender a cliente que buscava seus serviços advocatícios, não se importando com os meios usados para conseguir o resultado desejado.

No capitulo II, podemos fazer mais algumas comparações como o art. 7, dos deveres do fisioterapeuta, onde no inciso.

I – Onde exercer sua atividade com zelo, probidade e decoro e obedecer aos preceitos da ética profissional, da moral, do civismo e das leis em vigor, preservando a honra, o prestigio e as tradições profissionais.

Neste inciso observa-se que podemos fazer uma comparação com o advogado que tem a obrigação  de zelar e observar as leis que regem sua profissão, tendo a decência, a moral, a ética, tendo o cuidado e o bem estar do seu cliente, preservando sempre o prestigio e a honra de sua profissão.

II – Respeitar a vida humana desde a concepção até a morte, jamais cooperando em ato em que voluntariamente se atente contra ela, ou que coloque em risco a integridade física ou psíquica do ser humano.

  • Neste inciso podemos comparar que o advogado tem por dever respeitar a vida humana, nunca colocando ela em risco, nunca cooperar com atos que podem atentar contra a mesma, sempre mantendo a integridade de seu cliente intacta.

Fazendo essas comparações nota-se que o profissional em questão se valia de todos os métodos antiprofissionais para obter êxito em suas causas, ferindo assim o código de ética que ele deveria obedecer e seguir em sua profissão, mas que no desenrolar do filme e como foi dito no começo por um simples desejo inesperado do filho, se viu impelido e obrigado a não mentir por um dia, onde foi o bastante para que sua vida vira-se de cabeça para baixo, vendo todas as suas artimanhas e artifícios irem abaixo por dizer a verdade, passando por várias situações constrangedoras e inesperadas, complicando seu desempenho profissional e seu relacionamento com sua cliente durante o filme.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com